A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Salsa, Ivone da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/236
Resumo: Neste artigo, o objeto de minhas reflexões é o erro do aluno na sua dimensão didático-pedagógica, isto é, o erro em cenários nos quais são desenvolvidos processos formais de ensino e de aprendizagem. Pesquisas  têm  mostrado  que,  amiúde,  esse  erro  é  percebido  pelo  professor  como  um  elemento negativo, quase sempre consequência da falta de atenção ou de estudo do aluno, tendo como destino, sua eliminação. No decorrer das discussões aqui entabuladas, defendo a tese de que o erro do aluno, gerado nas entranhas dos processos de ensino e de aprendizagem, constitui-se em uma ferramenta mediadora do conhecimento, podendo ser um grande aliado às ações didáticas do professor em suas tarefas  de  ensino.  Para  sustentar  minha  defesa  sobre  o  referido  objeto  de  estudo  teci  minhas discussões, amparada nas ideias propostas por Giordan (1985); Aquino (1997); Luckesi (2006); Cury (1994; 2005; 2007; 2008); Pinto (2002); Torre (2007); Hoffmann (2007). Esses e outros autores têm iluminado minha jornada de estudos, ajudando-me a compreender mais profundamente o erro do aluno na dimensão didático-pedagógica. Com este artigo espero despertar a atenção para este campo do Saber, pois, acredito que a análise do erro do aluno tem muita contribuição a dar às ações didáticas do professor, e, por isso mesmo, esse erro deve ser encarado como uma luz que traz à tona lacunas no processo de aprendizagem, fornecendo dessa maneira, valiosas pistas para os procedimentos de ensino.
id UFPA-6_880f6383b0d9f9b5e0e64550738cbfb6
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/236
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagemErro do alunoFormação docenteAvaliaçãoNeste artigo, o objeto de minhas reflexões é o erro do aluno na sua dimensão didático-pedagógica, isto é, o erro em cenários nos quais são desenvolvidos processos formais de ensino e de aprendizagem. Pesquisas  têm  mostrado  que,  amiúde,  esse  erro  é  percebido  pelo  professor  como  um  elemento negativo, quase sempre consequência da falta de atenção ou de estudo do aluno, tendo como destino, sua eliminação. No decorrer das discussões aqui entabuladas, defendo a tese de que o erro do aluno, gerado nas entranhas dos processos de ensino e de aprendizagem, constitui-se em uma ferramenta mediadora do conhecimento, podendo ser um grande aliado às ações didáticas do professor em suas tarefas  de  ensino.  Para  sustentar  minha  defesa  sobre  o  referido  objeto  de  estudo  teci  minhas discussões, amparada nas ideias propostas por Giordan (1985); Aquino (1997); Luckesi (2006); Cury (1994; 2005; 2007; 2008); Pinto (2002); Torre (2007); Hoffmann (2007). Esses e outros autores têm iluminado minha jornada de estudos, ajudando-me a compreender mais profundamente o erro do aluno na dimensão didático-pedagógica. Com este artigo espero despertar a atenção para este campo do Saber, pois, acredito que a análise do erro do aluno tem muita contribuição a dar às ações didáticas do professor, e, por isso mesmo, esse erro deve ser encarado como uma luz que traz à tona lacunas no processo de aprendizagem, fornecendo dessa maneira, valiosas pistas para os procedimentos de ensino.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/236REMATEC; v. 12 n. 26 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/236/237Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Salsa, Ivone da2022-10-15T13:30:09Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/236Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:09Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem
title A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem
spellingShingle A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem
Silva Salsa, Ivone da
Erro do aluno
Formação docente
Avaliação
title_short A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem
title_full A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem
title_fullStr A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem
title_full_unstemmed A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem
title_sort A importância do erro do aluno em processos de ensino e de aprendizagem
author Silva Salsa, Ivone da
author_facet Silva Salsa, Ivone da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Salsa, Ivone da
dc.subject.por.fl_str_mv Erro do aluno
Formação docente
Avaliação
topic Erro do aluno
Formação docente
Avaliação
description Neste artigo, o objeto de minhas reflexões é o erro do aluno na sua dimensão didático-pedagógica, isto é, o erro em cenários nos quais são desenvolvidos processos formais de ensino e de aprendizagem. Pesquisas  têm  mostrado  que,  amiúde,  esse  erro  é  percebido  pelo  professor  como  um  elemento negativo, quase sempre consequência da falta de atenção ou de estudo do aluno, tendo como destino, sua eliminação. No decorrer das discussões aqui entabuladas, defendo a tese de que o erro do aluno, gerado nas entranhas dos processos de ensino e de aprendizagem, constitui-se em uma ferramenta mediadora do conhecimento, podendo ser um grande aliado às ações didáticas do professor em suas tarefas  de  ensino.  Para  sustentar  minha  defesa  sobre  o  referido  objeto  de  estudo  teci  minhas discussões, amparada nas ideias propostas por Giordan (1985); Aquino (1997); Luckesi (2006); Cury (1994; 2005; 2007; 2008); Pinto (2002); Torre (2007); Hoffmann (2007). Esses e outros autores têm iluminado minha jornada de estudos, ajudando-me a compreender mais profundamente o erro do aluno na dimensão didático-pedagógica. Com este artigo espero despertar a atenção para este campo do Saber, pois, acredito que a análise do erro do aluno tem muita contribuição a dar às ações didáticas do professor, e, por isso mesmo, esse erro deve ser encarado como uma luz que traz à tona lacunas no processo de aprendizagem, fornecendo dessa maneira, valiosas pistas para os procedimentos de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/236
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/236/237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 26 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003546427392