Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438 |
Resumo: | Nesse artigo nos dedicamos à formação de professores que ensinam Matemática, nos atentando a possíveis sentidos e significados que foram se revelando num estudo teórico-filosófico, no âmbito da Educação Matemática, numa perspectiva fenomenológica. Mais especificamente, damos atenção às palavras formação, ensinar e aprender, trazendo uma revisão bibliográfica, num exercício hermenêutico que busca compreensões. Primeiramente explicitamos nosso entendimento de “Ensino de Matemática” e de “Educação Matemática”. No percurso investigativo teórico, no diálogo com a literatura explicitamos compreensões, incialmente sobre formação de professores que ensinam matemática, na esteira destas nos dirigimos a expor um modo articulador de compreender as dimensões do aprender e do ensinar entrelaçados. Concluímos com a compreensão de aprender-ensinar como compromisso assumido consigo e com o outro; compromisso pautado no cuidado ao formar e formar-se, numa perspectiva crítica e reflexiva, tendo em vista a Matemática enquanto possibilidade formativa de pessoas. |
id |
UFPA-6_40cd3aa5386b34829020eb9983fb8da0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/438 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva FormativaEducação Matemáticaformação de professores que ensinam matemáticaforma/açãoaprender-ensinarNesse artigo nos dedicamos à formação de professores que ensinam Matemática, nos atentando a possíveis sentidos e significados que foram se revelando num estudo teórico-filosófico, no âmbito da Educação Matemática, numa perspectiva fenomenológica. Mais especificamente, damos atenção às palavras formação, ensinar e aprender, trazendo uma revisão bibliográfica, num exercício hermenêutico que busca compreensões. Primeiramente explicitamos nosso entendimento de “Ensino de Matemática” e de “Educação Matemática”. No percurso investigativo teórico, no diálogo com a literatura explicitamos compreensões, incialmente sobre formação de professores que ensinam matemática, na esteira destas nos dirigimos a expor um modo articulador de compreender as dimensões do aprender e do ensinar entrelaçados. Concluímos com a compreensão de aprender-ensinar como compromisso assumido consigo e com o outro; compromisso pautado no cuidado ao formar e formar-se, numa perspectiva crítica e reflexiva, tendo em vista a Matemática enquanto possibilidade formativa de pessoas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/43810.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p92-105.id438REMATEC; v. 17 n. 41 (2022); 92-1052675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438/437Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBicudo, Maria Aparecida ViggianiMocrosky, Luciane FerreiraOrlowski, Nelem2022-11-04T00:09:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/438Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-04T00:09:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa |
title |
Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa |
spellingShingle |
Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa Bicudo, Maria Aparecida Viggiani Educação Matemática formação de professores que ensinam matemática forma/ação aprender-ensinar |
title_short |
Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa |
title_full |
Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa |
title_fullStr |
Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa |
title_full_unstemmed |
Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa |
title_sort |
Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa |
author |
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani |
author_facet |
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani Mocrosky, Luciane Ferreira Orlowski, Nelem |
author_role |
author |
author2 |
Mocrosky, Luciane Ferreira Orlowski, Nelem |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani Mocrosky, Luciane Ferreira Orlowski, Nelem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática formação de professores que ensinam matemática forma/ação aprender-ensinar |
topic |
Educação Matemática formação de professores que ensinam matemática forma/ação aprender-ensinar |
description |
Nesse artigo nos dedicamos à formação de professores que ensinam Matemática, nos atentando a possíveis sentidos e significados que foram se revelando num estudo teórico-filosófico, no âmbito da Educação Matemática, numa perspectiva fenomenológica. Mais especificamente, damos atenção às palavras formação, ensinar e aprender, trazendo uma revisão bibliográfica, num exercício hermenêutico que busca compreensões. Primeiramente explicitamos nosso entendimento de “Ensino de Matemática” e de “Educação Matemática”. No percurso investigativo teórico, no diálogo com a literatura explicitamos compreensões, incialmente sobre formação de professores que ensinam matemática, na esteira destas nos dirigimos a expor um modo articulador de compreender as dimensões do aprender e do ensinar entrelaçados. Concluímos com a compreensão de aprender-ensinar como compromisso assumido consigo e com o outro; compromisso pautado no cuidado ao formar e formar-se, numa perspectiva crítica e reflexiva, tendo em vista a Matemática enquanto possibilidade formativa de pessoas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p92-105.id438 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p92-105.id438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438/437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 17 n. 41 (2022); 92-105 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004412551168 |