Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa de Sousa, Giselle
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58
Resumo: O projeto CONEXÕES POTENCIAIS ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TDIC surge firmando-se em três tendências em educação matemática e consolida a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM) desde 2012, tendo buscado, numa abordagem metodológica qualitativa, possibilidade de conjunção das três tendências supracitadas a partir de levantamentos bibliográficos e experiências práticas nas quais o GeoGebra tem papel fundamental. A fim de aclarar as investigações desenvolvidas trazemos, no presente artigo, um panorama da composição de tal pesquisa descrevendo os resultados obtidos até aqui nas diferentes etapas realizadas, dentre as quais se sinaliza o papel e importância do GeoGebra. Assim sendo, como resultado apontamos as lucubrações teóricas que sustentam a aliança e aludem ao apoio dos recursos tecnológicos digitais (TD) ao uso da HM tendo a IM como amálgama. Nesse cenário, chega-se a parâmetros de proposição das atividades-históricas-com-tecnologias e investigações-históricas-com-tecnologias, dentre os quais, o parâmetro recurso mais recorrente aponta para o GeoGebra. Fazendo uso de tal parâmetro, realizamos experiências apoiadas na aliança, que usam o referido recurso, e apresentamos resultados nesse texto.
id UFPA-6_b10f48178776c9d929887b9a700f5aa3
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/58
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IMGeoGebraHistória da MatemáticaTecnologias DigitaisInvestigação MatemáticaO projeto CONEXÕES POTENCIAIS ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TDIC surge firmando-se em três tendências em educação matemática e consolida a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM) desde 2012, tendo buscado, numa abordagem metodológica qualitativa, possibilidade de conjunção das três tendências supracitadas a partir de levantamentos bibliográficos e experiências práticas nas quais o GeoGebra tem papel fundamental. A fim de aclarar as investigações desenvolvidas trazemos, no presente artigo, um panorama da composição de tal pesquisa descrevendo os resultados obtidos até aqui nas diferentes etapas realizadas, dentre as quais se sinaliza o papel e importância do GeoGebra. Assim sendo, como resultado apontamos as lucubrações teóricas que sustentam a aliança e aludem ao apoio dos recursos tecnológicos digitais (TD) ao uso da HM tendo a IM como amálgama. Nesse cenário, chega-se a parâmetros de proposição das atividades-históricas-com-tecnologias e investigações-históricas-com-tecnologias, dentre os quais, o parâmetro recurso mais recorrente aponta para o GeoGebra. Fazendo uso de tal parâmetro, realizamos experiências apoiadas na aliança, que usam o referido recurso, e apresentamos resultados nesse texto.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/5810.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310REMATEC; v. 16 n. 37 (2021); 140-1592675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58/57Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta de Sousa, Giselle2022-11-17T22:37:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/58Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM
title Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM
spellingShingle Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM
Costa de Sousa, Giselle
GeoGebra
História da Matemática
Tecnologias Digitais
Investigação Matemática
title_short Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM
title_full Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM
title_fullStr Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM
title_full_unstemmed Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM
title_sort Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM
author Costa de Sousa, Giselle
author_facet Costa de Sousa, Giselle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa de Sousa, Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra
História da Matemática
Tecnologias Digitais
Investigação Matemática
topic GeoGebra
História da Matemática
Tecnologias Digitais
Investigação Matemática
description O projeto CONEXÕES POTENCIAIS ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TDIC surge firmando-se em três tendências em educação matemática e consolida a aliança entre História da Matemática (HM), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM) desde 2012, tendo buscado, numa abordagem metodológica qualitativa, possibilidade de conjunção das três tendências supracitadas a partir de levantamentos bibliográficos e experiências práticas nas quais o GeoGebra tem papel fundamental. A fim de aclarar as investigações desenvolvidas trazemos, no presente artigo, um panorama da composição de tal pesquisa descrevendo os resultados obtidos até aqui nas diferentes etapas realizadas, dentre as quais se sinaliza o papel e importância do GeoGebra. Assim sendo, como resultado apontamos as lucubrações teóricas que sustentam a aliança e aludem ao apoio dos recursos tecnológicos digitais (TD) ao uso da HM tendo a IM como amálgama. Nesse cenário, chega-se a parâmetros de proposição das atividades-históricas-com-tecnologias e investigações-históricas-com-tecnologias, dentre os quais, o parâmetro recurso mais recorrente aponta para o GeoGebra. Fazendo uso de tal parâmetro, realizamos experiências apoiadas na aliança, que usam o referido recurso, e apresentamos resultados nesse texto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58/57
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 16 n. 37 (2021); 140-159
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002746363904