A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões sobre a aplicação de um produto educacional elaborado durante uma pesquisa de mestrado profissional, do (nome do programa) da (nome da universidade) e que ocorreu em uma turma regular do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de (nome/UF). O objetivo da pesquisa foi o de analisar uma proposta para o ensino de uma geometria não euclidiana, a geometria do taxista, na Educação Básica, por meio de atividades que simulam problemas envolvendo deslocamentos urbanos usando o Google Maps, realizando o que alguns autores da área denominam experimentação com tecnologias. Para a coleta de dados optou-se pela gravação em áudio da intervenção em uma sala e coleta de registro das respostas escritas dos estudantes para avaliar o conjunto de atividades. Finalmente, discutimos neste texto o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em aulas de Matemática, inclusive, como forma de promoção da cidadania. |
id |
UFPA-6_9037cd2c953f2ebe46f00abcf9673a27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/517 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidianaEnsino de MatemáticaGeometria do taxistaTecnologias Digitais da Informação e da ComunicaçãoGoogle MapsO artigo apresenta reflexões sobre a aplicação de um produto educacional elaborado durante uma pesquisa de mestrado profissional, do (nome do programa) da (nome da universidade) e que ocorreu em uma turma regular do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de (nome/UF). O objetivo da pesquisa foi o de analisar uma proposta para o ensino de uma geometria não euclidiana, a geometria do taxista, na Educação Básica, por meio de atividades que simulam problemas envolvendo deslocamentos urbanos usando o Google Maps, realizando o que alguns autores da área denominam experimentação com tecnologias. Para a coleta de dados optou-se pela gravação em áudio da intervenção em uma sala e coleta de registro das respostas escritas dos estudantes para avaliar o conjunto de atividades. Finalmente, discutimos neste texto o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em aulas de Matemática, inclusive, como forma de promoção da cidadania.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/51710.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023036.id517REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230362675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517/518Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnanias de Amarante, JanilsonCury, Fernando2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/517Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana |
title |
A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana |
spellingShingle |
A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana Ananias de Amarante, Janilson Ensino de Matemática Geometria do taxista Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação Google Maps |
title_short |
A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana |
title_full |
A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana |
title_fullStr |
A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana |
title_full_unstemmed |
A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana |
title_sort |
A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana |
author |
Ananias de Amarante, Janilson |
author_facet |
Ananias de Amarante, Janilson Cury, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Cury, Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ananias de Amarante, Janilson Cury, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Geometria do taxista Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação Google Maps |
topic |
Ensino de Matemática Geometria do taxista Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação Google Maps |
description |
O artigo apresenta reflexões sobre a aplicação de um produto educacional elaborado durante uma pesquisa de mestrado profissional, do (nome do programa) da (nome da universidade) e que ocorreu em uma turma regular do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de (nome/UF). O objetivo da pesquisa foi o de analisar uma proposta para o ensino de uma geometria não euclidiana, a geometria do taxista, na Educação Básica, por meio de atividades que simulam problemas envolvendo deslocamentos urbanos usando o Google Maps, realizando o que alguns autores da área denominam experimentação com tecnologias. Para a coleta de dados optou-se pela gravação em áudio da intervenção em uma sala e coleta de registro das respostas escritas dos estudantes para avaliar o conjunto de atividades. Finalmente, discutimos neste texto o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em aulas de Matemática, inclusive, como forma de promoção da cidadania. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023036.id517 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023036.id517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517/518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023036 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002210541568 |