Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard / Epistemological obstacles from the perspective of Bachelard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Daniela Jéssica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nagashima, Lucila Akiko, Andrade, Cíntia Cristiane de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3612
Resumo: O presente artigo retrata a importância da superação dos Obstáculos Epistemológicos sob a perspectiva de Gaston Bachelard. O mesmo destaca a necessidade de vencer estes obstáculos para que haja o progresso da ciência. Estes são responsáveis pela estagnação do pensamento, sendo inerente ao trabalho do cientista. São citados alguns dos obstáculos descritos por Bachelard em seu livro, A formação do espírito científico, como a Experiência primeira – caracterizada pela opinião e observação básica; os Obstáculos Verbais – os quais são explicados por meio de analogias, metáforas, ocorrendo à associação de uma palavra concreta a uma palavra abstrata; os Obstáculos substancialistas – com o uso de imagens ou da atribuição de qualidade aos fenômenos; os Obstáculos animistas – caracterizado pelo fato de que muitos professores dão ‘vida’ a muitas representações para explicar determinados conteúdos; Obstáculos realistas – em que a substância de um objeto é aceita como um bem pessoal; e os Conhecimentos Unitário e Pragmático – caracterizados pelo uso de generalizações exageradas. É de suma importância o conhecimento a respeito destes para que o professor consiga preparar e desenvolver uma aula em que os estudantes não sejam prejudicados por estes obstáculos e assim haja a formação do conhecimento científico. Em geral, esses obstáculos são encontrados com frequência no decorrer das aulas e de acordo com Bachelard a sua superação é necessária. Para complementar a ideia de formação do conhecimento científico, é exposto ao final do artigo um mapa conceitual que tem a ‘Ciência’ como palavra principal, abordando a formação do conhecimento e como este se desenvolve.
id VERACRUZ-0_911899bcfa5e3b51dd20bf82d7bbc95b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3612
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard / Epistemological obstacles from the perspective of BachelardBachelard. Obstáculos epistemológicos. Ciência.O presente artigo retrata a importância da superação dos Obstáculos Epistemológicos sob a perspectiva de Gaston Bachelard. O mesmo destaca a necessidade de vencer estes obstáculos para que haja o progresso da ciência. Estes são responsáveis pela estagnação do pensamento, sendo inerente ao trabalho do cientista. São citados alguns dos obstáculos descritos por Bachelard em seu livro, A formação do espírito científico, como a Experiência primeira – caracterizada pela opinião e observação básica; os Obstáculos Verbais – os quais são explicados por meio de analogias, metáforas, ocorrendo à associação de uma palavra concreta a uma palavra abstrata; os Obstáculos substancialistas – com o uso de imagens ou da atribuição de qualidade aos fenômenos; os Obstáculos animistas – caracterizado pelo fato de que muitos professores dão ‘vida’ a muitas representações para explicar determinados conteúdos; Obstáculos realistas – em que a substância de um objeto é aceita como um bem pessoal; e os Conhecimentos Unitário e Pragmático – caracterizados pelo uso de generalizações exageradas. É de suma importância o conhecimento a respeito destes para que o professor consiga preparar e desenvolver uma aula em que os estudantes não sejam prejudicados por estes obstáculos e assim haja a formação do conhecimento científico. Em geral, esses obstáculos são encontrados com frequência no decorrer das aulas e de acordo com Bachelard a sua superação é necessária. Para complementar a ideia de formação do conhecimento científico, é exposto ao final do artigo um mapa conceitual que tem a ‘Ciência’ como palavra principal, abordando a formação do conhecimento e como este se desenvolve.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/361210.34117/bjdv5n10-050Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17829-17843Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17829-17843Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17829-178432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3612/3674Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Daniela JéssicaNagashima, Lucila AkikoAndrade, Cíntia Cristiane de2019-11-25T18:28:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3612Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:22.744870Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard / Epistemological obstacles from the perspective of Bachelard
title Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard / Epistemological obstacles from the perspective of Bachelard
spellingShingle Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard / Epistemological obstacles from the perspective of Bachelard
Trindade, Daniela Jéssica
Bachelard. Obstáculos epistemológicos. Ciência.
title_short Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard / Epistemological obstacles from the perspective of Bachelard
title_full Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard / Epistemological obstacles from the perspective of Bachelard
title_fullStr Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard / Epistemological obstacles from the perspective of Bachelard
title_full_unstemmed Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard / Epistemological obstacles from the perspective of Bachelard
title_sort Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard / Epistemological obstacles from the perspective of Bachelard
author Trindade, Daniela Jéssica
author_facet Trindade, Daniela Jéssica
Nagashima, Lucila Akiko
Andrade, Cíntia Cristiane de
author_role author
author2 Nagashima, Lucila Akiko
Andrade, Cíntia Cristiane de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Daniela Jéssica
Nagashima, Lucila Akiko
Andrade, Cíntia Cristiane de
dc.subject.por.fl_str_mv Bachelard. Obstáculos epistemológicos. Ciência.
topic Bachelard. Obstáculos epistemológicos. Ciência.
description O presente artigo retrata a importância da superação dos Obstáculos Epistemológicos sob a perspectiva de Gaston Bachelard. O mesmo destaca a necessidade de vencer estes obstáculos para que haja o progresso da ciência. Estes são responsáveis pela estagnação do pensamento, sendo inerente ao trabalho do cientista. São citados alguns dos obstáculos descritos por Bachelard em seu livro, A formação do espírito científico, como a Experiência primeira – caracterizada pela opinião e observação básica; os Obstáculos Verbais – os quais são explicados por meio de analogias, metáforas, ocorrendo à associação de uma palavra concreta a uma palavra abstrata; os Obstáculos substancialistas – com o uso de imagens ou da atribuição de qualidade aos fenômenos; os Obstáculos animistas – caracterizado pelo fato de que muitos professores dão ‘vida’ a muitas representações para explicar determinados conteúdos; Obstáculos realistas – em que a substância de um objeto é aceita como um bem pessoal; e os Conhecimentos Unitário e Pragmático – caracterizados pelo uso de generalizações exageradas. É de suma importância o conhecimento a respeito destes para que o professor consiga preparar e desenvolver uma aula em que os estudantes não sejam prejudicados por estes obstáculos e assim haja a formação do conhecimento científico. Em geral, esses obstáculos são encontrados com frequência no decorrer das aulas e de acordo com Bachelard a sua superação é necessária. Para complementar a ideia de formação do conhecimento científico, é exposto ao final do artigo um mapa conceitual que tem a ‘Ciência’ como palavra principal, abordando a formação do conhecimento e como este se desenvolve.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3612
10.34117/bjdv5n10-050
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3612
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n10-050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3612/3674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 17829-17843
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 17829-17843
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 17829-17843
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645425141350400