A simetria dos azulejos históricos de Belém do Pará em uma proposta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Martins, Jeová
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/256
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo a conexão entre a simetria e elementos da cultura. O seu objetivo é problematizar o ensino de simetria, no 9º ano do ensino fundamental, por meio da conexão desse assunto com os padrões geométricos dos azulejos históricos de Belém46 visando uma proposta de ensino de simetria pautada na sua relação com artefatos da cultura. Dentre os aportes teóricos destaco Mendes (2014), Farias e Mendes (2014), Miguel e Mendes (2010), Almeida (2010) e BRASIL (1997,1998). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo cujos dados foram produzidos pela leitura de textos relacionados à temática e pelo estudo de fotografias de um prédio antigo decorado com azulejos históricos. Os dados produzidos mostram que há conexão entre os casos de simetria estudados no 9º ano e os padrões geométricos dos azulejos históricos. Foram elaboradas, a partir dos dados, problematizações para a sala de aula como proposta de ação pedagógica a ser desenvolvida pelo professor de matemática.
id UFPA-6_766045b07ebe076250946b23f3b1a503
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/256
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A simetria dos azulejos históricos de Belém do Pará em uma proposta de ensinoAzulejos históricosSimetriaProblematizaçõesEnsino FundamentalO presente artigo tem como objeto de estudo a conexão entre a simetria e elementos da cultura. O seu objetivo é problematizar o ensino de simetria, no 9º ano do ensino fundamental, por meio da conexão desse assunto com os padrões geométricos dos azulejos históricos de Belém46 visando uma proposta de ensino de simetria pautada na sua relação com artefatos da cultura. Dentre os aportes teóricos destaco Mendes (2014), Farias e Mendes (2014), Miguel e Mendes (2010), Almeida (2010) e BRASIL (1997,1998). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo cujos dados foram produzidos pela leitura de textos relacionados à temática e pelo estudo de fotografias de um prédio antigo decorado com azulejos históricos. Os dados produzidos mostram que há conexão entre os casos de simetria estudados no 9º ano e os padrões geométricos dos azulejos históricos. Foram elaboradas, a partir dos dados, problematizações para a sala de aula como proposta de ação pedagógica a ser desenvolvida pelo professor de matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/256REMATEC; v. 12 n. 24 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/256/257Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Martins, Jeová2022-10-15T13:31:31Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/256Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:31:31Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A simetria dos azulejos históricos de Belém do Pará em uma proposta de ensino
title A simetria dos azulejos históricos de Belém do Pará em uma proposta de ensino
spellingShingle A simetria dos azulejos históricos de Belém do Pará em uma proposta de ensino
Pereira Martins, Jeová
Azulejos históricos
Simetria
Problematizações
Ensino Fundamental
title_short A simetria dos azulejos históricos de Belém do Pará em uma proposta de ensino
title_full A simetria dos azulejos históricos de Belém do Pará em uma proposta de ensino
title_fullStr A simetria dos azulejos históricos de Belém do Pará em uma proposta de ensino
title_full_unstemmed A simetria dos azulejos históricos de Belém do Pará em uma proposta de ensino
title_sort A simetria dos azulejos históricos de Belém do Pará em uma proposta de ensino
author Pereira Martins, Jeová
author_facet Pereira Martins, Jeová
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Martins, Jeová
dc.subject.por.fl_str_mv Azulejos históricos
Simetria
Problematizações
Ensino Fundamental
topic Azulejos históricos
Simetria
Problematizações
Ensino Fundamental
description O presente artigo tem como objeto de estudo a conexão entre a simetria e elementos da cultura. O seu objetivo é problematizar o ensino de simetria, no 9º ano do ensino fundamental, por meio da conexão desse assunto com os padrões geométricos dos azulejos históricos de Belém46 visando uma proposta de ensino de simetria pautada na sua relação com artefatos da cultura. Dentre os aportes teóricos destaco Mendes (2014), Farias e Mendes (2014), Miguel e Mendes (2010), Almeida (2010) e BRASIL (1997,1998). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo cujos dados foram produzidos pela leitura de textos relacionados à temática e pelo estudo de fotografias de um prédio antigo decorado com azulejos históricos. Os dados produzidos mostram que há conexão entre os casos de simetria estudados no 9º ano e os padrões geométricos dos azulejos históricos. Foram elaboradas, a partir dos dados, problematizações para a sala de aula como proposta de ação pedagógica a ser desenvolvida pelo professor de matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/256
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/256/257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 24 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003577884672