práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso de Matos, Fernando
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Viana Nunes, José Messildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150
Resumo: Neste artigo relatamos resultados de uma investigação em obras originais, referente ao estudo das matrizes, que evidenciou a problemática referente ao ensino desse objeto no ensino superior. Objetivamos identificar e analisar a epistemológia das matrizes para uma perspectiva de ensino de parte da Álgebra Linear. A Teoria de alicerce desse trabalho foi a Teoria Antropológica do Didático. A metodologia empregada foi pesquisa qualitativa de cunho histórico e epistemológico. Nesse sentido tal abordagem pode contribuir para um saber, transcendendo meros processos algorítmicos, pois de um modo geral o professor desconhece o porquê de se estudar matrizes. Assim reconstruirmos racionalmente as tarefas que pudessem revelar a gênese do método da Eliminação Gausseana, dos operadores e das operações matriciais. Essa pesquisa revelou que as atividades propostas na formação de professores de Matemática pode fornecer subsídios para (re) construir as tarefas com matrizes. Concluímos que o estudo de sistemas lineares no que diz respeito a técnica referente ao método da substituição e eliminação, foi primordial para o surgimento da Teoria das Matrizes.
id UFPA-6_5b7c18cbcda986f4d7a035be4ed2fcc8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/150
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológicoHistória da MatemáticaÁlgebra LinearNeste artigo relatamos resultados de uma investigação em obras originais, referente ao estudo das matrizes, que evidenciou a problemática referente ao ensino desse objeto no ensino superior. Objetivamos identificar e analisar a epistemológia das matrizes para uma perspectiva de ensino de parte da Álgebra Linear. A Teoria de alicerce desse trabalho foi a Teoria Antropológica do Didático. A metodologia empregada foi pesquisa qualitativa de cunho histórico e epistemológico. Nesse sentido tal abordagem pode contribuir para um saber, transcendendo meros processos algorítmicos, pois de um modo geral o professor desconhece o porquê de se estudar matrizes. Assim reconstruirmos racionalmente as tarefas que pudessem revelar a gênese do método da Eliminação Gausseana, dos operadores e das operações matriciais. Essa pesquisa revelou que as atividades propostas na formação de professores de Matemática pode fornecer subsídios para (re) construir as tarefas com matrizes. Concluímos que o estudo de sistemas lineares no que diz respeito a técnica referente ao método da substituição e eliminação, foi primordial para o surgimento da Teoria das Matrizes.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15010.37084/REMATEC.1980-3141.0.n32.p09-28.id201REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 09-282675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150/149Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Cardoso de Matos, FernandoViana Nunes, José Messildo2022-11-17T22:44:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/150Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico
title práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico
spellingShingle práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico
Cardoso de Matos, Fernando
História da Matemática
Álgebra Linear
title_short práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico
title_full práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico
title_fullStr práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico
title_full_unstemmed práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico
title_sort práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico
author Cardoso de Matos, Fernando
author_facet Cardoso de Matos, Fernando
Viana Nunes, José Messildo
author_role author
author2 Viana Nunes, José Messildo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso de Matos, Fernando
Viana Nunes, José Messildo
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Álgebra Linear
topic História da Matemática
Álgebra Linear
description Neste artigo relatamos resultados de uma investigação em obras originais, referente ao estudo das matrizes, que evidenciou a problemática referente ao ensino desse objeto no ensino superior. Objetivamos identificar e analisar a epistemológia das matrizes para uma perspectiva de ensino de parte da Álgebra Linear. A Teoria de alicerce desse trabalho foi a Teoria Antropológica do Didático. A metodologia empregada foi pesquisa qualitativa de cunho histórico e epistemológico. Nesse sentido tal abordagem pode contribuir para um saber, transcendendo meros processos algorítmicos, pois de um modo geral o professor desconhece o porquê de se estudar matrizes. Assim reconstruirmos racionalmente as tarefas que pudessem revelar a gênese do método da Eliminação Gausseana, dos operadores e das operações matriciais. Essa pesquisa revelou que as atividades propostas na formação de professores de Matemática pode fornecer subsídios para (re) construir as tarefas com matrizes. Concluímos que o estudo de sistemas lineares no que diz respeito a técnica referente ao método da substituição e eliminação, foi primordial para o surgimento da Teoria das Matrizes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150
10.37084/REMATEC.1980-3141.0.n32.p09-28.id201
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.0.n32.p09-28.id201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150/149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 09-28
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003158454272