Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295 |
Resumo: | O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação concluída em 2013, tendo por objetivo discutir o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva bi/multicultural de numeramento visual a partir da observação de aulas matemáticas para alunos surdos do 5º ano de uma escola bilíngue de Fortaleza (CE). O estudo de caso, foi analisado por um viés de abordagem qualitativa, seguindo o paradigma interpretativo. O ensino de matemática para a pessoa surda precisa ser permeado por uma produção dialógica, sinalizada, que devem ser tomadas como sinônimo de capacidade de abstração e de conhecimento de mundo, carregado de significado e impregnado de reflexões matemáticas. Assim sendo, os educadores precisam estar atentos para que as estratégias educativas sejam adequadas e contextualizadas, assim como o uso dos recursos visuais e mnemônicos, garantindo no cotidiano da sala de aula, o exercício da participação dos alunos. |
id |
UFPA-6_40524c09371b7e283cae0af47ba5c159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/295 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multiculturalnumeramento visualEnsino de matemáticaSurdezO presente artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação concluída em 2013, tendo por objetivo discutir o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva bi/multicultural de numeramento visual a partir da observação de aulas matemáticas para alunos surdos do 5º ano de uma escola bilíngue de Fortaleza (CE). O estudo de caso, foi analisado por um viés de abordagem qualitativa, seguindo o paradigma interpretativo. O ensino de matemática para a pessoa surda precisa ser permeado por uma produção dialógica, sinalizada, que devem ser tomadas como sinônimo de capacidade de abstração e de conhecimento de mundo, carregado de significado e impregnado de reflexões matemáticas. Assim sendo, os educadores precisam estar atentos para que as estratégias educativas sejam adequadas e contextualizadas, assim como o uso dos recursos visuais e mnemônicos, garantindo no cotidiano da sala de aula, o exercício da participação dos alunos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295REMATEC; v. 10 n. 20 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295/297Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoldan Viana, FláviaChagas Barreto, MarcíliaLimaverde Gomes , Adriana Leite2022-10-15T13:36:34Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/295Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:36:34Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural |
title |
Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural |
spellingShingle |
Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural Roldan Viana, Flávia numeramento visual Ensino de matemática Surdez |
title_short |
Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural |
title_full |
Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural |
title_fullStr |
Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural |
title_full_unstemmed |
Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural |
title_sort |
Numeramento visual: o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva multicultural |
author |
Roldan Viana, Flávia |
author_facet |
Roldan Viana, Flávia Chagas Barreto, Marcília Limaverde Gomes , Adriana Leite |
author_role |
author |
author2 |
Chagas Barreto, Marcília Limaverde Gomes , Adriana Leite |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roldan Viana, Flávia Chagas Barreto, Marcília Limaverde Gomes , Adriana Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
numeramento visual Ensino de matemática Surdez |
topic |
numeramento visual Ensino de matemática Surdez |
description |
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação concluída em 2013, tendo por objetivo discutir o ensino de matemática para alunos surdos numa perspectiva bi/multicultural de numeramento visual a partir da observação de aulas matemáticas para alunos surdos do 5º ano de uma escola bilíngue de Fortaleza (CE). O estudo de caso, foi analisado por um viés de abordagem qualitativa, seguindo o paradigma interpretativo. O ensino de matemática para a pessoa surda precisa ser permeado por uma produção dialógica, sinalizada, que devem ser tomadas como sinônimo de capacidade de abstração e de conhecimento de mundo, carregado de significado e impregnado de reflexões matemáticas. Assim sendo, os educadores precisam estar atentos para que as estratégias educativas sejam adequadas e contextualizadas, assim como o uso dos recursos visuais e mnemônicos, garantindo no cotidiano da sala de aula, o exercício da participação dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/295/297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 10 n. 20 (2016) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003634507776 |