Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/567 |
Resumo: | Este artigo busca discutir o processo de sistematização de novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe a partir da atuação do expert Helvécio Ferreira de Andrade nas décadas de 1910, 1920 e 1930. Nas análises foram consideradas as propostas elaboradas pelo expert e a proposta vigente anteriormente; pesquisas já concluídas que dialogam com esta proposta; e o verbete de Helvécio de Andrade no Dicionário dos Experts. Os resultados apontam, nas propostas elaboradas na década de 1910 e primeira metade da década de 1920, para uma aritmética relacionada às proposições do Método Intuitivo. Os professores, para ensinar essa aritmética, precisavam saber fazer uso dos materiais de forma a estimular os sentidos das crianças organizando situações de ensino nas quais os alunos pudessem ver, manipular, contar e comparar objetos manipuláveis; em preparo para uma aritmética mais abstrata. Nas propostas da segunda metade da década de 1920 e início de 1930, Helvécio reorganizou os saberes propostos por ele mesmo como uma resposta às proposições advindas dos debates da Escola Nova. Os professores, para ensinar essa nova aritmética, precisavam saber relacionar o ensino de aritmética aos “centros de interesse” priorizando os temas que melhor atendessem a essa demanda: problemas de “interesse prático”, cálculo mental, relação dos números decimais com o sistema métrico decimal e juros. |
id |
UFPA-6_c799717826471f6622fe661608af25b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/567 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipeistória da educação matemáticaAritméticaExpertSaberesEnsino PrimárioEste artigo busca discutir o processo de sistematização de novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe a partir da atuação do expert Helvécio Ferreira de Andrade nas décadas de 1910, 1920 e 1930. Nas análises foram consideradas as propostas elaboradas pelo expert e a proposta vigente anteriormente; pesquisas já concluídas que dialogam com esta proposta; e o verbete de Helvécio de Andrade no Dicionário dos Experts. Os resultados apontam, nas propostas elaboradas na década de 1910 e primeira metade da década de 1920, para uma aritmética relacionada às proposições do Método Intuitivo. Os professores, para ensinar essa aritmética, precisavam saber fazer uso dos materiais de forma a estimular os sentidos das crianças organizando situações de ensino nas quais os alunos pudessem ver, manipular, contar e comparar objetos manipuláveis; em preparo para uma aritmética mais abstrata. Nas propostas da segunda metade da década de 1920 e início de 1930, Helvécio reorganizou os saberes propostos por ele mesmo como uma resposta às proposições advindas dos debates da Escola Nova. Os professores, para ensinar essa nova aritmética, precisavam saber relacionar o ensino de aritmética aos “centros de interesse” priorizando os temas que melhor atendessem a essa demanda: problemas de “interesse prático”, cálculo mental, relação dos números decimais com o sistema métrico decimal e juros.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/56710.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023003.id567REMATEC; v. 18 n. 46 (2023): Novos saberes para professores que ensinam matemática: a produção curricular e os experts no Brasil (1850-2000) ; e20230032675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/567/512Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertini, Luciane de FatimaSilva, Sidnéia Almeida2023-11-09T00:50:47Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/567Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-11-09T00:50:47Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe |
title |
Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe |
spellingShingle |
Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe Bertini, Luciane de Fatima istória da educação matemática Aritmética Expert Saberes Ensino Primário |
title_short |
Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe |
title_full |
Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe |
title_fullStr |
Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe |
title_full_unstemmed |
Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe |
title_sort |
Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe |
author |
Bertini, Luciane de Fatima |
author_facet |
Bertini, Luciane de Fatima Silva, Sidnéia Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Sidnéia Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertini, Luciane de Fatima Silva, Sidnéia Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
istória da educação matemática Aritmética Expert Saberes Ensino Primário |
topic |
istória da educação matemática Aritmética Expert Saberes Ensino Primário |
description |
Este artigo busca discutir o processo de sistematização de novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe a partir da atuação do expert Helvécio Ferreira de Andrade nas décadas de 1910, 1920 e 1930. Nas análises foram consideradas as propostas elaboradas pelo expert e a proposta vigente anteriormente; pesquisas já concluídas que dialogam com esta proposta; e o verbete de Helvécio de Andrade no Dicionário dos Experts. Os resultados apontam, nas propostas elaboradas na década de 1910 e primeira metade da década de 1920, para uma aritmética relacionada às proposições do Método Intuitivo. Os professores, para ensinar essa aritmética, precisavam saber fazer uso dos materiais de forma a estimular os sentidos das crianças organizando situações de ensino nas quais os alunos pudessem ver, manipular, contar e comparar objetos manipuláveis; em preparo para uma aritmética mais abstrata. Nas propostas da segunda metade da década de 1920 e início de 1930, Helvécio reorganizou os saberes propostos por ele mesmo como uma resposta às proposições advindas dos debates da Escola Nova. Os professores, para ensinar essa nova aritmética, precisavam saber relacionar o ensino de aritmética aos “centros de interesse” priorizando os temas que melhor atendessem a essa demanda: problemas de “interesse prático”, cálculo mental, relação dos números decimais com o sistema métrico decimal e juros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/567 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023003.id567 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/567 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023003.id567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/567/512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 46 (2023): Novos saberes para professores que ensinam matemática: a produção curricular e os experts no Brasil (1850-2000) ; e2023003 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002253533184 |