Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918 |
Resumo: | O artigo traz parte da pesquisa de uma tese de doutorado em fase de conclusão, que tem por objetivo compreender as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver as atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios da Educação do Campo norteadores da formação dos professores que ensinam ou irão ensinar em escolas do campo. |
id |
UFCG_6c5f2b9143a543a3e0db66d3afa56d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35918 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do CampoDialogue, research and criticality in the training of mathematics teachers in a degree in Field Education.Professores de matemáticaFormação docente - MatemáticaFormação de professores de MatemáticaEducação Matemática CríticaEducação do CampoLicenciatura em Educação do CampoMath teachersTeacher training - MathematicsMathematics teacher trainingCritical Mathematics EducationCountryside EducationDegree in Rural EducationEducação.O artigo traz parte da pesquisa de uma tese de doutorado em fase de conclusão, que tem por objetivo compreender as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver as atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios da Educação do Campo norteadores da formação dos professores que ensinam ou irão ensinar em escolas do campo.The article, which is part of the research of a doctoral thesis in its final phase, aims to understand the relationships that are constituted between the mathematical contents and the political, social and cultural dimensions of the people who live in rural areas in the training of mathematics teachers in degree courses in field education. For this, the research is anchored on field education studies, the training of mathematics teachers in the degrees mentioned and on critical mathematics education, focusing on the concepts of dialogue, research and criticality, which are the analytical categories used to analyze the responses given in semistructured interviews carried out with three teacher trainers. The results obtained in this stage of the research reveal that the teachers investigated consider the dialogic, investigative and critical relations as principles to develop mathematical activities, which is in line with the principles of field education guiding the training of teachers who teach or will teach in rural schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-06-05T13:43:14Z2024-06-052024-06-05T13:43:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. In: VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T14:00:14Zoai:localhost:riufcg/35918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T14:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo Dialogue, research and criticality in the training of mathematics teachers in a degree in Field Education. |
title |
Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo |
spellingShingle |
Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo LIMA, Aldinete Silvino de. Professores de matemática Formação docente - Matemática Formação de professores de Matemática Educação Matemática Crítica Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Math teachers Teacher training - Mathematics Mathematics teacher training Critical Mathematics Education Countryside Education Degree in Rural Education Educação. |
title_short |
Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo |
title_full |
Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo |
title_fullStr |
Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo |
title_full_unstemmed |
Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo |
title_sort |
Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Iranete Maria da Silva. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de matemática Formação docente - Matemática Formação de professores de Matemática Educação Matemática Crítica Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Math teachers Teacher training - Mathematics Mathematics teacher training Critical Mathematics Education Countryside Education Degree in Rural Education Educação. |
topic |
Professores de matemática Formação docente - Matemática Formação de professores de Matemática Educação Matemática Crítica Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Math teachers Teacher training - Mathematics Mathematics teacher training Critical Mathematics Education Countryside Education Degree in Rural Education Educação. |
description |
O artigo traz parte da pesquisa de uma tese de doutorado em fase de conclusão, que tem por objetivo compreender as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver as atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios da Educação do Campo norteadores da formação dos professores que ensinam ou irão ensinar em escolas do campo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2024-06-05T13:43:14Z 2024-06-05 2024-06-05T13:43:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918 LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. In: VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. In: VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744623209283584 |