Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Louize Gabriela Silva de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27074
Resumo: A tese oferece reflexões sobre a dialogia vida e conhecimento a partir da obra elaborada pela matemática, artista plástica e escritora portuguesa Teresa Vergani. O percurso intelectual, a produção acadêmica e artística da pensadora reiteram a afirmação de Edgar Morin acerca da indissociabilidade entre vida e ideias. De natureza transdisciplinar, a obra de Teresa Vergani religa emoção e razão, particular e universal, natureza e cultura, ciência e tradição, história e mitologias. Trata-se de uma obra aberta aos diferentes domínios do saber. O objetivo da tese é compartilhar um itinerário formativo nômade e reafirmador da religação entre Ciência, Arte, Espiritualidade e Educação. Em Vergani coabitam o inacabamento, a incerteza, a ambivalência, o paradoxo. Sua aproximação com a matriz das ciências da complexidade se deve ao fato de que, já na década de 1980, era leitora de autores como Henri Atlan, Edgar Morin, Claude Lévi-Strauss, Ilya Prigogine, entre outros. As categorias de insubordinação e nomadismo se apresentam neste trabalho como operadores do pensamento capazes de iluminar as reflexões tecidas pela autora no que diz respeito ao seu modo de compreender o sujeito, a educação, a diversidade cultural, o mundo. Essas características subjazem às ideias e ações da autora e lhes permitem transgredir o estabelecido pelo paradigma da fragmentação, da certeza, da razão patológica. A tessitura das ideias apresentadas foi realizada com base no pensamento de autores como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Norval Baitello Jr., Mia Couto, entre outros. A tese tem como referência maior os livros de Teresa Vergani; estabelece canais de comunicação com pensadores inscritos nas ciências da complexidade; expõe um caleidoscópio das experiências culturais as quais Vergani teve acesso ao longo de suas pesquisas; registra testemunhos de pesquisadores e amigos, construídos sob o signo da amizade e da admiração. Por fim, discute de forma ampliada os preceitos de uma educação de base complexa e transdisciplinar, movida pela ética e pela pulsão estética, pela atenção às estruturas diversas e universais das culturas e pelo respeito à resistência dos saberes plurais.
id UFRN_155f966bfc2f9ebef553245edb2a6a3a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27074
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Louize Gabriela Silva deSilva, Carlos Aldemir Farias daGonzalez, Fredy EnriqueMendes, Iran AbreuOliveira, Josineide Silveira deKnobbe, Margarida MariaD'ambrosio, UbitaranAlmeida, Maria da Conceição Xavier de2019-05-13T19:06:30Z2019-05-13T19:06:30Z2019-02-13SOUZA, Louize Gabriela Silva de. Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade. 2019. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27074A tese oferece reflexões sobre a dialogia vida e conhecimento a partir da obra elaborada pela matemática, artista plástica e escritora portuguesa Teresa Vergani. O percurso intelectual, a produção acadêmica e artística da pensadora reiteram a afirmação de Edgar Morin acerca da indissociabilidade entre vida e ideias. De natureza transdisciplinar, a obra de Teresa Vergani religa emoção e razão, particular e universal, natureza e cultura, ciência e tradição, história e mitologias. Trata-se de uma obra aberta aos diferentes domínios do saber. O objetivo da tese é compartilhar um itinerário formativo nômade e reafirmador da religação entre Ciência, Arte, Espiritualidade e Educação. Em Vergani coabitam o inacabamento, a incerteza, a ambivalência, o paradoxo. Sua aproximação com a matriz das ciências da complexidade se deve ao fato de que, já na década de 1980, era leitora de autores como Henri Atlan, Edgar Morin, Claude Lévi-Strauss, Ilya Prigogine, entre outros. As categorias de insubordinação e nomadismo se apresentam neste trabalho como operadores do pensamento capazes de iluminar as reflexões tecidas pela autora no que diz respeito ao seu modo de compreender o sujeito, a educação, a diversidade cultural, o mundo. Essas características subjazem às ideias e ações da autora e lhes permitem transgredir o estabelecido pelo paradigma da fragmentação, da certeza, da razão patológica. A tessitura das ideias apresentadas foi realizada com base no pensamento de autores como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Norval Baitello Jr., Mia Couto, entre outros. A tese tem como referência maior os livros de Teresa Vergani; estabelece canais de comunicação com pensadores inscritos nas ciências da complexidade; expõe um caleidoscópio das experiências culturais as quais Vergani teve acesso ao longo de suas pesquisas; registra testemunhos de pesquisadores e amigos, construídos sob o signo da amizade e da admiração. Por fim, discute de forma ampliada os preceitos de uma educação de base complexa e transdisciplinar, movida pela ética e pela pulsão estética, pela atenção às estruturas diversas e universais das culturas e pelo respeito à resistência dos saberes plurais.The thesis presents some ideas on dialogism, life, and knowledge from the work of the mathematician, plastic artist and Portuguese writer Teresa Vergani. The intellectual course, academic and artistic production of Vergani reinforce Edgar Morin’s statement about the inseparability between life and ideas. Of transdisciplinary nature, Teresa Vergani reconnects emotion and reason, private and universal, nature and culture, science and tradition, history and mythologies. It is a masterpiece open to different fields of knowledge. The goal of this thesis is to share a nomadic formative itinerary that reinforces the reconnection of Science, Arts, Spirituality, and Education. In Vergani cohabit incompleteness, uncertainty, ambivalence, paradox. Her approach to the matrix of the complexity sciences is due to the fact that, as early as the 1980s, she was a reader of authors like Henri Atlan, Edgar Morin, Claude Lévi-Strauss, Ilya Prigogine, among others. The categories of insubordination and nomadism present themselves in this work as operators of thought capable of illuminating reflections conducted by the author regarding her way of comprehending the individual, education, cultural diversity, the world. The work has as a major reference the books of Teresa Vergani; creates a communication channel with thinkers registered in the Science of Complexity; exposes a kaleidoscope of cultural experiences that Vergani gained access to throughout her research; reports testimonies from Vergani’s friends and researchers built under friendship and admiration. Finally, it discusses broadly the precepts of a complex based and transdisciplinary education, driven by ethics, aesthetic, attention to the diverse and universal structures of cultures and respect for the resistance of plural knowledge.