Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Trindade, Gésus de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira Silva, Maria Deusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional dos professores de Matemática participantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Brumado, polo Boquira.  É um recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, entrevista grupal e a entrevista individual semiestruturada, realizada com os discentes participantes do referido curso. A investigação foi embasada nos referenciais que abordam o desenvolvimento profissional docente, bem como pesquisas sobre o Parfor. Nesse intento, tomamos autores como Day (1999;2011), Garcia (1999), Formosinho (2002), Rocha e Fiorentini (2009), Imbernón (2011), entre outros. Os resultados apontam que os discentes do Parfor reconhecem a importância desse programa para o seu desenvolvimento profissional, porém questionam as condições de oferecimento desse curso, no tocante as dificuldades de conciliar estudo e trabalho e as condições de infraestrutura de oferecimento do curso.
id UFPA-6_11903ef05ea8d1960105d0e846417d6e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/151
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativoDesenvolvimento profissionalFormação DocenteParforEnsino da MatemáticaEste artigo tem como objetivo compreender aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional dos professores de Matemática participantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Brumado, polo Boquira.  É um recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, entrevista grupal e a entrevista individual semiestruturada, realizada com os discentes participantes do referido curso. A investigação foi embasada nos referenciais que abordam o desenvolvimento profissional docente, bem como pesquisas sobre o Parfor. Nesse intento, tomamos autores como Day (1999;2011), Garcia (1999), Formosinho (2002), Rocha e Fiorentini (2009), Imbernón (2011), entre outros. Os resultados apontam que os discentes do Parfor reconhecem a importância desse programa para o seu desenvolvimento profissional, porém questionam as condições de oferecimento desse curso, no tocante as dificuldades de conciliar estudo e trabalho e as condições de infraestrutura de oferecimento do curso.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15110.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p29-46.id202REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 29-462675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151/150Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Trindade, Gésus deFerreira Silva, Maria Deusa2022-11-17T22:44:03Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/151Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:03Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo
title Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo
spellingShingle Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo
Almeida Trindade, Gésus de
Desenvolvimento profissional
Formação Docente
Parfor
Ensino da Matemática
title_short Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo
title_full Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo
title_fullStr Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo
title_sort Desenvolvimento profissional docente do curso de matemática do parfor à luz do processo formativo
author Almeida Trindade, Gésus de
author_facet Almeida Trindade, Gésus de
Ferreira Silva, Maria Deusa
author_role author
author2 Ferreira Silva, Maria Deusa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Trindade, Gésus de
Ferreira Silva, Maria Deusa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Formação Docente
Parfor
Ensino da Matemática
topic Desenvolvimento profissional
Formação Docente
Parfor
Ensino da Matemática
description Este artigo tem como objetivo compreender aspectos relacionados ao desenvolvimento profissional dos professores de Matemática participantes do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Brumado, polo Boquira.  É um recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, entrevista grupal e a entrevista individual semiestruturada, realizada com os discentes participantes do referido curso. A investigação foi embasada nos referenciais que abordam o desenvolvimento profissional docente, bem como pesquisas sobre o Parfor. Nesse intento, tomamos autores como Day (1999;2011), Garcia (1999), Formosinho (2002), Rocha e Fiorentini (2009), Imbernón (2011), entre outros. Os resultados apontam que os discentes do Parfor reconhecem a importância desse programa para o seu desenvolvimento profissional, porém questionam as condições de oferecimento desse curso, no tocante as dificuldades de conciliar estudo e trabalho e as condições de infraestrutura de oferecimento do curso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p29-46.id202
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p29-46.id202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151/150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 29-46
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003159502848