Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/175 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão de natureza filosófica sobre os usos da expressão alfabetização matemática nos documentos oficiais do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), encontrados no site do Ministério da Educação (MEC), a fim de identificar algumas das diretrizes que norteiam a prática da alfabetização matemática no Brasil, as quais pressupõem uma realidade matemática subjacente aos diversos modos de representação de uma situação empírica. Recorremos a algumas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, para evidenciar nestes documentos algumas confusões conceituais que podem levar a dificuldades de aprendizagem, na medida em que se busca fundamentos últimos da atividade matemática no universo extralinguístico e/ou não se tem clareza do uso (descritivo ou gramatical) de seus conceitos e/ou expressões matemáticas nos seus diversos contextos de aplicação. Ao final, a partir da concepção de “jogo de linguagem” de Wittgenstein e de seu conceito de “semelhanças de família”, fazemos uma análise crítica de uma das atividades propostas nestes documentos em que identificamos uma abordagem referencial de conceitos e expressões linguísticas da matemática que pode explicar, em parte, o fato de que as políticas públicas, em vigor, têm sido insuficientes para diminuir os problemas relativos à alfabetização matemática. |
id |
UFPA-6_a9a94360fb710833d345679ad8317c2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/175 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Educação MatemáticaAlfabetização MatemáticaLinguagemPNAICWittgensteinTrata-se de uma reflexão de natureza filosófica sobre os usos da expressão alfabetização matemática nos documentos oficiais do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), encontrados no site do Ministério da Educação (MEC), a fim de identificar algumas das diretrizes que norteiam a prática da alfabetização matemática no Brasil, as quais pressupõem uma realidade matemática subjacente aos diversos modos de representação de uma situação empírica. Recorremos a algumas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, para evidenciar nestes documentos algumas confusões conceituais que podem levar a dificuldades de aprendizagem, na medida em que se busca fundamentos últimos da atividade matemática no universo extralinguístico e/ou não se tem clareza do uso (descritivo ou gramatical) de seus conceitos e/ou expressões matemáticas nos seus diversos contextos de aplicação. Ao final, a partir da concepção de “jogo de linguagem” de Wittgenstein e de seu conceito de “semelhanças de família”, fazemos uma análise crítica de uma das atividades propostas nestes documentos em que identificamos uma abordagem referencial de conceitos e expressões linguísticas da matemática que pode explicar, em parte, o fato de que as políticas públicas, em vigor, têm sido insuficientes para diminuir os problemas relativos à alfabetização matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17510.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p192-212.id195REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 192-2122675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/175/174Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Cíntia MariaCornelia Gottschalk, Cristiane Maria2022-11-17T22:44:17Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/175Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:17Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title |
Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
spellingShingle |
Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Cardoso, Cíntia Maria Educação Matemática Alfabetização Matemática Linguagem PNAIC Wittgenstein |
title_short |
Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_full |
Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_fullStr |
Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_full_unstemmed |
Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_sort |
Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
author |
Cardoso, Cíntia Maria |
author_facet |
Cardoso, Cíntia Maria Cornelia Gottschalk, Cristiane Maria |
author_role |
author |
author2 |
Cornelia Gottschalk, Cristiane Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Cíntia Maria Cornelia Gottschalk, Cristiane Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Alfabetização Matemática Linguagem PNAIC Wittgenstein |
topic |
Educação Matemática Alfabetização Matemática Linguagem PNAIC Wittgenstein |
description |
Trata-se de uma reflexão de natureza filosófica sobre os usos da expressão alfabetização matemática nos documentos oficiais do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), encontrados no site do Ministério da Educação (MEC), a fim de identificar algumas das diretrizes que norteiam a prática da alfabetização matemática no Brasil, as quais pressupõem uma realidade matemática subjacente aos diversos modos de representação de uma situação empírica. Recorremos a algumas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, para evidenciar nestes documentos algumas confusões conceituais que podem levar a dificuldades de aprendizagem, na medida em que se busca fundamentos últimos da atividade matemática no universo extralinguístico e/ou não se tem clareza do uso (descritivo ou gramatical) de seus conceitos e/ou expressões matemáticas nos seus diversos contextos de aplicação. Ao final, a partir da concepção de “jogo de linguagem” de Wittgenstein e de seu conceito de “semelhanças de família”, fazemos uma análise crítica de uma das atividades propostas nestes documentos em que identificamos uma abordagem referencial de conceitos e expressões linguísticas da matemática que pode explicar, em parte, o fato de que as políticas públicas, em vigor, têm sido insuficientes para diminuir os problemas relativos à alfabetização matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/175 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p192-212.id195 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/175 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p192-212.id195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/175/174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 192-212 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003194105856 |