Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mocrosky, Luciane Ferreira, Orlowski, Nelem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438
Resumo: Nesse artigo nos dedicamos à formação de professores que ensinam Matemática, nos atentando a possíveis sentidos e significados que foram se revelando num estudo teórico-filosófico, no âmbito da Educação Matemática, numa perspectiva fenomenológica. Mais especificamente, damos atenção às palavras formação, ensinar e aprender, trazendo uma revisão bibliográfica, num exercício hermenêutico que busca compreensões. Primeiramente explicitamos nosso entendimento de “Ensino de Matemática” e de “Educação Matemática”. No percurso investigativo teórico, no diálogo com a literatura explicitamos compreensões, incialmente sobre formação de professores que ensinam matemática, na esteira destas nos dirigimos a expor um modo articulador de compreender as dimensões do aprender e do ensinar entrelaçados. Concluímos com a compreensão de aprender-ensinar como compromisso assumido consigo e com o outro; compromisso pautado no cuidado ao formar e formar-se, numa perspectiva crítica e reflexiva, tendo em vista a Matemática enquanto possibilidade formativa de pessoas.
id UFPA-6_40cd3aa5386b34829020eb9983fb8da0
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/438
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva FormativaEducação Matemáticaformação de professores que ensinam matemáticaforma/açãoaprender-ensinarNesse artigo nos dedicamos à formação de professores que ensinam Matemática, nos atentando a possíveis sentidos e significados que foram se revelando num estudo teórico-filosófico, no âmbito da Educação Matemática, numa perspectiva fenomenológica. Mais especificamente, damos atenção às palavras formação, ensinar e aprender, trazendo uma revisão bibliográfica, num exercício hermenêutico que busca compreensões. Primeiramente explicitamos nosso entendimento de “Ensino de Matemática” e de “Educação Matemática”. No percurso investigativo teórico, no diálogo com a literatura explicitamos compreensões, incialmente sobre formação de professores que ensinam matemática, na esteira destas nos dirigimos a expor um modo articulador de compreender as dimensões do aprender e do ensinar entrelaçados. Concluímos com a compreensão de aprender-ensinar como compromisso assumido consigo e com o outro; compromisso pautado no cuidado ao formar e formar-se, numa perspectiva crítica e reflexiva, tendo em vista a Matemática enquanto possibilidade formativa de pessoas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/43810.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p92-105.id438REMATEC; v. 17 n. 41 (2022); 92-1052675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438/437Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBicudo, Maria Aparecida ViggianiMocrosky, Luciane FerreiraOrlowski, Nelem2022-11-04T00:09:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/438Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-04T00:09:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa
title Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa
spellingShingle Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Educação Matemática
formação de professores que ensinam matemática
forma/ação
aprender-ensinar
title_short Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa
title_full Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa
title_fullStr Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa
title_full_unstemmed Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa
title_sort Aprender-Ensinar Matemática numa Perspectiva Formativa
author Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
author_facet Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Mocrosky, Luciane Ferreira
Orlowski, Nelem
author_role author
author2 Mocrosky, Luciane Ferreira
Orlowski, Nelem
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicudo, Maria Aparecida Viggiani
Mocrosky, Luciane Ferreira
Orlowski, Nelem
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
formação de professores que ensinam matemática
forma/ação
aprender-ensinar
topic Educação Matemática
formação de professores que ensinam matemática
forma/ação
aprender-ensinar
description Nesse artigo nos dedicamos à formação de professores que ensinam Matemática, nos atentando a possíveis sentidos e significados que foram se revelando num estudo teórico-filosófico, no âmbito da Educação Matemática, numa perspectiva fenomenológica. Mais especificamente, damos atenção às palavras formação, ensinar e aprender, trazendo uma revisão bibliográfica, num exercício hermenêutico que busca compreensões. Primeiramente explicitamos nosso entendimento de “Ensino de Matemática” e de “Educação Matemática”. No percurso investigativo teórico, no diálogo com a literatura explicitamos compreensões, incialmente sobre formação de professores que ensinam matemática, na esteira destas nos dirigimos a expor um modo articulador de compreender as dimensões do aprender e do ensinar entrelaçados. Concluímos com a compreensão de aprender-ensinar como compromisso assumido consigo e com o outro; compromisso pautado no cuidado ao formar e formar-se, numa perspectiva crítica e reflexiva, tendo em vista a Matemática enquanto possibilidade formativa de pessoas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p92-105.id438
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p92-105.id438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/438/437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 17 n. 41 (2022); 92-105
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004412551168