Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Trindade, Deoclecia de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/106
Resumo: Neste texto é apresentado o resultado de um estudo que teve como objetivo construir uma caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática da escola primária de Sergipe, especificadamente àqueles que se referem à Aritmética, a partir da matemática a ensinar e matemática para ensinar captados em documentos sob autoria de Helvécio de Andrade. Para isso, a partir do ferramental teórico-metodológico que toma os saberes como tema central das profissões de ensino e da formação, este estudo lançou mão inicialmente de conceitos como saberes a ensinar e saberes para ensinar elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE e a partir deles conjecturaram-se as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar como elementos prioritários para o ensino e formação do professor que ensina matemática. O exame realizado as fontes – os programas de ensino de 1912 e 1915/16, e o manual “Curso de Pedagogia” de 1913 – evidenciou que Helvécio configurou uma aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar. Uma aritmética em que o intuitivo é dado por uma ordenação graduada, com ênfase ao uso de dispositivos didáticos como as Cartas de Parker, Contadores Mecânicos e os Cadernos de Dordal e com orientações para o ensino.
id UFPA-6_ebdb724312a00d4a777e496e0852e68e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/106
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)Matemática a/para ensinarAritméticansino e formação do professor primárioNeste texto é apresentado o resultado de um estudo que teve como objetivo construir uma caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática da escola primária de Sergipe, especificadamente àqueles que se referem à Aritmética, a partir da matemática a ensinar e matemática para ensinar captados em documentos sob autoria de Helvécio de Andrade. Para isso, a partir do ferramental teórico-metodológico que toma os saberes como tema central das profissões de ensino e da formação, este estudo lançou mão inicialmente de conceitos como saberes a ensinar e saberes para ensinar elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE e a partir deles conjecturaram-se as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar como elementos prioritários para o ensino e formação do professor que ensina matemática. O exame realizado as fontes – os programas de ensino de 1912 e 1915/16, e o manual “Curso de Pedagogia” de 1913 – evidenciou que Helvécio configurou uma aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar. Uma aritmética em que o intuitivo é dado por uma ordenação graduada, com ênfase ao uso de dispositivos didáticos como as Cartas de Parker, Contadores Mecânicos e os Cadernos de Dordal e com orientações para o ensino.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/10610.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p30-47.id261REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 30-472675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/106/107Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade Trindade, Deoclecia de2022-11-17T22:40:47Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/106Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:47Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)
title Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)
spellingShingle Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)
Andrade Trindade, Deoclecia de
Matemática a/para ensinar
Aritmética
nsino e formação do professor primário
title_short Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)
title_full Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)
title_fullStr Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)
title_full_unstemmed Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)
title_sort Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)
author Andrade Trindade, Deoclecia de
author_facet Andrade Trindade, Deoclecia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade Trindade, Deoclecia de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática a/para ensinar
Aritmética
nsino e formação do professor primário
topic Matemática a/para ensinar
Aritmética
nsino e formação do professor primário
description Neste texto é apresentado o resultado de um estudo que teve como objetivo construir uma caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática da escola primária de Sergipe, especificadamente àqueles que se referem à Aritmética, a partir da matemática a ensinar e matemática para ensinar captados em documentos sob autoria de Helvécio de Andrade. Para isso, a partir do ferramental teórico-metodológico que toma os saberes como tema central das profissões de ensino e da formação, este estudo lançou mão inicialmente de conceitos como saberes a ensinar e saberes para ensinar elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE e a partir deles conjecturaram-se as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar como elementos prioritários para o ensino e formação do professor que ensina matemática. O exame realizado as fontes – os programas de ensino de 1912 e 1915/16, e o manual “Curso de Pedagogia” de 1913 – evidenciou que Helvécio configurou uma aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar. Uma aritmética em que o intuitivo é dado por uma ordenação graduada, com ênfase ao uso de dispositivos didáticos como as Cartas de Parker, Contadores Mecânicos e os Cadernos de Dordal e com orientações para o ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/106
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p30-47.id261
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/106
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p30-47.id261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/106/107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 30-47
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003088199680