ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Luiz Marcio Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/479
Resumo: Este trabalho estudou as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico (NAG)no ensino de matemática nas classes de troisième e de seconde na França. Ele objetivou compreender como os professores utilizam e orientam os alunos sobre essas inter-relações e estudar em que medida a utilização de tais inter-relações pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Com base na teoria da antropologia do didático desenvolvida porYves Chevallard, partiu-se da hipótese de que existe um vazio didático para estas inter-relações enquanto ferramenta e enquanto objeto. A despeito desse vazio didático, as inter-relações estão presentes nas práticas dos professores, elas têm um lugar e um papel importante no ensino da matemática.Esse vazio pode constituir um obstáculo no processo ensino e aprendizagem, sobretudo para os estudantes na execução de atividades que envolvem, simultaneamente, os domínios numérico-algébrico e geométrico, assim como no momento da construção de novos conhecimentos. A tese apresenta as características das práticas de ensino sobre o NAG no contexto do observatório das práticas sobre o numérico iniciada por Alain Bronner. A metodologia é do tipo clínico, baseandose em dados recolhidos junto a dois professores e seus alunos. Este trabalho compreende, acerca do NAG, um estudo histórico e epistemológico, um estudo de currículos e livros didáticos e das práticas de professores. Além de evidenciar as condições atuais de ensino, a pesquisa revelou um problema didático que parece não identificado ou mesmo subestimado pelos professores no que diz respeito ao papel das inter-relações entre os domínios matemáticos.
id UNEB-3_272b0b49beb5b2c13665278583d466bb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/479
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.Ensino da matematicaEste trabalho estudou as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico (NAG)no ensino de matemática nas classes de troisième e de seconde na França. Ele objetivou compreender como os professores utilizam e orientam os alunos sobre essas inter-relações e estudar em que medida a utilização de tais inter-relações pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Com base na teoria da antropologia do didático desenvolvida porYves Chevallard, partiu-se da hipótese de que existe um vazio didático para estas inter-relações enquanto ferramenta e enquanto objeto. A despeito desse vazio didático, as inter-relações estão presentes nas práticas dos professores, elas têm um lugar e um papel importante no ensino da matemática.Esse vazio pode constituir um obstáculo no processo ensino e aprendizagem, sobretudo para os estudantes na execução de atividades que envolvem, simultaneamente, os domínios numérico-algébrico e geométrico, assim como no momento da construção de novos conhecimentos. A tese apresenta as características das práticas de ensino sobre o NAG no contexto do observatório das práticas sobre o numérico iniciada por Alain Bronner. A metodologia é do tipo clínico, baseandose em dados recolhidos junto a dois professores e seus alunos. Este trabalho compreende, acerca do NAG, um estudo histórico e epistemológico, um estudo de currículos e livros didáticos e das práticas de professores. Além de evidenciar as condições atuais de ensino, a pesquisa revelou um problema didático que parece não identificado ou mesmo subestimado pelos professores no que diz respeito ao papel das inter-relações entre os domínios matemáticos.UNEB2013-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/47910.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n37reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/479/412Farias, Luiz Marcio Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:45:58Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/479Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:45:58Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.
title ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.
spellingShingle ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.
Farias, Luiz Marcio Santos
Ensino da matematica
title_short ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.
title_full ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.
title_fullStr ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.
title_full_unstemmed ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.
title_sort ESTUDO DAS INTER- RELAÇÕES ENTRE OS DOMÍNIOS NUMÉRICO ALGÉBRICO E GEOMÉTRICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENSINO EM CLASSES DE TROISIÈME E SECONDE.
author Farias, Luiz Marcio Santos
author_facet Farias, Luiz Marcio Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Luiz Marcio Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica
topic Ensino da matematica
description Este trabalho estudou as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico (NAG)no ensino de matemática nas classes de troisième e de seconde na França. Ele objetivou compreender como os professores utilizam e orientam os alunos sobre essas inter-relações e estudar em que medida a utilização de tais inter-relações pode favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Com base na teoria da antropologia do didático desenvolvida porYves Chevallard, partiu-se da hipótese de que existe um vazio didático para estas inter-relações enquanto ferramenta e enquanto objeto. A despeito desse vazio didático, as inter-relações estão presentes nas práticas dos professores, elas têm um lugar e um papel importante no ensino da matemática.Esse vazio pode constituir um obstáculo no processo ensino e aprendizagem, sobretudo para os estudantes na execução de atividades que envolvem, simultaneamente, os domínios numérico-algébrico e geométrico, assim como no momento da construção de novos conhecimentos. A tese apresenta as características das práticas de ensino sobre o NAG no contexto do observatório das práticas sobre o numérico iniciada por Alain Bronner. A metodologia é do tipo clínico, baseandose em dados recolhidos junto a dois professores e seus alunos. Este trabalho compreende, acerca do NAG, um estudo histórico e epistemológico, um estudo de currículos e livros didáticos e das práticas de professores. Além de evidenciar as condições atuais de ensino, a pesquisa revelou um problema didático que parece não identificado ou mesmo subestimado pelos professores no que diz respeito ao papel das inter-relações entre os domínios matemáticos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/479
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/479
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/479/412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v21.n37
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955479547904