Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Figueiredo, Raimundo Otoni
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre a interconexão dos contextos epistemológico e pedagógico, como resultado de análises no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como parte das pesquisas realizadas para o meu doutoramento em Educação Matemática pelo IEMCI/UFPA, que  se volta para a iniciação à  docência em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O objetivo é discutir sobre a intercontextualidade epistemológico-pedagógica na iniciação à docência em Matemática, por meio das práticas educativas dinamizadas pelo PIBID/IFPA/Matemática. A metodologia, baseada em princípios epistemológicos e pedagógicos, se fundamenta em um quadro teórico constituído, pelas contribuições formuladas por io e Crema (1993) e Zabala  (1998).  Os  resultados,  obtidos  por  apontam as  contribuições  da  dinamização  de  práticas educativas  na iniciação  à docência  em Matemática,  na  interface  dos  contextos  epistemológico  e pedagógico.
id UFPA-6_2caa68b10818f77041ef4130194f4330
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/255
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Intercontextualidade na Iniciação à Docência em MatemáticaIntercontextualidadePrática EducativaMatemáticaIniciação à DocênciaEste artigo apresenta uma discussão sobre a interconexão dos contextos epistemológico e pedagógico, como resultado de análises no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como parte das pesquisas realizadas para o meu doutoramento em Educação Matemática pelo IEMCI/UFPA, que  se volta para a iniciação à  docência em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O objetivo é discutir sobre a intercontextualidade epistemológico-pedagógica na iniciação à docência em Matemática, por meio das práticas educativas dinamizadas pelo PIBID/IFPA/Matemática. A metodologia, baseada em princípios epistemológicos e pedagógicos, se fundamenta em um quadro teórico constituído, pelas contribuições formuladas por io e Crema (1993) e Zabala  (1998).  Os  resultados,  obtidos  por  apontam as  contribuições  da  dinamização  de  práticas educativas  na iniciação  à docência  em Matemática,  na  interface  dos  contextos  epistemológico  e pedagógico.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255REMATEC; v. 12 n. 24 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255/256Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo Figueiredo, Raimundo Otoni2022-10-15T13:31:31Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/255Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:31:31Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática
title Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática
spellingShingle Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática
Melo Figueiredo, Raimundo Otoni
Intercontextualidade
Prática Educativa
Matemática
Iniciação à Docência
title_short Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática
title_full Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática
title_fullStr Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática
title_full_unstemmed Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática
title_sort Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática
author Melo Figueiredo, Raimundo Otoni
author_facet Melo Figueiredo, Raimundo Otoni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Figueiredo, Raimundo Otoni
dc.subject.por.fl_str_mv Intercontextualidade
Prática Educativa
Matemática
Iniciação à Docência
topic Intercontextualidade
Prática Educativa
Matemática
Iniciação à Docência
description Este artigo apresenta uma discussão sobre a interconexão dos contextos epistemológico e pedagógico, como resultado de análises no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como parte das pesquisas realizadas para o meu doutoramento em Educação Matemática pelo IEMCI/UFPA, que  se volta para a iniciação à  docência em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O objetivo é discutir sobre a intercontextualidade epistemológico-pedagógica na iniciação à docência em Matemática, por meio das práticas educativas dinamizadas pelo PIBID/IFPA/Matemática. A metodologia, baseada em princípios epistemológicos e pedagógicos, se fundamenta em um quadro teórico constituído, pelas contribuições formuladas por io e Crema (1993) e Zabala  (1998).  Os  resultados,  obtidos  por  apontam as  contribuições  da  dinamização  de  práticas educativas  na iniciação  à docência  em Matemática,  na  interface  dos  contextos  epistemológico  e pedagógico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255/256
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 24 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003576836096