ETNOMATEMÁTICA E INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NOS ESTADOS DO TOCANTINS E DO AMAZONAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA DE MELO, ELISÂNGELA APARECIDA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: RIBEIRO BACURY, GERSON
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1230
Resumo: O artigo em questão resulta das experiências profissionais dos autores com o uso de jogos e de práticas sociais junto aos povos indígenas dos estados do Tocantins e do Amazonas. O texto parte de nossos olhares em relação às vivências dos colaboradores desta investigação – os povos indígenas Xerente, do estado do Tocantins, e os Mura, do estado do Amazonas, abordando como ocorrem suas práticas sociais e realizando um paralelo com as teorias de indisciplina na visão de Moita Lopes (2006), etnomatemática proposta por D’Ambrosio (2002) e de jogos, na perspectiva de Huizinga (2007), de modo a estruturar possibilidades de diálogos na/para a formação de estudantes e de professores indígenas. Nesse intuito, tentamos elucidar a questão de pesquisa: Em que termos o uso de jogos e de práticas socioculturais repercutem ações mobilizadoras na/para formação de estudantes e de professores indígenas que ensinam Matemática? Para tanto, objetivamos investigar o uso de práticas socioculturais e de jogos na/para formação de professores indígenas que ensinam Matemática. A metodologia possui abordagem qualitativa de cunho etnográfico, embasada na observação participante. Em relação aos resultados obtidos, destacamos a nossa contribuição para o ensino e a aprendizagem das matemáticas na formação de estudantes e de professores indígenas por meio de práticas culturais e de recursos aos jogos, possibilitando as interconexões entre a cultura e as práticas sociais com as matemáticas
id UFPI-5_63208cbbbfce6d33c3c89ff5355404e4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1230
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling ETNOMATEMÁTICA E INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NOS ESTADOS DO TOCANTINS E DO AMAZONASFormação de estudantes e de professores indígenasPráticas socioculturais Xerente e MuraEtnomatemáticaEnsino e aprendizagens das matemáticasO artigo em questão resulta das experiências profissionais dos autores com o uso de jogos e de práticas sociais junto aos povos indígenas dos estados do Tocantins e do Amazonas. O texto parte de nossos olhares em relação às vivências dos colaboradores desta investigação – os povos indígenas Xerente, do estado do Tocantins, e os Mura, do estado do Amazonas, abordando como ocorrem suas práticas sociais e realizando um paralelo com as teorias de indisciplina na visão de Moita Lopes (2006), etnomatemática proposta por D’Ambrosio (2002) e de jogos, na perspectiva de Huizinga (2007), de modo a estruturar possibilidades de diálogos na/para a formação de estudantes e de professores indígenas. Nesse intuito, tentamos elucidar a questão de pesquisa: Em que termos o uso de jogos e de práticas socioculturais repercutem ações mobilizadoras na/para formação de estudantes e de professores indígenas que ensinam Matemática? Para tanto, objetivamos investigar o uso de práticas socioculturais e de jogos na/para formação de professores indígenas que ensinam Matemática. A metodologia possui abordagem qualitativa de cunho etnográfico, embasada na observação participante. Em relação aos resultados obtidos, destacamos a nossa contribuição para o ensino e a aprendizagem das matemáticas na formação de estudantes e de professores indígenas por meio de práticas culturais e de recursos aos jogos, possibilitando as interconexões entre a cultura e as práticas sociais com as matemáticasUniversidade Federal do Piauí2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1230Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 264-287Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 264-287Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 264-2872526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1230/1047Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA DE MELO, ELISÂNGELA APARECIDA RIBEIRO BACURY, GERSON 2021-12-16T11:14:48Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1230Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:48Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv ETNOMATEMÁTICA E INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NOS ESTADOS DO TOCANTINS E DO AMAZONAS
title ETNOMATEMÁTICA E INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NOS ESTADOS DO TOCANTINS E DO AMAZONAS
spellingShingle ETNOMATEMÁTICA E INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NOS ESTADOS DO TOCANTINS E DO AMAZONAS
PEREIRA DE MELO, ELISÂNGELA APARECIDA
Formação de estudantes e de professores indígenas
Práticas socioculturais Xerente e Mura
Etnomatemática
Ensino e aprendizagens das matemáticas
title_short ETNOMATEMÁTICA E INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NOS ESTADOS DO TOCANTINS E DO AMAZONAS
title_full ETNOMATEMÁTICA E INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NOS ESTADOS DO TOCANTINS E DO AMAZONAS
title_fullStr ETNOMATEMÁTICA E INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NOS ESTADOS DO TOCANTINS E DO AMAZONAS
title_full_unstemmed ETNOMATEMÁTICA E INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NOS ESTADOS DO TOCANTINS E DO AMAZONAS
title_sort ETNOMATEMÁTICA E INDISCIPLINA: PERSPECTIVAS NA/PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NOS ESTADOS DO TOCANTINS E DO AMAZONAS
author PEREIRA DE MELO, ELISÂNGELA APARECIDA
author_facet PEREIRA DE MELO, ELISÂNGELA APARECIDA
RIBEIRO BACURY, GERSON
author_role author
author2 RIBEIRO BACURY, GERSON
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA DE MELO, ELISÂNGELA APARECIDA
RIBEIRO BACURY, GERSON
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de estudantes e de professores indígenas
Práticas socioculturais Xerente e Mura
Etnomatemática
Ensino e aprendizagens das matemáticas
topic Formação de estudantes e de professores indígenas
Práticas socioculturais Xerente e Mura
Etnomatemática
Ensino e aprendizagens das matemáticas
description O artigo em questão resulta das experiências profissionais dos autores com o uso de jogos e de práticas sociais junto aos povos indígenas dos estados do Tocantins e do Amazonas. O texto parte de nossos olhares em relação às vivências dos colaboradores desta investigação – os povos indígenas Xerente, do estado do Tocantins, e os Mura, do estado do Amazonas, abordando como ocorrem suas práticas sociais e realizando um paralelo com as teorias de indisciplina na visão de Moita Lopes (2006), etnomatemática proposta por D’Ambrosio (2002) e de jogos, na perspectiva de Huizinga (2007), de modo a estruturar possibilidades de diálogos na/para a formação de estudantes e de professores indígenas. Nesse intuito, tentamos elucidar a questão de pesquisa: Em que termos o uso de jogos e de práticas socioculturais repercutem ações mobilizadoras na/para formação de estudantes e de professores indígenas que ensinam Matemática? Para tanto, objetivamos investigar o uso de práticas socioculturais e de jogos na/para formação de professores indígenas que ensinam Matemática. A metodologia possui abordagem qualitativa de cunho etnográfico, embasada na observação participante. Em relação aos resultados obtidos, destacamos a nossa contribuição para o ensino e a aprendizagem das matemáticas na formação de estudantes e de professores indígenas por meio de práticas culturais e de recursos aos jogos, possibilitando as interconexões entre a cultura e as práticas sociais com as matemáticas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1230
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1230/1047
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 36 (2017); 264-287
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 36 (2017); 264-287
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 36 (2017); 264-287
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442902982656