Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253 |
Resumo: | Tratamos nesse trabalho sobre a matemática ensina na escola Vera Cruz Vera Cruz (SP 1970/1990), instituição que durante a década de 1970 atuou como polo de formação de professores em novas metodologias baseada nos estudos de Zoltan Dienes. Temos como principal objetivo analisar os saberes matemáticos presentes no conjunto de cadernos das séries iniciais. Ancorado em estudos da história da educação e da história cultural, essa análise tem como norte a questão: o que revela o conjunto de cadernos sobre a matemática ensinada nas séries iniciais da Escola Vera Cruz (1970-1990)? Concluímos que, influenciados pela Psicologia Cognitiva e o Estruturalismo, o ensino passou a explorar a Matemática como estrutura única, procurando desenvolver uma nova metodologia e, consequentemente, outra organização da matemática escolar, baseada na exploração de estruturas matemáticas simples, participação do aluno, utilização de material concreto estruturado e respeito aos tempos e espaços necessários para a construção dos conceitos, abstrações, generalizações e da axiomatização. Logo, era necessário ao professor além de entender a nova abordagem, elaborar uma metodologia adequada à especificidade do ensino nas séries iniciais, com maior atenção às atividades que precediam as abstrações e generalizações, objetivando a emancipação e autonomia do aluno. |
id |
UFPA-6_630d801092241dc91615a1ae3415bb49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/253 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990)Ensino primárioHistória da educação matemáticaCadernos escolaresTratamos nesse trabalho sobre a matemática ensina na escola Vera Cruz Vera Cruz (SP 1970/1990), instituição que durante a década de 1970 atuou como polo de formação de professores em novas metodologias baseada nos estudos de Zoltan Dienes. Temos como principal objetivo analisar os saberes matemáticos presentes no conjunto de cadernos das séries iniciais. Ancorado em estudos da história da educação e da história cultural, essa análise tem como norte a questão: o que revela o conjunto de cadernos sobre a matemática ensinada nas séries iniciais da Escola Vera Cruz (1970-1990)? Concluímos que, influenciados pela Psicologia Cognitiva e o Estruturalismo, o ensino passou a explorar a Matemática como estrutura única, procurando desenvolver uma nova metodologia e, consequentemente, outra organização da matemática escolar, baseada na exploração de estruturas matemáticas simples, participação do aluno, utilização de material concreto estruturado e respeito aos tempos e espaços necessários para a construção dos conceitos, abstrações, generalizações e da axiomatização. Logo, era necessário ao professor além de entender a nova abordagem, elaborar uma metodologia adequada à especificidade do ensino nas séries iniciais, com maior atenção às atividades que precediam as abstrações e generalizações, objetivando a emancipação e autonomia do aluno.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253REMATEC; v. 12 n. 24 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253/254Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedina França , DeniseSanchez, Lucilia Bechara2022-10-15T13:31:31Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/253Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:31:31Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
title |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
spellingShingle |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) Medina França , Denise Ensino primário História da educação matemática Cadernos escolares |
title_short |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
title_full |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
title_fullStr |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
title_full_unstemmed |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
title_sort |
Matemática ensinada: um estudo nos cadernos da escola Vera Cruz (1960- 1990) |
author |
Medina França , Denise |
author_facet |
Medina França , Denise Sanchez, Lucilia Bechara |
author_role |
author |
author2 |
Sanchez, Lucilia Bechara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medina França , Denise Sanchez, Lucilia Bechara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino primário História da educação matemática Cadernos escolares |
topic |
Ensino primário História da educação matemática Cadernos escolares |
description |
Tratamos nesse trabalho sobre a matemática ensina na escola Vera Cruz Vera Cruz (SP 1970/1990), instituição que durante a década de 1970 atuou como polo de formação de professores em novas metodologias baseada nos estudos de Zoltan Dienes. Temos como principal objetivo analisar os saberes matemáticos presentes no conjunto de cadernos das séries iniciais. Ancorado em estudos da história da educação e da história cultural, essa análise tem como norte a questão: o que revela o conjunto de cadernos sobre a matemática ensinada nas séries iniciais da Escola Vera Cruz (1970-1990)? Concluímos que, influenciados pela Psicologia Cognitiva e o Estruturalismo, o ensino passou a explorar a Matemática como estrutura única, procurando desenvolver uma nova metodologia e, consequentemente, outra organização da matemática escolar, baseada na exploração de estruturas matemáticas simples, participação do aluno, utilização de material concreto estruturado e respeito aos tempos e espaços necessários para a construção dos conceitos, abstrações, generalizações e da axiomatização. Logo, era necessário ao professor além de entender a nova abordagem, elaborar uma metodologia adequada à especificidade do ensino nas séries iniciais, com maior atenção às atividades que precediam as abstrações e generalizações, objetivando a emancipação e autonomia do aluno. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/253/254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 12 n. 24 (2017) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003573690368 |