Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Elen Ariane Freitas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458
Resumo: No campo da educação matemática, há pesquisas que discutem sobre o olhar que as pessoas possuem sobre o ensino de matemática em contexto escolar, expondo o pensamento de que a matemática é difícil de ser compreendida, ou ainda, a vontade de evitá-la. No entanto, acreditamos que o processo da escolarização pode contribuir para a superação de desafios e dificuldades enfrentadas, em relação à aprendizagem de conteúdos da disciplina. Assim, no presente artigo, estabelecemos como objetivo compreender possíveis obstáculos epistemológicos que se apresentam à construção da cognição matemática em contexto escolar. Para tanto, tivemos como aporte teórico a teoria bachelardiana, e realizamos uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos no banco de dados da Scielo, delimitando o período de 2011 a 2021. Verificamos que as crianças aprendem as noções e os conteúdos matemáticos em decorrência de processos complexos que implicam uma construção, trilhando o caminho do concreto ao abstrato, na sistematização dos conhecimentos matemáticos.
id UFPA-6_580131a55e98481e460162d6f383c053
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/458
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola Educação MatemáticaBachelardObstáculos EpistemológicosNoções de númerosAprendizagem matemáticaNo campo da educação matemática, há pesquisas que discutem sobre o olhar que as pessoas possuem sobre o ensino de matemática em contexto escolar, expondo o pensamento de que a matemática é difícil de ser compreendida, ou ainda, a vontade de evitá-la. No entanto, acreditamos que o processo da escolarização pode contribuir para a superação de desafios e dificuldades enfrentadas, em relação à aprendizagem de conteúdos da disciplina. Assim, no presente artigo, estabelecemos como objetivo compreender possíveis obstáculos epistemológicos que se apresentam à construção da cognição matemática em contexto escolar. Para tanto, tivemos como aporte teórico a teoria bachelardiana, e realizamos uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos no banco de dados da Scielo, delimitando o período de 2011 a 2021. Verificamos que as crianças aprendem as noções e os conteúdos matemáticos em decorrência de processos complexos que implicam uma construção, trilhando o caminho do concreto ao abstrato, na sistematização dos conhecimentos matemáticos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45810.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023002.id458REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230022675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458/452Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Elen Ariane FreitasCosta, Lucélida de Fátima Maia da2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/458Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola
title Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola
spellingShingle Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola
Pereira, Elen Ariane Freitas
Educação Matemática
Bachelard
Obstáculos Epistemológicos
Noções de números
Aprendizagem matemática
title_short Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola
title_full Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola
title_fullStr Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola
title_full_unstemmed Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola
title_sort Reflexões sobre obstáculos epistemológicos no desenvolvimento da cognição matemática na escola
author Pereira, Elen Ariane Freitas
author_facet Pereira, Elen Ariane Freitas
Costa, Lucélida de Fátima Maia da
author_role author
author2 Costa, Lucélida de Fátima Maia da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Elen Ariane Freitas
Costa, Lucélida de Fátima Maia da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Bachelard
Obstáculos Epistemológicos
Noções de números
Aprendizagem matemática
topic Educação Matemática
Bachelard
Obstáculos Epistemológicos
Noções de números
Aprendizagem matemática
description No campo da educação matemática, há pesquisas que discutem sobre o olhar que as pessoas possuem sobre o ensino de matemática em contexto escolar, expondo o pensamento de que a matemática é difícil de ser compreendida, ou ainda, a vontade de evitá-la. No entanto, acreditamos que o processo da escolarização pode contribuir para a superação de desafios e dificuldades enfrentadas, em relação à aprendizagem de conteúdos da disciplina. Assim, no presente artigo, estabelecemos como objetivo compreender possíveis obstáculos epistemológicos que se apresentam à construção da cognição matemática em contexto escolar. Para tanto, tivemos como aporte teórico a teoria bachelardiana, e realizamos uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos no banco de dados da Scielo, delimitando o período de 2011 a 2021. Verificamos que as crianças aprendem as noções e os conteúdos matemáticos em decorrência de processos complexos que implicam uma construção, trilhando o caminho do concreto ao abstrato, na sistematização dos conhecimentos matemáticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023002.id458
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023002.id458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/458/452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023002
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002152869888