A Metáfora em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
DOI: | 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p46-59.id509 |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/5 |
Resumo: | Este artigo está configurado como um ensaio sobre a constituição dos sentidos e significados das linguagens simbólicas ou metafóricas estabelecidas na composição dos discursos matemáticos por meio de analogias. O principal objetivo é discutir o tema para evidenciar pontos de conexões entre campos de conhecimento como a filosofia, epistemologia, lógica, história, psicologia, acerca dos processos de manipulação de símbolos de acordo com regras sintáticas para a elaboração de expressões propositivas sobre ideias concebidas como matemáticas. A esse respeito, considera-se que a semântica formalizada é tudo menos uma explicação dos significados, pois eles intervêm no discurso comum. Portanto, esta é uma discussão potencial concernente à apresentação de conceitos matemáticos para o ensino superior, que exigem uma linguagem rigorosamente formal, que encontra um muro de incompreensão e resistência nas tentativas de superação das dificuldades de ensino e aprendizagem matemática. |
id |
UFPA-6_3930f1fd7be179f66c3f5909f3a937c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/5 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
spelling |
A Metáfora em MatemáticaMatemáticaMetáforaAnalogiaLógicaEnsinoEste artigo está configurado como um ensaio sobre a constituição dos sentidos e significados das linguagens simbólicas ou metafóricas estabelecidas na composição dos discursos matemáticos por meio de analogias. O principal objetivo é discutir o tema para evidenciar pontos de conexões entre campos de conhecimento como a filosofia, epistemologia, lógica, história, psicologia, acerca dos processos de manipulação de símbolos de acordo com regras sintáticas para a elaboração de expressões propositivas sobre ideias concebidas como matemáticas. A esse respeito, considera-se que a semântica formalizada é tudo menos uma explicação dos significados, pois eles intervêm no discurso comum. Portanto, esta é uma discussão potencial concernente à apresentação de conceitos matemáticos para o ensino superior, que exigem uma linguagem rigorosamente formal, que encontra um muro de incompreensão e resistência nas tentativas de superação das dificuldades de ensino e aprendizagem matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p46-59.id509REMATEC; v. 17 n. 40 (2022); 46-592675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/5/5Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLolli, Gabriele2022-11-17T19:50:56Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/5Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T19:50:56Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Metáfora em Matemática |
title |
A Metáfora em Matemática |
spellingShingle |
A Metáfora em Matemática A Metáfora em Matemática Lolli, Gabriele Matemática Metáfora Analogia Lógica Ensino Lolli, Gabriele Matemática Metáfora Analogia Lógica Ensino |
title_short |
A Metáfora em Matemática |
title_full |
A Metáfora em Matemática |
title_fullStr |
A Metáfora em Matemática A Metáfora em Matemática |
title_full_unstemmed |
A Metáfora em Matemática A Metáfora em Matemática |
title_sort |
A Metáfora em Matemática |
author |
Lolli, Gabriele |
author_facet |
Lolli, Gabriele Lolli, Gabriele |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lolli, Gabriele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Metáfora Analogia Lógica Ensino |
topic |
Matemática Metáfora Analogia Lógica Ensino |
description |
Este artigo está configurado como um ensaio sobre a constituição dos sentidos e significados das linguagens simbólicas ou metafóricas estabelecidas na composição dos discursos matemáticos por meio de analogias. O principal objetivo é discutir o tema para evidenciar pontos de conexões entre campos de conhecimento como a filosofia, epistemologia, lógica, história, psicologia, acerca dos processos de manipulação de símbolos de acordo com regras sintáticas para a elaboração de expressões propositivas sobre ideias concebidas como matemáticas. A esse respeito, considera-se que a semântica formalizada é tudo menos uma explicação dos significados, pois eles intervêm no discurso comum. Portanto, esta é uma discussão potencial concernente à apresentação de conceitos matemáticos para o ensino superior, que exigem uma linguagem rigorosamente formal, que encontra um muro de incompreensão e resistência nas tentativas de superação das dificuldades de ensino e aprendizagem matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/5 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p46-59.id509 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/5 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p46-59.id509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/5/5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 17 n. 40 (2022); 46-59 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1822179651434315776 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p46-59.id509 |