Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44 |
Resumo: | Neste texto apresentamos o relato de uma experiência vivida por quatro professores de matemática de uma escola pública de um município do Estado de São Paulo, Brasil. Os professores elaboraram uma proposta de atividade que foi efetivada em um evento organizado pela escola com o objetivo de explorar conteúdos curriculares de uma forma diferenciada. A opção deles foi por tarefas de exploração com o software GeoGebra. Para relatar a experiência, descrevemos as tarefas feitas pelos alunos. As ações dos alunos foram acompanhadas e filmadas para análise posterior no grupo de professores. Várias questões foram feitas aos alunos para que falassem sobre a exploração realizada e explicitassem os conteúdos matemáticos mobilizados. Transcrevendo a gravação, produzimos este texto com um recorte das situações vividas no qual destacamos indícios de uma potencialidade para ver matematicamente e para, por meio do movimento com o software, realizar operações relevantes para o desenvolvimento da habilidade visual. |
id |
UFPA-6_a8eeb5029c3403188742eda30766f8a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/44 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebraEducação MatemáticaTecnologias digitaisVisualizaçãoInvestigaçãoFormação de professoresNeste texto apresentamos o relato de uma experiência vivida por quatro professores de matemática de uma escola pública de um município do Estado de São Paulo, Brasil. Os professores elaboraram uma proposta de atividade que foi efetivada em um evento organizado pela escola com o objetivo de explorar conteúdos curriculares de uma forma diferenciada. A opção deles foi por tarefas de exploração com o software GeoGebra. Para relatar a experiência, descrevemos as tarefas feitas pelos alunos. As ações dos alunos foram acompanhadas e filmadas para análise posterior no grupo de professores. Várias questões foram feitas aos alunos para que falassem sobre a exploração realizada e explicitassem os conteúdos matemáticos mobilizados. Transcrevendo a gravação, produzimos este texto com um recorte das situações vividas no qual destacamos indícios de uma potencialidade para ver matematicamente e para, por meio do movimento com o software, realizar operações relevantes para o desenvolvimento da habilidade visual.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/4410.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p160-178.id343REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 160-1782675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44/43Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro Batista, CarolinaMonteiro Paulo, Rosa2022-11-17T22:35:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/44Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:35:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra |
title |
Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra |
spellingShingle |
Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra Cordeiro Batista, Carolina Educação Matemática Tecnologias digitais Visualização Investigação Formação de professores |
title_short |
Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra |
title_full |
Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra |
title_fullStr |
Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra |
title_sort |
Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra |
author |
Cordeiro Batista, Carolina |
author_facet |
Cordeiro Batista, Carolina Monteiro Paulo, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro Paulo, Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro Batista, Carolina Monteiro Paulo, Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Tecnologias digitais Visualização Investigação Formação de professores |
topic |
Educação Matemática Tecnologias digitais Visualização Investigação Formação de professores |
description |
Neste texto apresentamos o relato de uma experiência vivida por quatro professores de matemática de uma escola pública de um município do Estado de São Paulo, Brasil. Os professores elaboraram uma proposta de atividade que foi efetivada em um evento organizado pela escola com o objetivo de explorar conteúdos curriculares de uma forma diferenciada. A opção deles foi por tarefas de exploração com o software GeoGebra. Para relatar a experiência, descrevemos as tarefas feitas pelos alunos. As ações dos alunos foram acompanhadas e filmadas para análise posterior no grupo de professores. Várias questões foram feitas aos alunos para que falassem sobre a exploração realizada e explicitassem os conteúdos matemáticos mobilizados. Transcrevendo a gravação, produzimos este texto com um recorte das situações vividas no qual destacamos indícios de uma potencialidade para ver matematicamente e para, por meio do movimento com o software, realizar operações relevantes para o desenvolvimento da habilidade visual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p160-178.id343 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p160-178.id343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44/43 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 160-178 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002726440960 |