CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues da Silva , Ricardo Scucuglia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho Borba, Marcelo de, Gadanidis, George
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363
Resumo: Neste artigo exploramos a  criação de uma performance matemática digital realizada por estudantes do ensino fundamental, na qual eles dramatizam alguns insights sobre possíveis experiências matemáticas em seus cotidianos. Destacamos o fato de como a performance foi criada colaborativamente, com a utilização de uma câmera de vídeo de um telefone celular. Com base na noção de  estudo  de  casos  qualitativos,  analisamos  a  performance  digital  dos estudantes a partir de uma lente teórica do cinema. Concluímos que a performance criada pelos estudantes pode oferecer surpresas conceituais, emoções e sensações à audiência, mas não apresenta argumentos que sustentem a conceptualidade das ideias exploradas.
id UFPA-6_d429464e15268e77353d45f4a10a2126
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/363
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTALEducação MatemáticaPerformanceTecnologia DigitalMultimodalidadeNeste artigo exploramos a  criação de uma performance matemática digital realizada por estudantes do ensino fundamental, na qual eles dramatizam alguns insights sobre possíveis experiências matemáticas em seus cotidianos. Destacamos o fato de como a performance foi criada colaborativamente, com a utilização de uma câmera de vídeo de um telefone celular. Com base na noção de  estudo  de  casos  qualitativos,  analisamos  a  performance  digital  dos estudantes a partir de uma lente teórica do cinema. Concluímos que a performance criada pelos estudantes pode oferecer surpresas conceituais, emoções e sensações à audiência, mas não apresenta argumentos que sustentem a conceptualidade das ideias exploradas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2012-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363REMATEC; v. 7 n. 11 (2012)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363/363Copyright (c) 2012 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues da Silva , Ricardo ScucugliaCarvalho Borba, Marcelo deGadanidis, George2022-10-15T13:57:07Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/363Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:57:07Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rodrigues da Silva , Ricardo Scucuglia
Educação Matemática
Performance
Tecnologia Digital
Multimodalidade
title_short CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Rodrigues da Silva , Ricardo Scucuglia
author_facet Rodrigues da Silva , Ricardo Scucuglia
Carvalho Borba, Marcelo de
Gadanidis, George
author_role author
author2 Carvalho Borba, Marcelo de
Gadanidis, George
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues da Silva , Ricardo Scucuglia
Carvalho Borba, Marcelo de
Gadanidis, George
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Performance
Tecnologia Digital
Multimodalidade
topic Educação Matemática
Performance
Tecnologia Digital
Multimodalidade
description Neste artigo exploramos a  criação de uma performance matemática digital realizada por estudantes do ensino fundamental, na qual eles dramatizam alguns insights sobre possíveis experiências matemáticas em seus cotidianos. Destacamos o fato de como a performance foi criada colaborativamente, com a utilização de uma câmera de vídeo de um telefone celular. Com base na noção de  estudo  de  casos  qualitativos,  analisamos  a  performance  digital  dos estudantes a partir de uma lente teórica do cinema. Concluímos que a performance criada pelos estudantes pode oferecer surpresas conceituais, emoções e sensações à audiência, mas não apresenta argumentos que sustentem a conceptualidade das ideias exploradas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363/363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 7 n. 11 (2012)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004197593088