Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100259 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo analisamos como um professor de Química estabeleceu relações intercontextuais junto a estudantes do 3° ano do Ensino Médio enquanto discutia uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio. Para isto, apresentamos e analisamos interações discursivas professor-estudantes que ocorreram durante uma aula, apoiados no constructo intercontextualidade. A mobilização de diferentes níveis contextuais por parte do professor, considerando o discurso dos estudantes, aponta formas de como promover a contextualização na sala de aula a partir da interação. Além disso, discutimos como contextualizar o ensino assumiu significados distintos na prática do professor, o que ampliou as potencialidades do contexto instrucional inicialmente proposto na questão em discussão. Por fim, indicamos implicações da contextualização em interação para a prática pedagógica e contribuições deste estudo para a ampliação da literatura da área de Educação em Ciências. |
id |
UNESP-22_99ddb4ea09a6c17533d3938ef1438bee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132020000100259 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aulaEnsino de químicaIntercontextualidadeContextualização do conteúdoInteração discursivaResumo: Neste artigo analisamos como um professor de Química estabeleceu relações intercontextuais junto a estudantes do 3° ano do Ensino Médio enquanto discutia uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio. Para isto, apresentamos e analisamos interações discursivas professor-estudantes que ocorreram durante uma aula, apoiados no constructo intercontextualidade. A mobilização de diferentes níveis contextuais por parte do professor, considerando o discurso dos estudantes, aponta formas de como promover a contextualização na sala de aula a partir da interação. Além disso, discutimos como contextualizar o ensino assumiu significados distintos na prática do professor, o que ampliou as potencialidades do contexto instrucional inicialmente proposto na questão em discussão. Por fim, indicamos implicações da contextualização em interação para a prática pedagógica e contribuições deste estudo para a ampliação da literatura da área de Educação em Ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100259Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200062info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,LeandroSantos,MoniqueFranco,Luiz GustavoJusti,Rosáriapor2020-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100259Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:15.511071Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula |
title |
Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula |
spellingShingle |
Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula Oliveira,Leandro Ensino de química Intercontextualidade Contextualização do conteúdo Interação discursiva |
title_short |
Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula |
title_full |
Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula |
title_fullStr |
Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula |
title_sort |
Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula |
author |
Oliveira,Leandro |
author_facet |
Oliveira,Leandro Santos,Monique Franco,Luiz Gustavo Justi,Rosária |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Monique Franco,Luiz Gustavo Justi,Rosária |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Leandro Santos,Monique Franco,Luiz Gustavo Justi,Rosária |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Intercontextualidade Contextualização do conteúdo Interação discursiva |
topic |
Ensino de química Intercontextualidade Contextualização do conteúdo Interação discursiva |
description |
Resumo: Neste artigo analisamos como um professor de Química estabeleceu relações intercontextuais junto a estudantes do 3° ano do Ensino Médio enquanto discutia uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio. Para isto, apresentamos e analisamos interações discursivas professor-estudantes que ocorreram durante uma aula, apoiados no constructo intercontextualidade. A mobilização de diferentes níveis contextuais por parte do professor, considerando o discurso dos estudantes, aponta formas de como promover a contextualização na sala de aula a partir da interação. Além disso, discutimos como contextualizar o ensino assumiu significados distintos na prática do professor, o que ampliou as potencialidades do contexto instrucional inicialmente proposto na questão em discussão. Por fim, indicamos implicações da contextualização em interação para a prática pedagógica e contribuições deste estudo para a ampliação da literatura da área de Educação em Ciências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100259 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320200062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958933065728 |