Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roldan Viana, Flávia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Chagas Barreto, Marcília, Limaverde Gomes , Adriana Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295
Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação concluída em 2013, tendo por objetivo discutir o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva bi/multicultural de numeramento visual a partir da observação de aulas matemáticas para alunos surdos do 5º ano de uma escola bilíngue de Fortaleza (CE). O estudo de caso, foi analisado por um viés de abordagem qualitativa, seguindo o paradigma interpretativo. O ensino de matemática para a pessoa surda precisa ser permeado por uma produção dialógica, sinalizada, que devem ser tomadas como sinônimo de capacidade de abstração e de conhecimento de mundo, carregado de significado e impregnado de reflexões matemáticas. Assim sendo, os educadores precisam estar atentos para que as estratégias educativas sejam adequadas e contextualizadas, assim como o uso dos recursos visuais e mnemônicos, garantindo no cotidiano da sala de aula, o exercício da participação dos alunos.
id UFPA-6_40524c09371b7e283cae0af47ba5c159
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/295
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multiculturalnumeramento visualEnsino de matemáticaSurdezO presente artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação concluída em 2013, tendo por objetivo discutir o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva bi/multicultural de numeramento visual a partir da observação de aulas matemáticas para alunos surdos do 5º ano de uma escola bilíngue de Fortaleza (CE). O estudo de caso, foi analisado por um viés de abordagem qualitativa, seguindo o paradigma interpretativo. O ensino de matemática para a pessoa surda precisa ser permeado por uma produção dialógica, sinalizada, que devem ser tomadas como sinônimo de capacidade de abstração e de conhecimento de mundo, carregado de significado e impregnado de reflexões matemáticas. Assim sendo, os educadores precisam estar atentos para que as estratégias educativas sejam adequadas e contextualizadas, assim como o uso dos recursos visuais e mnemônicos, garantindo no cotidiano da sala de aula, o exercício da participação dos alunos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295REMATEC; v. 10 n. 20 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295/297Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoldan Viana, FláviaChagas Barreto, MarcíliaLimaverde Gomes , Adriana Leite2022-10-15T13:36:34Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/295Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:36:34Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural
title Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural
spellingShingle Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural
Roldan Viana, Flávia
numeramento visual
Ensino de matemática
Surdez
title_short Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural
title_full Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural
title_fullStr Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural
title_full_unstemmed Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural
title_sort Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural
author Roldan Viana, Flávia
author_facet Roldan Viana, Flávia
Chagas Barreto, Marcília
Limaverde Gomes , Adriana Leite
author_role author
author2 Chagas Barreto, Marcília
Limaverde Gomes , Adriana Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roldan Viana, Flávia
Chagas Barreto, Marcília
Limaverde Gomes , Adriana Leite
dc.subject.por.fl_str_mv numeramento visual
Ensino de matemática
Surdez
topic numeramento visual
Ensino de matemática
Surdez
description O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação concluída em 2013, tendo por objetivo discutir o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva bi/multicultural de numeramento visual a partir da observação de aulas matemáticas para alunos surdos do 5º ano de uma escola bilíngue de Fortaleza (CE). O estudo de caso, foi analisado por um viés de abordagem qualitativa, seguindo o paradigma interpretativo. O ensino de matemática para a pessoa surda precisa ser permeado por uma produção dialógica, sinalizada, que devem ser tomadas como sinônimo de capacidade de abstração e de conhecimento de mundo, carregado de significado e impregnado de reflexões matemáticas. Assim sendo, os educadores precisam estar atentos para que as estratégias educativas sejam adequadas e contextualizadas, assim como o uso dos recursos visuais e mnemônicos, garantindo no cotidiano da sala de aula, o exercício da participação dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295/297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 10 n. 20 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003634507776