EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/367 |
Resumo: | O Programa Etnomatemática pode ser visto como potencializador e dinamizador na implementação da Lei 10639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar. Para o contexto da prática docente em Matemática, acredita-se em ações afirmativas e didático-pedagógicas que ressaltam os valores civilizatórios afro-brasileiros, presentes nos saberes e fazeres de matriz africana. Essa proposta ganha força no estabelecimento de novos diálogos teóricos, a fim de promover uma Educação Matemática antirracista, ressaltando a reconstrução do discurso pedagógico, o respeito e o estudo da recriação nas diferentes raízes da cultura brasileira. |
id |
UFPA-6_9212fd9f19b054d31637e99ecd0d244c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/367 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICAEtnomatemáticaEducação MatemáticaLei 10639/03O Programa Etnomatemática pode ser visto como potencializador e dinamizador na implementação da Lei 10639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar. Para o contexto da prática docente em Matemática, acredita-se em ações afirmativas e didático-pedagógicas que ressaltam os valores civilizatórios afro-brasileiros, presentes nos saberes e fazeres de matriz africana. Essa proposta ganha força no estabelecimento de novos diálogos teóricos, a fim de promover uma Educação Matemática antirracista, ressaltando a reconstrução do discurso pedagógico, o respeito e o estudo da recriação nas diferentes raízes da cultura brasileira.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2012-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/367REMATEC; v. 7 n. 11 (2012)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/367/367Copyright (c) 2012 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cristiane Coppe de2022-10-15T13:57:07Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/367Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:57:07Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA |
title |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA Oliveira, Cristiane Coppe de Etnomatemática Educação Matemática Lei 10639/03 |
title_short |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA |
title_full |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA |
title_sort |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANTIRRACISTA E O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA |
author |
Oliveira, Cristiane Coppe de |
author_facet |
Oliveira, Cristiane Coppe de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cristiane Coppe de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Educação Matemática Lei 10639/03 |
topic |
Etnomatemática Educação Matemática Lei 10639/03 |
description |
O Programa Etnomatemática pode ser visto como potencializador e dinamizador na implementação da Lei 10639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar. Para o contexto da prática docente em Matemática, acredita-se em ações afirmativas e didático-pedagógicas que ressaltam os valores civilizatórios afro-brasileiros, presentes nos saberes e fazeres de matriz africana. Essa proposta ganha força no estabelecimento de novos diálogos teóricos, a fim de promover uma Educação Matemática antirracista, ressaltando a reconstrução do discurso pedagógico, o respeito e o estudo da recriação nas diferentes raízes da cultura brasileira. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/367 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/367/367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 7 n. 11 (2012) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004203884544 |