Remando contra a maré: Programa Escola da Terra, Radicalidade Pedagógica e Emancipação
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/551 |
Resumo: | O artigo pauta a formação permanente de professoras/es efetivada pelo Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas com docentes que atuam nas escolas rurais multisseriadas, destacando questões históricas, legais e intencionalidade na maneira como se concretiza o Ensino de Ciências e Matemáticas mediatizado pelos saberes tradicionais dos povos do campo. O Objetivo analisar o trabalho desenvolvido pelo Programa Escola da Terra, implementado no município de Bujaru/Pará, tendo em vista sua radicalidade pedagógica e emancipação em relação ao ensino de Ciências e as Matemáticas. O Método envolveu a investigação bibliográfica, documental e de campo, no ano de 2020/2021. O Lócus de investigação foi o município de Bujaru, no Nordeste Paraense e o estudo se orientou com as contribuições do Materialismo Histórico-dialético. Os Resultados obtidos indicam paradoxos, limites e conquistas referentes à formação de professoras/es da educação do campo, a forte tendencia que essas/es educadoras/es expressam em suas falas e práticas pedagógicas na orientação de um currículo embasado na pedagogia freireana, utilizando a dialética da práxis como força motriz que mobiliza o diálogo entre os saberes dos povos tradicionais e camponeses e o conhecimento científico, especialmente nas áreas de Ciências e Matemáticas. A Conclusão apontou para existência do diálogo entre os conhecimentos escolares e os saberes tradicionais que orientam uma formação contra-hegemônica, imprescindível para a superação das desigualdades sociais e da invisibilização desses povos. |
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Remando contra a maré: Programa Escola da Terra, Radicalidade Pedagógica e EmancipaçãoEducação do CampoFormação de Professoras/esEscolas MultisseriadasEnsino de Ciências e MatemáticaEducação FreireanaO artigo pauta a formação permanente de professoras/es efetivada pelo Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas com docentes que atuam nas escolas rurais multisseriadas, destacando questões históricas, legais e intencionalidade na maneira como se concretiza o Ensino de Ciências e Matemáticas mediatizado pelos saberes tradicionais dos povos do campo. O Objetivo analisar o trabalho desenvolvido pelo Programa Escola da Terra, implementado no município de Bujaru/Pará, tendo em vista sua radicalidade pedagógica e emancipação em relação ao ensino de Ciências e as Matemáticas. O Método envolveu a investigação bibliográfica, documental e de campo, no ano de 2020/2021. O Lócus de investigação foi o município de Bujaru, no Nordeste Paraense e o estudo se orientou com as contribuições do Materialismo Histórico-dialético. Os Resultados obtidos indicam paradoxos, limites e conquistas referentes à formação de professoras/es da educação do campo, a forte tendencia que essas/es educadoras/es expressam em suas falas e práticas pedagógicas na orientação de um currículo embasado na pedagogia freireana, utilizando a dialética da práxis como força motriz que mobiliza o diálogo entre os saberes dos povos tradicionais e camponeses e o conhecimento científico, especialmente nas áreas de Ciências e Matemáticas. A Conclusão apontou para existência do diálogo entre os conhecimentos escolares e os saberes tradicionais que orientam uma formação contra-hegemônica, imprescindível para a superação das desigualdades sociais e da invisibilização desses povos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/55110.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023013.id551REMATEC; v. 18 n. 45 (2023): Dossiê: Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura; e20230132675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/551/505Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, Zanete AlmeidaMendes, Iran AbreuHage, Salomão Antônio Mufarrej2023-09-23T18:23:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/551Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-09-23T18:23:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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