INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Jeová Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3458
Resumo: O ensino de Geometria ocupa papel relevante dentre as pesquisas do Campo da Educação Matemática brasileira. Assim, este trabalho de cunho qualitativo tem como objetivo mobilizar informações históricas do Códice Atlântico de Leonardo da Vinci para o ensino de Geometria na Educação Básica. Trata-se de um manuscrito do século XVI que contém 1119 folhas de desenhos e anotações de Da Vinci cuja edição brasileira, em 10 volumes, contém as folhas de 1 a 602. Tomamos como recorte para este trabalho as folhas 8r e 36r, que estão no volume 1 da coleção, e que foram estudadas para que ficasse evidente a geometria nelas refletida como, por exemplo, elementos que remetem ao estudo de circunferência, círculo, triângulos, ângulos e segmentos de reta. Os resultados mostram que as folhas 8r e 36r contém informações históricas (MENDES, 2015), como desenhos e anotações, que remetem a temas ensinados na geometria da Educação Básica e que podem ser mobilizadas para o ensino de geometria, nesse Nível, por meio da elaboração de problematizações, nos termos de Miguel e Mendes (2010). Assim, elaboramos algumas problematizações que poderão ser tomadas como recurso pedagógico pelo professor de matemática da Educação Básica. Entendemos essas problematizações como uma proposta que poderá ser aprimorada e adaptada pelo professor para a sua realidade escolar, pois, é certo que cada escola, cada sala de aula e cada aluno são um universo particular, por isso, a proposta serve de orientação para que o professor faça as adaptações que julgar necessárias à sua efetiva implementação na sala de aula.  
id UECE-4_6fb5bd1c21d9ec73a73b67fd4187046d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/3458
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICALeonardo da Vinci; Informações Históricas; Problematizações; Geometria da Educação Básica.O ensino de Geometria ocupa papel relevante dentre as pesquisas do Campo da Educação Matemática brasileira. Assim, este trabalho de cunho qualitativo tem como objetivo mobilizar informações históricas do Códice Atlântico de Leonardo da Vinci para o ensino de Geometria na Educação Básica. Trata-se de um manuscrito do século XVI que contém 1119 folhas de desenhos e anotações de Da Vinci cuja edição brasileira, em 10 volumes, contém as folhas de 1 a 602. Tomamos como recorte para este trabalho as folhas 8r e 36r, que estão no volume 1 da coleção, e que foram estudadas para que ficasse evidente a geometria nelas refletida como, por exemplo, elementos que remetem ao estudo de circunferência, círculo, triângulos, ângulos e segmentos de reta. Os resultados mostram que as folhas 8r e 36r contém informações históricas (MENDES, 2015), como desenhos e anotações, que remetem a temas ensinados na geometria da Educação Básica e que podem ser mobilizadas para o ensino de geometria, nesse Nível, por meio da elaboração de problematizações, nos termos de Miguel e Mendes (2010). Assim, elaboramos algumas problematizações que poderão ser tomadas como recurso pedagógico pelo professor de matemática da Educação Básica. Entendemos essas problematizações como uma proposta que poderá ser aprimorada e adaptada pelo professor para a sua realidade escolar, pois, é certo que cada escola, cada sala de aula e cada aluno são um universo particular, por isso, a proposta serve de orientação para que o professor faça as adaptações que julgar necessárias à sua efetiva implementação na sala de aula.  EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/345810.30938/bocehm.v7i20.3458Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 392-4052447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3458/3059Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Jeová PereiraMendes, Iran Abreu2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/3458Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:44.487135Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Martins, Jeová Pereira
Leonardo da Vinci; Informações Históricas; Problematizações; Geometria da Educação Básica.
title_short INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CÓDICE ATLÂNTICO DE LEONARDO DA VINCI MOBILIZADAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Martins, Jeová Pereira
author_facet Martins, Jeová Pereira
Mendes, Iran Abreu
author_role author
author2 Mendes, Iran Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Jeová Pereira
Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Leonardo da Vinci; Informações Históricas; Problematizações; Geometria da Educação Básica.
topic Leonardo da Vinci; Informações Históricas; Problematizações; Geometria da Educação Básica.
description O ensino de Geometria ocupa papel relevante dentre as pesquisas do Campo da Educação Matemática brasileira. Assim, este trabalho de cunho qualitativo tem como objetivo mobilizar informações históricas do Códice Atlântico de Leonardo da Vinci para o ensino de Geometria na Educação Básica. Trata-se de um manuscrito do século XVI que contém 1119 folhas de desenhos e anotações de Da Vinci cuja edição brasileira, em 10 volumes, contém as folhas de 1 a 602. Tomamos como recorte para este trabalho as folhas 8r e 36r, que estão no volume 1 da coleção, e que foram estudadas para que ficasse evidente a geometria nelas refletida como, por exemplo, elementos que remetem ao estudo de circunferência, círculo, triângulos, ângulos e segmentos de reta. Os resultados mostram que as folhas 8r e 36r contém informações históricas (MENDES, 2015), como desenhos e anotações, que remetem a temas ensinados na geometria da Educação Básica e que podem ser mobilizadas para o ensino de geometria, nesse Nível, por meio da elaboração de problematizações, nos termos de Miguel e Mendes (2010). Assim, elaboramos algumas problematizações que poderão ser tomadas como recurso pedagógico pelo professor de matemática da Educação Básica. Entendemos essas problematizações como uma proposta que poderá ser aprimorada e adaptada pelo professor para a sua realidade escolar, pois, é certo que cada escola, cada sala de aula e cada aluno são um universo particular, por isso, a proposta serve de orientação para que o professor faça as adaptações que julgar necessárias à sua efetiva implementação na sala de aula.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3458
10.30938/bocehm.v7i20.3458
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3458
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v7i20.3458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3458/3059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 392-405
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997990805504