Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LIMA, Iranete Maria da Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918
Resumo: O artigo traz parte da pesquisa de uma tese de doutorado em fase de conclusão, que tem por objetivo compreender as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver as atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios da Educação do Campo norteadores da formação dos professores que ensinam ou irão ensinar em escolas do campo.
id UFCG_6c5f2b9143a543a3e0db66d3afa56d6b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35918
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do CampoDialogue, research and criticality in the training of mathematics teachers in a degree in Field Education.Professores de matemáticaFormação docente - MatemáticaFormação de professores de MatemáticaEducação Matemática CríticaEducação do CampoLicenciatura em Educação do CampoMath teachersTeacher training - MathematicsMathematics teacher trainingCritical Mathematics EducationCountryside EducationDegree in Rural EducationEducação.O artigo traz parte da pesquisa de uma tese de doutorado em fase de conclusão, que tem por objetivo compreender as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver as atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios da Educação do Campo norteadores da formação dos professores que ensinam ou irão ensinar em escolas do campo.The article, which is part of the research of a doctoral thesis in its final phase, aims to understand the relationships that are constituted between the mathematical contents and the political, social and cultural dimensions of the people who live in rural areas in the training of mathematics teachers in degree courses in field education. For this, the research is anchored on field education studies, the training of mathematics teachers in the degrees mentioned and on critical mathematics education, focusing on the concepts of dialogue, research and criticality, which are the analytical categories used to analyze the responses given in semistructured interviews carried out with three teacher trainers. The results obtained in this stage of the research reveal that the teachers investigated consider the dialogic, investigative and critical relations as principles to develop mathematical activities, which is in line with the principles of field education guiding the training of teachers who teach or will teach in rural schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-06-05T13:43:14Z2024-06-052024-06-05T13:43:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. In: VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-05T14:00:14Zoai:localhost:riufcg/35918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-05T14:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo
Dialogue, research and criticality in the training of mathematics teachers in a degree in Field Education.
title Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo
spellingShingle Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo
LIMA, Aldinete Silvino de.
Professores de matemática
Formação docente - Matemática
Formação de professores de Matemática
Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Math teachers
Teacher training - Mathematics
Mathematics teacher training
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Degree in Rural Education
Educação.
title_short Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo
title_full Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo
title_fullStr Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo
title_full_unstemmed Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo
title_sort Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
author_role author
author2 LIMA, Iranete Maria da Silva.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de matemática
Formação docente - Matemática
Formação de professores de Matemática
Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Math teachers
Teacher training - Mathematics
Mathematics teacher training
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Degree in Rural Education
Educação.
topic Professores de matemática
Formação docente - Matemática
Formação de professores de Matemática
Educação Matemática Crítica
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Math teachers
Teacher training - Mathematics
Mathematics teacher training
Critical Mathematics Education
Countryside Education
Degree in Rural Education
Educação.
description O artigo traz parte da pesquisa de uma tese de doutorado em fase de conclusão, que tem por objetivo compreender as relações que se constituem entre os conteúdos matemáticos e as dimensões política, social e cultural do campesinato na formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, a pesquisa ancora-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a formação de professores de Matemática nas referidas licenciaturas e na Educação Matemática Crítica, particularizando os conceitos de diálogo, investigação e criticidade que se constituem nas categorias analíticas utilizadas para analisar as respostas dadas por três professores formadores nas entrevistas semiestruturadas que foram realizadas. Os resultados obtidos nesta etapa da pesquisa revelam que os professores investigados consideram as relações dialógicas, investigativas e críticas como princípios para desenvolver as atividades matemáticas, o que coaduna com os princípios da Educação do Campo norteadores da formação dos professores que ensinam ou irão ensinar em escolas do campo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-06-05T13:43:14Z
2024-06-05
2024-06-05T13:43:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. In: VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Diálogo, investigação e criticidade na formação de professores de matemática em uma licenciatura em Educação do Campo. In: VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2018, Foz do Iguaçu - Paraná. Anais [...]. Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623209283584