A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395 |
Resumo: | Os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos no ensino secundário de Matemática, inscrevem-se em diferentes domínios. Investigações em Didática da Matemática já sinalizaram a possibilidade e a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, das "idas e vindas" feitas entre os diferentes domínios matemáticos. Este artigo se interessa pelo estudo das inter-relações entre os diferentes domínios matemáticos no ensino secundário. Mais precisamente as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico - NAG no Ensino Secundário de Matemática - EMS. Até o presente momento, pouco desenvolvido na didática da matemática, o estudo do NAG do ponto de vista da transposição didática, das práticas dos professores e da resolução de problemas constitui o tema das nossas pesquisas. |
id |
UFPA-6_59f519dd038df8196b31ff3f81475dc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/395 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométricoOs trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos no ensino secundário de Matemática, inscrevem-se em diferentes domínios. Investigações em Didática da Matemática já sinalizaram a possibilidade e a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, das "idas e vindas" feitas entre os diferentes domínios matemáticos. Este artigo se interessa pelo estudo das inter-relações entre os diferentes domínios matemáticos no ensino secundário. Mais precisamente as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico - NAG no Ensino Secundário de Matemática - EMS. Até o presente momento, pouco desenvolvido na didática da matemática, o estudo do NAG do ponto de vista da transposição didática, das práticas dos professores e da resolução de problemas constitui o tema das nossas pesquisas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2010-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395REMATEC; v. 5 n. 7 (2010); 14-222675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395/395Copyright (c) 2010 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Santos Farias, Luiz MarcioLisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora2022-10-15T15:50:25Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/395Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T15:50:25Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico |
title |
A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico |
spellingShingle |
A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico Santos Farias, Luiz Marcio |
title_short |
A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico |
title_full |
A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico |
title_fullStr |
A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico |
title_full_unstemmed |
A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico |
title_sort |
A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico |
author |
Santos Farias, Luiz Marcio |
author_facet |
Santos Farias, Luiz Marcio Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
author2 |
Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Farias, Luiz Marcio Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora |
description |
Os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos no ensino secundário de Matemática, inscrevem-se em diferentes domínios. Investigações em Didática da Matemática já sinalizaram a possibilidade e a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, das "idas e vindas" feitas entre os diferentes domínios matemáticos. Este artigo se interessa pelo estudo das inter-relações entre os diferentes domínios matemáticos no ensino secundário. Mais precisamente as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico - NAG no Ensino Secundário de Matemática - EMS. Até o presente momento, pouco desenvolvido na didática da matemática, o estudo do NAG do ponto de vista da transposição didática, das práticas dos professores e da resolução de problemas constitui o tema das nossas pesquisas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395/395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 5 n. 7 (2010); 14-22 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004241633280 |