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTeresa VerganiItinerário formativoNomadismoComplexidadeEducaçãoTeresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdf.txtTeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain348944https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27074/2/TeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdf.txt5c83465567d905a67b8a2bc87e1d509dMD52THUMBNAILTeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdf.jpgTeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2065https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27074/3/TeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdf.jpg1f59a25d17281bfac9620d377a729925MD53ORIGINALTeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdfapplication/pdf11817276https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27074/1/TeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdf63e0caea86e9ad6596a2c948f2bb74edMD51123456789/270742019-06-02 02:21:15.849oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27074Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-02T05:21:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade
title Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade
spellingShingle Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade
Souza, Louize Gabriela Silva de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Teresa Vergani
Itinerário formativo
Nomadismo
Complexidade
Educação
title_short Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade
title_full Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade
title_fullStr Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade
title_full_unstemmed Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade
title_sort Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade
author Souza, Louize Gabriela Silva de
author_facet Souza, Louize Gabriela Silva de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Carlos Aldemir Farias da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gonzalez, Fredy Enrique
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Josineide Silveira de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Knobbe, Margarida Maria
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv D'ambrosio, Ubitaran
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Louize Gabriela Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
contributor_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Teresa Vergani
Itinerário formativo
Nomadismo
Complexidade
Educação
dc.subject.por.fl_str_mv Teresa Vergani
Itinerário formativo
Nomadismo
Complexidade
Educação
description A tese oferece reflexões sobre a dialogia vida e conhecimento a partir da obra elaborada pela matemática, artista plástica e escritora portuguesa Teresa Vergani. O percurso intelectual, a produção acadêmica e artística da pensadora reiteram a afirmação de Edgar Morin acerca da indissociabilidade entre vida e ideias. De natureza transdisciplinar, a obra de Teresa Vergani religa emoção e razão, particular e universal, natureza e cultura, ciência e tradição, história e mitologias. Trata-se de uma obra aberta aos diferentes domínios do saber. O objetivo da tese é compartilhar um itinerário formativo nômade e reafirmador da religação entre Ciência, Arte, Espiritualidade e Educação. Em Vergani coabitam o inacabamento, a incerteza, a ambivalência, o paradoxo. Sua aproximação com a matriz das ciências da complexidade se deve ao fato de que, já na década de 1980, era leitora de autores como Henri Atlan, Edgar Morin, Claude Lévi-Strauss, Ilya Prigogine, entre outros. As categorias de insubordinação e nomadismo se apresentam neste trabalho como operadores do pensamento capazes de iluminar as reflexões tecidas pela autora no que diz respeito ao seu modo de compreender o sujeito, a educação, a diversidade cultural, o mundo. Essas características subjazem às ideias e ações da autora e lhes permitem transgredir o estabelecido pelo paradigma da fragmentação, da certeza, da razão patológica. A tessitura das ideias apresentadas foi realizada com base no pensamento de autores como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Norval Baitello Jr., Mia Couto, entre outros. A tese tem como referência maior os livros de Teresa Vergani; estabelece canais de comunicação com pensadores inscritos nas ciências da complexidade; expõe um caleidoscópio das experiências culturais as quais Vergani teve acesso ao longo de suas pesquisas; registra testemunhos de pesquisadores e amigos, construídos sob o signo da amizade e da admiração. Por fim, discute de forma ampliada os preceitos de uma educação de base complexa e transdisciplinar, movida pela ética e pela pulsão estética, pela atenção às estruturas diversas e universais das culturas e pelo respeito à resistência dos saberes plurais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-13T19:06:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-13T19:06:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Louize Gabriela Silva de. Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade. 2019. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27074
identifier_str_mv SOUZA, Louize Gabriela Silva de. Teresa Vergani: nomadismo, insubordinação, complexidade. 2019. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27074/2/TeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27074/3/TeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27074/1/TeresaVerganinomadismo_Souza_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c83465567d905a67b8a2bc87e1d509d
1f59a25d17281bfac9620d377a729925
63e0caea86e9ad6596a2c948f2bb74ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117496379015168