Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458 |
Resumo: | No campo da educação matemática, há pesquisas que discutem sobre o olhar que as pessoas possuem sobre o ensino de matemática em contexto escolar, expondo o pensamento de que a matemática é difícil de ser compreendida, ou ainda, a vontade de evitá-la. No entanto, acreditamos que o processo da escolarização pode contribuir para a superação de desafios e dificuldades enfrentadas, em relação à aprendizagem de conteúdos da disciplina. Assim, no presente artigo, estabelecemos como objetivo compreender possíveis obstáculos epistemológicos que se apresentam à construção da cognição matemática em contexto escolar. Para tanto, tivemos como aporte teórico a teoria bachelardiana, e realizamos uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos no banco de dados da Scielo, delimitando o período de 2011 a 2021. Verificamos que as crianças aprendem as noções e os conteúdos matemáticos em decorrência de processos complexos que implicam uma construção, trilhando o caminho do concreto ao abstrato, na sistematização dos conhecimentos matemáticos. |
id |
UFPA-6_580131a55e98481e460162d6f383c053 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/458 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola Educação MatemáticaBachelardObstáculos EpistemológicosNoções de númerosAprendizagem matemáticaNo campo da educação matemática, há pesquisas que discutem sobre o olhar que as pessoas possuem sobre o ensino de matemática em contexto escolar, expondo o pensamento de que a matemática é difícil de ser compreendida, ou ainda, a vontade de evitá-la. No entanto, acreditamos que o processo da escolarização pode contribuir para a superação de desafios e dificuldades enfrentadas, em relação à aprendizagem de conteúdos da disciplina. Assim, no presente artigo, estabelecemos como objetivo compreender possíveis obstáculos epistemológicos que se apresentam à construção da cognição matemática em contexto escolar. Para tanto, tivemos como aporte teórico a teoria bachelardiana, e realizamos uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos no banco de dados da Scielo, delimitando o período de 2011 a 2021. Verificamos que as crianças aprendem as noções e os conteúdos matemáticos em decorrência de processos complexos que implicam uma construção, trilhando o caminho do concreto ao abstrato, na sistematização dos conhecimentos matemáticos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45810.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023002.id458REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230022675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458/452Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Elen Ariane FreitasCosta, Lucélida de Fátima Maia da2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/458Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola |
title |
Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola |
spellingShingle |
Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola Pereira, Elen Ariane Freitas Educação Matemática Bachelard Obstáculos Epistemológicos Noções de números Aprendizagem matemática |
title_short |
Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola |
title_full |
Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola |
title_fullStr |
Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola |
title_sort |
Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola |
author |
Pereira, Elen Ariane Freitas |
author_facet |
Pereira, Elen Ariane Freitas Costa, Lucélida de Fátima Maia da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Lucélida de Fátima Maia da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Elen Ariane Freitas Costa, Lucélida de Fátima Maia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Bachelard Obstáculos Epistemológicos Noções de números Aprendizagem matemática |
topic |
Educação Matemática Bachelard Obstáculos Epistemológicos Noções de números Aprendizagem matemática |
description |
No campo da educação matemática, há pesquisas que discutem sobre o olhar que as pessoas possuem sobre o ensino de matemática em contexto escolar, expondo o pensamento de que a matemática é difícil de ser compreendida, ou ainda, a vontade de evitá-la. No entanto, acreditamos que o processo da escolarização pode contribuir para a superação de desafios e dificuldades enfrentadas, em relação à aprendizagem de conteúdos da disciplina. Assim, no presente artigo, estabelecemos como objetivo compreender possíveis obstáculos epistemológicos que se apresentam à construção da cognição matemática em contexto escolar. Para tanto, tivemos como aporte teórico a teoria bachelardiana, e realizamos uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos no banco de dados da Scielo, delimitando o período de 2011 a 2021. Verificamos que as crianças aprendem as noções e os conteúdos matemáticos em decorrência de processos complexos que implicam uma construção, trilhando o caminho do concreto ao abstrato, na sistematização dos conhecimentos matemáticos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023002.id458 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023002.id458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458/452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023002 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002152869888 |