Aprendizagem geométrica e semiótica na matematização com geogebra: o caso do virabrequim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez S., Ivonne C.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brandemberg Quaresma, João Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/162
Resumo: Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento, intitulada “Aprendizagem geométrica em torno de ideais presentes na simulação de um motor a dois tempos no Geogebra: um estudo de caso”. Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA). A presente pesquisa tem interesse na aprendizagem geométrica manifestada por um grupo de estudantes da licenciatura integrada em Ciências, Matemática e Idiomas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Instituto em Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) e três professores de matemática que participam nas atividades de simulação com Geogebra. Especificamente, nas atividades do momento de matematização feito em torno do virabrequim de um motor a dois tempos. A partir da Teoria da Objetivação, contamos com a noção de aprendizagem em termos de processos Objetivação dos saberes geométricos para descrever como um aluno e dois professores reconhecem objetos geométricos em um desenho do virabrequim para ser construído no Geogebra. Os dados da pesquisa provêm das gravações realizadas nas sessões de trabalho com os alunos e professores quando estas desenvolviam as atividades, particularmente no momento da matematização. Realizamos uma análise multi-semiótica das informações obtidas a partir das transcrições feitas das gravações. Os resultados focam como os alunos movilizam meios semióticos de objetivação para expressar e moldar as ideias geométricas, o qual da conta da aprendizagem deles durante a atividade.
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