práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150 |
Resumo: | Neste artigo relatamos resultados de uma investigação em obras originais, referente ao estudo das matrizes, que evidenciou a problemática referente ao ensino desse objeto no ensino superior. Objetivamos identificar e analisar a epistemológia das matrizes para uma perspectiva de ensino de parte da Álgebra Linear. A Teoria de alicerce desse trabalho foi a Teoria Antropológica do Didático. A metodologia empregada foi pesquisa qualitativa de cunho histórico e epistemológico. Nesse sentido tal abordagem pode contribuir para um saber, transcendendo meros processos algorítmicos, pois de um modo geral o professor desconhece o porquê de se estudar matrizes. Assim reconstruirmos racionalmente as tarefas que pudessem revelar a gênese do método da Eliminação Gausseana, dos operadores e das operações matriciais. Essa pesquisa revelou que as atividades propostas na formação de professores de Matemática pode fornecer subsídios para (re) construir as tarefas com matrizes. Concluímos que o estudo de sistemas lineares no que diz respeito a técnica referente ao método da substituição e eliminação, foi primordial para o surgimento da Teoria das Matrizes. |
id |
UFPA-6_5b7c18cbcda986f4d7a035be4ed2fcc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/150 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológicoHistória da MatemáticaÁlgebra LinearNeste artigo relatamos resultados de uma investigação em obras originais, referente ao estudo das matrizes, que evidenciou a problemática referente ao ensino desse objeto no ensino superior. Objetivamos identificar e analisar a epistemológia das matrizes para uma perspectiva de ensino de parte da Álgebra Linear. A Teoria de alicerce desse trabalho foi a Teoria Antropológica do Didático. A metodologia empregada foi pesquisa qualitativa de cunho histórico e epistemológico. Nesse sentido tal abordagem pode contribuir para um saber, transcendendo meros processos algorítmicos, pois de um modo geral o professor desconhece o porquê de se estudar matrizes. Assim reconstruirmos racionalmente as tarefas que pudessem revelar a gênese do método da Eliminação Gausseana, dos operadores e das operações matriciais. Essa pesquisa revelou que as atividades propostas na formação de professores de Matemática pode fornecer subsídios para (re) construir as tarefas com matrizes. Concluímos que o estudo de sistemas lineares no que diz respeito a técnica referente ao método da substituição e eliminação, foi primordial para o surgimento da Teoria das Matrizes.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15010.37084/REMATEC.1980-3141.0.n32.p09-28.id201REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 09-282675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150/149Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Cardoso de Matos, FernandoViana Nunes, José Messildo2022-11-17T22:44:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/150Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico |
title |
práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico |
spellingShingle |
práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico Cardoso de Matos, Fernando História da Matemática Álgebra Linear |
title_short |
práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico |
title_full |
práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico |
title_fullStr |
práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico |
title_full_unstemmed |
práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico |
title_sort |
práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico |
author |
Cardoso de Matos, Fernando |
author_facet |
Cardoso de Matos, Fernando Viana Nunes, José Messildo |
author_role |
author |
author2 |
Viana Nunes, José Messildo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso de Matos, Fernando Viana Nunes, José Messildo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Álgebra Linear |
topic |
História da Matemática Álgebra Linear |
description |
Neste artigo relatamos resultados de uma investigação em obras originais, referente ao estudo das matrizes, que evidenciou a problemática referente ao ensino desse objeto no ensino superior. Objetivamos identificar e analisar a epistemológia das matrizes para uma perspectiva de ensino de parte da Álgebra Linear. A Teoria de alicerce desse trabalho foi a Teoria Antropológica do Didático. A metodologia empregada foi pesquisa qualitativa de cunho histórico e epistemológico. Nesse sentido tal abordagem pode contribuir para um saber, transcendendo meros processos algorítmicos, pois de um modo geral o professor desconhece o porquê de se estudar matrizes. Assim reconstruirmos racionalmente as tarefas que pudessem revelar a gênese do método da Eliminação Gausseana, dos operadores e das operações matriciais. Essa pesquisa revelou que as atividades propostas na formação de professores de Matemática pode fornecer subsídios para (re) construir as tarefas com matrizes. Concluímos que o estudo de sistemas lineares no que diz respeito a técnica referente ao método da substituição e eliminação, foi primordial para o surgimento da Teoria das Matrizes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150 10.37084/REMATEC.1980-3141.0.n32.p09-28.id201 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.0.n32.p09-28.id201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150/149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 09-28 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003158454272 |