Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro Batista, Carolina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Monteiro Paulo, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44
Resumo: Neste texto apresentamos o relato de uma experiência vivida por quatro professores de matemática de uma escola pública de um município do Estado de São Paulo, Brasil. Os professores elaboraram uma proposta de atividade que foi efetivada em um evento organizado pela escola com o objetivo de explorar conteúdos curriculares de uma forma diferenciada. A opção deles foi por tarefas de exploração com o software GeoGebra. Para relatar a experiência, descrevemos as tarefas feitas pelos alunos. As ações dos alunos foram acompanhadas e filmadas para análise posterior no grupo de professores. Várias questões foram feitas aos alunos para que falassem sobre a exploração realizada e explicitassem os conteúdos matemáticos mobilizados. Transcrevendo a gravação, produzimos este texto com um recorte das situações vividas no qual destacamos indícios de uma potencialidade para ver matematicamente e para, por meio do movimento com o software, realizar operações relevantes para o desenvolvimento da habilidade visual.
id UFPA-6_a8eeb5029c3403188742eda30766f8a2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/44
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebraEducação MatemáticaTecnologias digitaisVisualizaçãoInvestigaçãoFormação de professoresNeste texto apresentamos o relato de uma experiência vivida por quatro professores de matemática de uma escola pública de um município do Estado de São Paulo, Brasil. Os professores elaboraram uma proposta de atividade que foi efetivada em um evento organizado pela escola com o objetivo de explorar conteúdos curriculares de uma forma diferenciada. A opção deles foi por tarefas de exploração com o software GeoGebra. Para relatar a experiência, descrevemos as tarefas feitas pelos alunos. As ações dos alunos foram acompanhadas e filmadas para análise posterior no grupo de professores. Várias questões foram feitas aos alunos para que falassem sobre a exploração realizada e explicitassem os conteúdos matemáticos mobilizados. Transcrevendo a gravação, produzimos este texto com um recorte das situações vividas no qual destacamos indícios de uma potencialidade para ver matematicamente e para, por meio do movimento com o software, realizar operações relevantes para o desenvolvimento da habilidade visual.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/4410.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p160-178.id343REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 160-1782675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44/43Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro Batista, CarolinaMonteiro Paulo, Rosa2022-11-17T22:35:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/44Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:35:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra
title Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra
spellingShingle Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra
Cordeiro Batista, Carolina
Educação Matemática
Tecnologias digitais
Visualização
Investigação
Formação de professores
title_short Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra
title_full Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra
title_fullStr Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra
title_full_unstemmed Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra
title_sort Ver e Visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra
author Cordeiro Batista, Carolina
author_facet Cordeiro Batista, Carolina
Monteiro Paulo, Rosa
author_role author
author2 Monteiro Paulo, Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro Batista, Carolina
Monteiro Paulo, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Tecnologias digitais
Visualização
Investigação
Formação de professores
topic Educação Matemática
Tecnologias digitais
Visualização
Investigação
Formação de professores
description Neste texto apresentamos o relato de uma experiência vivida por quatro professores de matemática de uma escola pública de um município do Estado de São Paulo, Brasil. Os professores elaboraram uma proposta de atividade que foi efetivada em um evento organizado pela escola com o objetivo de explorar conteúdos curriculares de uma forma diferenciada. A opção deles foi por tarefas de exploração com o software GeoGebra. Para relatar a experiência, descrevemos as tarefas feitas pelos alunos. As ações dos alunos foram acompanhadas e filmadas para análise posterior no grupo de professores. Várias questões foram feitas aos alunos para que falassem sobre a exploração realizada e explicitassem os conteúdos matemáticos mobilizados. Transcrevendo a gravação, produzimos este texto com um recorte das situações vividas no qual destacamos indícios de uma potencialidade para ver matematicamente e para, por meio do movimento com o software, realizar operações relevantes para o desenvolvimento da habilidade visual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p160-178.id343
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p160-178.id343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/44/43
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 160-178
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002726440960