Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertini, Luciane de Fatima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Sidnéia Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/567
Resumo: Este artigo busca discutir o processo de sistematização de novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe a partir da atuação do expert Helvécio Ferreira de Andrade nas décadas de 1910, 1920 e 1930. Nas análises foram consideradas as propostas elaboradas pelo expert e a proposta vigente anteriormente; pesquisas já concluídas que dialogam com esta proposta; e o verbete de Helvécio de Andrade no Dicionário dos Experts. Os resultados apontam, nas propostas elaboradas na década de 1910 e primeira metade da década de 1920, para uma aritmética relacionada às proposições do Método Intuitivo. Os professores, para ensinar essa aritmética, precisavam saber fazer uso dos materiais de forma a estimular os sentidos das crianças organizando situações de ensino nas quais os alunos pudessem ver, manipular, contar e comparar objetos manipuláveis; em preparo para uma aritmética mais abstrata. Nas propostas da segunda metade da década de 1920 e início de 1930, Helvécio reorganizou os saberes propostos por ele mesmo como uma resposta às proposições advindas dos debates da Escola Nova. Os professores, para ensinar essa nova aritmética, precisavam saber relacionar o ensino de aritmética aos “centros de interesse” priorizando os temas que melhor atendessem a essa demanda: problemas de “interesse prático”, cálculo mental, relação dos números decimais com o sistema métrico decimal e juros.
id UFPA-6_c799717826471f6622fe661608af25b5
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/567
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipeistória da educação matemáticaAritméticaExpertSaberesEnsino PrimárioEste artigo busca discutir o processo de sistematização de novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe a partir da atuação do expert Helvécio Ferreira de Andrade nas décadas de 1910, 1920 e 1930. Nas análises foram consideradas as propostas elaboradas pelo expert e a proposta vigente anteriormente; pesquisas já concluídas que dialogam com esta proposta; e o verbete de Helvécio de Andrade no Dicionário dos Experts. Os resultados apontam, nas propostas elaboradas na década de 1910 e primeira metade da década de 1920, para uma aritmética relacionada às proposições do Método Intuitivo. Os professores, para ensinar essa aritmética, precisavam saber fazer uso dos materiais de forma a estimular os sentidos das crianças organizando situações de ensino nas quais os alunos pudessem ver, manipular, contar e comparar objetos manipuláveis; em preparo para uma aritmética mais abstrata. Nas propostas da segunda metade da década de 1920 e início de 1930, Helvécio reorganizou os saberes propostos por ele mesmo como uma resposta às proposições advindas dos debates da Escola Nova. Os professores, para ensinar essa nova aritmética, precisavam saber relacionar o ensino de aritmética aos “centros de interesse” priorizando os temas que melhor atendessem a essa demanda: problemas de “interesse prático”, cálculo mental, relação dos números decimais com o sistema métrico decimal e juros.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/56710.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023003.id567REMATEC; v. 18 n. 46 (2023): Novos saberes para professores que ensinam matemática: a produção curricular e os experts no Brasil (1850-2000) ; e20230032675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/567/512Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBertini, Luciane de FatimaSilva, Sidnéia Almeida2023-11-09T00:50:47Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/567Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-11-09T00:50:47Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe
title Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe
spellingShingle Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe
Bertini, Luciane de Fatima
istória da educação matemática
Aritmética
Expert
Saberes
Ensino Primário
title_short Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe
title_full Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe
title_fullStr Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe
title_full_unstemmed Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe
title_sort Helvécio Ferreira de Andrade e os novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe
author Bertini, Luciane de Fatima
author_facet Bertini, Luciane de Fatima
Silva, Sidnéia Almeida
author_role author
author2 Silva, Sidnéia Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fatima
Silva, Sidnéia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv istória da educação matemática
Aritmética
Expert
Saberes
Ensino Primário
topic istória da educação matemática
Aritmética
Expert
Saberes
Ensino Primário
description Este artigo busca discutir o processo de sistematização de novos saberes para o ensino de aritmética em Sergipe a partir da atuação do expert Helvécio Ferreira de Andrade nas décadas de 1910, 1920 e 1930. Nas análises foram consideradas as propostas elaboradas pelo expert e a proposta vigente anteriormente; pesquisas já concluídas que dialogam com esta proposta; e o verbete de Helvécio de Andrade no Dicionário dos Experts. Os resultados apontam, nas propostas elaboradas na década de 1910 e primeira metade da década de 1920, para uma aritmética relacionada às proposições do Método Intuitivo. Os professores, para ensinar essa aritmética, precisavam saber fazer uso dos materiais de forma a estimular os sentidos das crianças organizando situações de ensino nas quais os alunos pudessem ver, manipular, contar e comparar objetos manipuláveis; em preparo para uma aritmética mais abstrata. Nas propostas da segunda metade da década de 1920 e início de 1930, Helvécio reorganizou os saberes propostos por ele mesmo como uma resposta às proposições advindas dos debates da Escola Nova. Os professores, para ensinar essa nova aritmética, precisavam saber relacionar o ensino de aritmética aos “centros de interesse” priorizando os temas que melhor atendessem a essa demanda: problemas de “interesse prático”, cálculo mental, relação dos números decimais com o sistema métrico decimal e juros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/567
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023003.id567
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/567
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023003.id567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/567/512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 46 (2023): Novos saberes para professores que ensinam matemática: a produção curricular e os experts no Brasil (1850-2000) ; e2023003
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002253533184