Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional dos professores de Matemática participantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Brumado, polo Boquira. É um recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, entrevista grupal e a entrevista individual semiestruturada, realizada com os discentes participantes do referido curso. A investigação foi embasada nos referenciais que abordam o desenvolvimento profissional docente, bem como pesquisas sobre o Parfor. Nesse intento, tomamos autores como Day (1999;2011), Garcia (1999), Formosinho (2002), Rocha e Fiorentini (2009), Imbernón (2011), entre outros. Os resultados apontam que os discentes do Parfor reconhecem a importância desse programa para o seu desenvolvimento profissional, porém questionam as condições de oferecimento desse curso, no tocante as dificuldades de conciliar estudo e trabalho e as condições de infraestrutura de oferecimento do curso. |
id |
UFPA-6_11903ef05ea8d1960105d0e846417d6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/151 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativoDesenvolvimento profissionalFormação DocenteParforEnsino da MatemáticaEste artigo tem como objetivo compreender aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional dos professores de Matemática participantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Brumado, polo Boquira. É um recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, entrevista grupal e a entrevista individual semiestruturada, realizada com os discentes participantes do referido curso. A investigação foi embasada nos referenciais que abordam o desenvolvimento profissional docente, bem como pesquisas sobre o Parfor. Nesse intento, tomamos autores como Day (1999;2011), Garcia (1999), Formosinho (2002), Rocha e Fiorentini (2009), Imbernón (2011), entre outros. Os resultados apontam que os discentes do Parfor reconhecem a importância desse programa para o seu desenvolvimento profissional, porém questionam as condições de oferecimento desse curso, no tocante as dificuldades de conciliar estudo e trabalho e as condições de infraestrutura de oferecimento do curso.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15110.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p29-46.id202REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 29-462675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151/150Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Trindade, Gésus deFerreira Silva, Maria Deusa2022-11-17T22:44:03Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/151Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:03Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo |
title |
Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo Almeida Trindade, Gésus de Desenvolvimento profissional Formação Docente Parfor Ensino da Matemática |
title_short |
Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo |
title_full |
Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo |
title_sort |
Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo |
author |
Almeida Trindade, Gésus de |
author_facet |
Almeida Trindade, Gésus de Ferreira Silva, Maria Deusa |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Silva, Maria Deusa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida Trindade, Gésus de Ferreira Silva, Maria Deusa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Formação Docente Parfor Ensino da Matemática |
topic |
Desenvolvimento profissional Formação Docente Parfor Ensino da Matemática |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional dos professores de Matemática participantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Brumado, polo Boquira. É um recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, entrevista grupal e a entrevista individual semiestruturada, realizada com os discentes participantes do referido curso. A investigação foi embasada nos referenciais que abordam o desenvolvimento profissional docente, bem como pesquisas sobre o Parfor. Nesse intento, tomamos autores como Day (1999;2011), Garcia (1999), Formosinho (2002), Rocha e Fiorentini (2009), Imbernón (2011), entre outros. Os resultados apontam que os discentes do Parfor reconhecem a importância desse programa para o seu desenvolvimento profissional, porém questionam as condições de oferecimento desse curso, no tocante as dificuldades de conciliar estudo e trabalho e as condições de infraestrutura de oferecimento do curso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p29-46.id202 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p29-46.id202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151/150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 29-46 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003159502848 |