Algumas Considerações sobre a Alfabetização Matemática no Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Cíntia Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cornelia Gottschalk, Cristiane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/175
Resumo: Trata-se de uma reflexão de natureza filosófica sobre os usos da expressão alfabetização matemática nos documentos oficiais do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), encontrados no site do Ministério da Educação (MEC), a fim de identificar algumas das diretrizes que norteiam a prática da alfabetização matemática no Brasil, as quais pressupõem uma realidade matemática subjacente aos diversos modos de representação de uma situação empírica. Recorremos a algumas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, para evidenciar nestes documentos algumas confusões conceituais que podem levar a dificuldades de aprendizagem, na medida em que se busca fundamentos últimos da atividade matemática no universo extralinguístico e/ou não se tem clareza do uso (descritivo ou gramatical) de seus conceitos e/ou expressões matemáticas nos seus diversos contextos de aplicação. Ao final, a partir da concepção de “jogo de linguagem” de Wittgenstein e de seu conceito de “semelhanças de família”, fazemos uma análise crítica de uma das atividades propostas nestes documentos em que identificamos uma abordagem referencial de conceitos e expressões linguísticas da matemática que pode explicar, em parte, o fato de que as políticas públicas, em vigor, têm sido insuficientes para diminuir os problemas relativos à alfabetização matemática.
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