Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/106 |
Resumo: | Neste texto é apresentado o resultado de um estudo que teve como objetivo construir uma caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática da escola primária de Sergipe, especificadamente àqueles que se referem à Aritmética, a partir da matemática a ensinar e matemática para ensinar captados em documentos sob autoria de Helvécio de Andrade. Para isso, a partir do ferramental teórico-metodológico que toma os saberes como tema central das profissões de ensino e da formação, este estudo lançou mão inicialmente de conceitos como saberes a ensinar e saberes para ensinar elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE e a partir deles conjecturaram-se as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar como elementos prioritários para o ensino e formação do professor que ensina matemática. O exame realizado as fontes – os programas de ensino de 1912 e 1915/16, e o manual “Curso de Pedagogia” de 1913 – evidenciou que Helvécio configurou uma aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar. Uma aritmética em que o intuitivo é dado por uma ordenação graduada, com ênfase ao uso de dispositivos didáticos como as Cartas de Parker, Contadores Mecânicos e os Cadernos de Dordal e com orientações para o ensino. |
id |
UFPA-6_ebdb724312a00d4a777e496e0852e68e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/106 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916)Matemática a/para ensinarAritméticansino e formação do professor primárioNeste texto é apresentado o resultado de um estudo que teve como objetivo construir uma caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática da escola primária de Sergipe, especificadamente àqueles que se referem à Aritmética, a partir da matemática a ensinar e matemática para ensinar captados em documentos sob autoria de Helvécio de Andrade. Para isso, a partir do ferramental teórico-metodológico que toma os saberes como tema central das profissões de ensino e da formação, este estudo lançou mão inicialmente de conceitos como saberes a ensinar e saberes para ensinar elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE e a partir deles conjecturaram-se as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar como elementos prioritários para o ensino e formação do professor que ensina matemática. O exame realizado as fontes – os programas de ensino de 1912 e 1915/16, e o manual “Curso de Pedagogia” de 1913 – evidenciou que Helvécio configurou uma aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar. Uma aritmética em que o intuitivo é dado por uma ordenação graduada, com ênfase ao uso de dispositivos didáticos como as Cartas de Parker, Contadores Mecânicos e os Cadernos de Dordal e com orientações para o ensino.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/10610.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p30-47.id261REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 30-472675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/106/107Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade Trindade, Deoclecia de2022-11-17T22:40:47Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/106Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:47Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916) |
title |
Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916) |
spellingShingle |
Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916) Andrade Trindade, Deoclecia de Matemática a/para ensinar Aritmética nsino e formação do professor primário |
title_short |
Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916) |
title_full |
Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916) |
title_fullStr |
Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916) |
title_full_unstemmed |
Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916) |
title_sort |
Helvécio de Andrade: contribuições para o saber profissional do professor que ensina matemática (Sergipe, 1913-1916) |
author |
Andrade Trindade, Deoclecia de |
author_facet |
Andrade Trindade, Deoclecia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade Trindade, Deoclecia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática a/para ensinar Aritmética nsino e formação do professor primário |
topic |
Matemática a/para ensinar Aritmética nsino e formação do professor primário |
description |
Neste texto é apresentado o resultado de um estudo que teve como objetivo construir uma caracterização do saber profissional do professor que ensina matemática da escola primária de Sergipe, especificadamente àqueles que se referem à Aritmética, a partir da matemática a ensinar e matemática para ensinar captados em documentos sob autoria de Helvécio de Andrade. Para isso, a partir do ferramental teórico-metodológico que toma os saberes como tema central das profissões de ensino e da formação, este estudo lançou mão inicialmente de conceitos como saberes a ensinar e saberes para ensinar elaborados pela Equipe de Pesquisa em História Social da Educação – ERHISE e a partir deles conjecturaram-se as categorias matemática a ensinar e matemática para ensinar como elementos prioritários para o ensino e formação do professor que ensina matemática. O exame realizado as fontes – os programas de ensino de 1912 e 1915/16, e o manual “Curso de Pedagogia” de 1913 – evidenciou que Helvécio configurou uma aritmética intuitiva como uma matemática a ensinar. Uma aritmética em que o intuitivo é dado por uma ordenação graduada, com ênfase ao uso de dispositivos didáticos como as Cartas de Parker, Contadores Mecânicos e os Cadernos de Dordal e com orientações para o ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/106 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p30-47.id261 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/106 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p30-47.id261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/106/107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 30-47 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003088199680 |