À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/65 |
Resumo: | Quais as escolhas de Teresa Vergani no seu percurso intelectual que a levaram a construir uma obra pautada pela transdisciplinaridade? Partindo desse questionamento, entrevistei os professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias, amigos, interlocutores e leitores dos escritos da autora por mais de vinte anos. Os entrevistados falaram sobre os caminhos sinuosos, díspares e movediços que a levaram a incorporar a incerteza do conhecimento científico nas suas pesquisas acadêmicas. A narrativa revela a disciplina intelectual, o rigor do pensamento, a prática de uma ciência estética e plural, a sensibilidade nômade para ouvir as vozes dos diferentes povos e culturas, a compreensão dos saberes presentes nos distintos domínios de pensamento; a amizade construída pelo afeto e a Educação revestida com arte e criatividade. A entrevista semiestruturada foi transcrita, editada, acrescida com referências, imagens e notas de rodapé. |
id |
UFPA-6_6d473087b8dabae47d99ff4007188ab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/65 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa VerganiPercurso intelectualTeresa VerganiEducaçãotransdisciplinaridadeQuais as escolhas de Teresa Vergani no seu percurso intelectual que a levaram a construir uma obra pautada pela transdisciplinaridade? Partindo desse questionamento, entrevistei os professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias, amigos, interlocutores e leitores dos escritos da autora por mais de vinte anos. Os entrevistados falaram sobre os caminhos sinuosos, díspares e movediços que a levaram a incorporar a incerteza do conhecimento científico nas suas pesquisas acadêmicas. A narrativa revela a disciplina intelectual, o rigor do pensamento, a prática de uma ciência estética e plural, a sensibilidade nômade para ouvir as vozes dos diferentes povos e culturas, a compreensão dos saberes presentes nos distintos domínios de pensamento; a amizade construída pelo afeto e a Educação revestida com arte e criatividade. A entrevista semiestruturada foi transcrita, editada, acrescida com referências, imagens e notas de rodapé.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6510.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p94-119.id323REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 94-1192675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/65/63Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva de Souza, Louize Gabriela2022-11-17T22:37:23Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/65Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:23Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani |
title |
À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani |
spellingShingle |
À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani Silva de Souza, Louize Gabriela Percurso intelectual Teresa Vergani Educação transdisciplinaridade |
title_short |
À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani |
title_full |
À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani |
title_fullStr |
À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani |
title_full_unstemmed |
À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani |
title_sort |
À procura de um jardim de palavras: a transdisciplinaridade em Teresa Vergani |
author |
Silva de Souza, Louize Gabriela |
author_facet |
Silva de Souza, Louize Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva de Souza, Louize Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percurso intelectual Teresa Vergani Educação transdisciplinaridade |
topic |
Percurso intelectual Teresa Vergani Educação transdisciplinaridade |
description |
Quais as escolhas de Teresa Vergani no seu percurso intelectual que a levaram a construir uma obra pautada pela transdisciplinaridade? Partindo desse questionamento, entrevistei os professores Iran Abreu Mendes e Carlos Aldemir Farias, amigos, interlocutores e leitores dos escritos da autora por mais de vinte anos. Os entrevistados falaram sobre os caminhos sinuosos, díspares e movediços que a levaram a incorporar a incerteza do conhecimento científico nas suas pesquisas acadêmicas. A narrativa revela a disciplina intelectual, o rigor do pensamento, a prática de uma ciência estética e plural, a sensibilidade nômade para ouvir as vozes dos diferentes povos e culturas, a compreensão dos saberes presentes nos distintos domínios de pensamento; a amizade construída pelo afeto e a Educação revestida com arte e criatividade. A entrevista semiestruturada foi transcrita, editada, acrescida com referências, imagens e notas de rodapé. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/65 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p94-119.id323 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/65 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p94-119.id323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/65/63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 94-119 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002754752512 |