A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Farias, Luiz Marcio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395
Resumo: Os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos no ensino secundário de Matemática, inscrevem-se em diferentes domínios. Investigações em Didática da Matemática já sinalizaram a possibilidade e a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, das "idas e vindas" feitas entre os diferentes domínios  matemáticos. Este artigo se interessa pelo estudo das inter-relações entre   os   diferentes   domínios   matemáticos   no   ensino   secundário.   Mais precisamente as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico - NAG no Ensino Secundário de Matemática - EMS. Até o presente momento, pouco desenvolvido na didática da matemática, o estudo do NAG do ponto de vista da  transposição  didática,  das  práticas  dos  professores  e  da  resolução  de problemas constitui o tema das nossas pesquisas.
id UFPA-6_59f519dd038df8196b31ff3f81475dc2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/395
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométricoOs trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos no ensino secundário de Matemática, inscrevem-se em diferentes domínios. Investigações em Didática da Matemática já sinalizaram a possibilidade e a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, das "idas e vindas" feitas entre os diferentes domínios  matemáticos. Este artigo se interessa pelo estudo das inter-relações entre   os   diferentes   domínios   matemáticos   no   ensino   secundário.   Mais precisamente as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico - NAG no Ensino Secundário de Matemática - EMS. Até o presente momento, pouco desenvolvido na didática da matemática, o estudo do NAG do ponto de vista da  transposição  didática,  das  práticas  dos  professores  e  da  resolução  de problemas constitui o tema das nossas pesquisas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2010-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395REMATEC; v. 5 n. 7 (2010); 14-222675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395/395Copyright (c) 2010 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Santos Farias, Luiz MarcioLisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora2022-10-15T15:50:25Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/395Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T15:50:25Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico
title A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico
spellingShingle A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico
Santos Farias, Luiz Marcio
title_short A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico
title_full A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico
title_fullStr A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico
title_full_unstemmed A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico
title_sort A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico
author Santos Farias, Luiz Marcio
author_facet Santos Farias, Luiz Marcio
Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Farias, Luiz Marcio
Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora
description Os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos no ensino secundário de Matemática, inscrevem-se em diferentes domínios. Investigações em Didática da Matemática já sinalizaram a possibilidade e a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, das "idas e vindas" feitas entre os diferentes domínios  matemáticos. Este artigo se interessa pelo estudo das inter-relações entre   os   diferentes   domínios   matemáticos   no   ensino   secundário.   Mais precisamente as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico - NAG no Ensino Secundário de Matemática - EMS. Até o presente momento, pouco desenvolvido na didática da matemática, o estudo do NAG do ponto de vista da  transposição  didática,  das  práticas  dos  professores  e  da  resolução  de problemas constitui o tema das nossas pesquisas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395/395
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 5 n. 7 (2010); 14-22
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004241633280