UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Almeida, Eliane Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Albina Brunelli, Osinéia, da Costa, Janíbia Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/103
Resumo: O artigo é proveniente de um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso, mais especificamente em um Programa Federal de Formação de Professores denominado Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. O trabalho pretende divulgar os resultados obtidos durante a realização do estudo das operações matemáticas na resolução de problemas. Participaram, na condição de sujeitos da pesquisa, 44 professores (as) das redes estadual e municipal do estado de Mato Grosso. As análises realizadas foram fundamentadas na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Por fim, os resultados da pesquisa revelaram que a formação continuada contribuiu para a mudança das concepções dos (as) professores (as) envolvidos nesse estudo.
id IFES-1_49078df674d50a23f9159953a4efd5eb
oai_identifier_str oai::article/103
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICAFormação de professoresEducação matemáticaResolução de problemasCampo conceitual aditivoO artigo é proveniente de um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso, mais especificamente em um Programa Federal de Formação de Professores denominado Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. O trabalho pretende divulgar os resultados obtidos durante a realização do estudo das operações matemáticas na resolução de problemas. Participaram, na condição de sujeitos da pesquisa, 44 professores (as) das redes estadual e municipal do estado de Mato Grosso. As análises realizadas foram fundamentadas na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Por fim, os resultados da pesquisa revelaram que a formação continuada contribuiu para a mudança das concepções dos (as) professores (as) envolvidos nesse estudo.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10310.36524/dect.v5i02.103Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 67-942236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/103/99Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Almeida, Eliane AparecidaAlbina Brunelli, Osinéiada Costa, Janíbia Fernanda2019-12-06T17:51:01Zoai::article/103Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:02.391676Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA
title UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA
spellingShingle UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA
Martins Almeida, Eliane Aparecida
Formação de professores
Educação matemática
Resolução de problemas
Campo conceitual aditivo
title_short UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA
title_full UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA
title_fullStr UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA
title_sort UMA ANÁLISE DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DE MATEMÁTICA
author Martins Almeida, Eliane Aparecida
author_facet Martins Almeida, Eliane Aparecida
Albina Brunelli, Osinéia
da Costa, Janíbia Fernanda
author_role author
author2 Albina Brunelli, Osinéia
da Costa, Janíbia Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Almeida, Eliane Aparecida
Albina Brunelli, Osinéia
da Costa, Janíbia Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação matemática
Resolução de problemas
Campo conceitual aditivo
topic Formação de professores
Educação matemática
Resolução de problemas
Campo conceitual aditivo
description O artigo é proveniente de um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso, mais especificamente em um Programa Federal de Formação de Professores denominado Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. O trabalho pretende divulgar os resultados obtidos durante a realização do estudo das operações matemáticas na resolução de problemas. Participaram, na condição de sujeitos da pesquisa, 44 professores (as) das redes estadual e municipal do estado de Mato Grosso. As análises realizadas foram fundamentadas na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud. Por fim, os resultados da pesquisa revelaram que a formação continuada contribuiu para a mudança das concepções dos (as) professores (as) envolvidos nesse estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/103
10.36524/dect.v5i02.103
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/103
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i02.103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/103/99
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 67-94
2236-2150
10.36524/dect.v5i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027566653440