Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão sobre a interconexão dos contextos epistemológico e pedagógico, como resultado de análises no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como parte das pesquisas realizadas para o meu doutoramento em Educação Matemática pelo IEMCI/UFPA, que se volta para a iniciação à docência em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O objetivo é discutir sobre a intercontextualidade epistemológico-pedagógica na iniciação à docência em Matemática, por meio das práticas educativas dinamizadas pelo PIBID/IFPA/Matemática. A metodologia, baseada em princípios epistemológicos e pedagógicos, se fundamenta em um quadro teórico constituído, pelas contribuições formuladas por io e Crema (1993) e Zabala (1998). Os resultados, obtidos por apontam as contribuições da dinamização de práticas educativas na iniciação à docência em Matemática, na interface dos contextos epistemológico e pedagógico. |
id |
UFPA-6_2caa68b10818f77041ef4130194f4330 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/255 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intercontextualidade na Iniciação à Docência em MatemáticaIntercontextualidadePrática EducativaMatemáticaIniciação à DocênciaEste artigo apresenta uma discussão sobre a interconexão dos contextos epistemológico e pedagógico, como resultado de análises no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como parte das pesquisas realizadas para o meu doutoramento em Educação Matemática pelo IEMCI/UFPA, que se volta para a iniciação à docência em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O objetivo é discutir sobre a intercontextualidade epistemológico-pedagógica na iniciação à docência em Matemática, por meio das práticas educativas dinamizadas pelo PIBID/IFPA/Matemática. A metodologia, baseada em princípios epistemológicos e pedagógicos, se fundamenta em um quadro teórico constituído, pelas contribuições formuladas por io e Crema (1993) e Zabala (1998). Os resultados, obtidos por apontam as contribuições da dinamização de práticas educativas na iniciação à docência em Matemática, na interface dos contextos epistemológico e pedagógico.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255REMATEC; v. 12 n. 24 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255/256Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo Figueiredo, Raimundo Otoni2022-10-15T13:31:31Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/255Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:31:31Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática |
title |
Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática |
spellingShingle |
Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática Melo Figueiredo, Raimundo Otoni Intercontextualidade Prática Educativa Matemática Iniciação à Docência |
title_short |
Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática |
title_full |
Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática |
title_fullStr |
Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática |
title_full_unstemmed |
Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática |
title_sort |
Intercontextualidade na Iniciação à Docência em Matemática |
author |
Melo Figueiredo, Raimundo Otoni |
author_facet |
Melo Figueiredo, Raimundo Otoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo Figueiredo, Raimundo Otoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intercontextualidade Prática Educativa Matemática Iniciação à Docência |
topic |
Intercontextualidade Prática Educativa Matemática Iniciação à Docência |
description |
Este artigo apresenta uma discussão sobre a interconexão dos contextos epistemológico e pedagógico, como resultado de análises no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como parte das pesquisas realizadas para o meu doutoramento em Educação Matemática pelo IEMCI/UFPA, que se volta para a iniciação à docência em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O objetivo é discutir sobre a intercontextualidade epistemológico-pedagógica na iniciação à docência em Matemática, por meio das práticas educativas dinamizadas pelo PIBID/IFPA/Matemática. A metodologia, baseada em princípios epistemológicos e pedagógicos, se fundamenta em um quadro teórico constituído, pelas contribuições formuladas por io e Crema (1993) e Zabala (1998). Os resultados, obtidos por apontam as contribuições da dinamização de práticas educativas na iniciação à docência em Matemática, na interface dos contextos epistemológico e pedagógico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/255/256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 12 n. 24 (2017) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003576836096 |