OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jucá, Rosineide Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sá, Pedro Franco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas sociais desenvolvidas com os números decimais e que foram um dos argumentos expostos no la disme de Simon Stevin para justificar a sua proposição. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos uma revisão bibliográfica sobre a sociologia das atividades matemáticas e o desenvolvimento dos números decimais e sua sistematização por Simon Stevin. Observamos que a sistematização de Stevin dos números decimais possibilitou um melhor desenvolvimento das práticas sociais de sua época e permitiu posteriormente a criação do sistema de pesos e medidas. Entretanto, constatamos que apesar da criação dos números decimais ter ocorrido no século XVI, estes números somente aparecem nos manuais franceses de aritmética a partir do século XVIII.
id SBHMAT_29509adc3a4ef4cd48e34e68dc52752f
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/202
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociaisHistória da Educação matemáticaHistória da matemáticaNúmeros decimaisPráticas sociaisEste trabalho tem por objetivo investigar as práticas sociais desenvolvidas com os números decimais e que foram um dos argumentos expostos no la disme de Simon Stevin para justificar a sua proposição. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos uma revisão bibliográfica sobre a sociologia das atividades matemáticas e o desenvolvimento dos números decimais e sua sistematização por Simon Stevin. Observamos que a sistematização de Stevin dos números decimais possibilitou um melhor desenvolvimento das práticas sociais de sua época e permitiu posteriormente a criação do sistema de pesos e medidas. Entretanto, constatamos que apesar da criação dos números decimais ter ocorrido no século XVI, estes números somente aparecem nos manuais franceses de aritmética a partir do século XVIII.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202/151Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessJucá, Rosineide SousaSá, Pedro Franco de2023-12-13T15:07:45Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/202Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:07:45Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais
title OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais
spellingShingle OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais
Jucá, Rosineide Sousa
História da Educação matemática
História da matemática
Números decimais
Práticas sociais
title_short OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais
title_full OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais
title_fullStr OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais
title_full_unstemmed OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais
title_sort OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais
author Jucá, Rosineide Sousa
author_facet Jucá, Rosineide Sousa
Sá, Pedro Franco de
author_role author
author2 Sá, Pedro Franco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jucá, Rosineide Sousa
Sá, Pedro Franco de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação matemática
História da matemática
Números decimais
Práticas sociais
topic História da Educação matemática
História da matemática
Números decimais
Práticas sociais
description Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas sociais desenvolvidas com os números decimais e que foram um dos argumentos expostos no la disme de Simon Stevin para justificar a sua proposição. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos uma revisão bibliográfica sobre a sociologia das atividades matemáticas e o desenvolvimento dos números decimais e sua sistematização por Simon Stevin. Observamos que a sistematização de Stevin dos números decimais possibilitou um melhor desenvolvimento das práticas sociais de sua época e permitiu posteriormente a criação do sistema de pesos e medidas. Entretanto, constatamos que apesar da criação dos números decimais ter ocorrido no século XVI, estes números somente aparecem nos manuais franceses de aritmética a partir do século XVIII.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202/151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462372941824