A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ananias de Amarante, Janilson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cury, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre a aplicação de um produto educacional elaborado durante uma pesquisa de mestrado profissional, do (nome do programa) da (nome da universidade) e que ocorreu em uma turma regular do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de (nome/UF). O objetivo da pesquisa foi o de analisar uma proposta para o ensino de uma geometria não euclidiana, a geometria do taxista, na Educação Básica, por meio de atividades que simulam problemas envolvendo deslocamentos urbanos usando o Google Maps, realizando o que alguns autores da área denominam experimentação com tecnologias. Para a coleta de dados optou-se pela gravação em áudio da intervenção em uma sala e coleta de registro das respostas escritas dos estudantes para avaliar o conjunto de atividades. Finalmente, discutimos neste texto o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em aulas de Matemática, inclusive, como forma de promoção da cidadania.
id UFPA-6_9037cd2c953f2ebe46f00abcf9673a27
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/517
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidianaEnsino de MatemáticaGeometria do taxistaTecnologias Digitais da Informação e da ComunicaçãoGoogle MapsO artigo apresenta reflexões sobre a aplicação de um produto educacional elaborado durante uma pesquisa de mestrado profissional, do (nome do programa) da (nome da universidade) e que ocorreu em uma turma regular do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de (nome/UF). O objetivo da pesquisa foi o de analisar uma proposta para o ensino de uma geometria não euclidiana, a geometria do taxista, na Educação Básica, por meio de atividades que simulam problemas envolvendo deslocamentos urbanos usando o Google Maps, realizando o que alguns autores da área denominam experimentação com tecnologias. Para a coleta de dados optou-se pela gravação em áudio da intervenção em uma sala e coleta de registro das respostas escritas dos estudantes para avaliar o conjunto de atividades. Finalmente, discutimos neste texto o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em aulas de Matemática, inclusive, como forma de promoção da cidadania.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/51710.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023036.id517REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230362675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517/518Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnanias de Amarante, JanilsonCury, Fernando2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/517Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana
title A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana
spellingShingle A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana
Ananias de Amarante, Janilson
Ensino de Matemática
Geometria do taxista
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Google Maps
title_short A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana
title_full A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana
title_fullStr A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana
title_full_unstemmed A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana
title_sort A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana
author Ananias de Amarante, Janilson
author_facet Ananias de Amarante, Janilson
Cury, Fernando
author_role author
author2 Cury, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ananias de Amarante, Janilson
Cury, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Geometria do taxista
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Google Maps
topic Ensino de Matemática
Geometria do taxista
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
Google Maps
description O artigo apresenta reflexões sobre a aplicação de um produto educacional elaborado durante uma pesquisa de mestrado profissional, do (nome do programa) da (nome da universidade) e que ocorreu em uma turma regular do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de (nome/UF). O objetivo da pesquisa foi o de analisar uma proposta para o ensino de uma geometria não euclidiana, a geometria do taxista, na Educação Básica, por meio de atividades que simulam problemas envolvendo deslocamentos urbanos usando o Google Maps, realizando o que alguns autores da área denominam experimentação com tecnologias. Para a coleta de dados optou-se pela gravação em áudio da intervenção em uma sala e coleta de registro das respostas escritas dos estudantes para avaliar o conjunto de atividades. Finalmente, discutimos neste texto o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em aulas de Matemática, inclusive, como forma de promoção da cidadania.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023036.id517
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023036.id517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517/518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023036
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002210541568