CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363 |
Resumo: | Neste artigo exploramos a criação de uma performance matemática digital realizada por estudantes do ensino fundamental, na qual eles dramatizam alguns insights sobre possíveis experiências matemáticas em seus cotidianos. Destacamos o fato de como a performance foi criada colaborativamente, com a utilização de uma câmera de vídeo de um telefone celular. Com base na noção de estudo de casos qualitativos, analisamos a performance digital dos estudantes a partir de uma lente teórica do cinema. Concluímos que a performance criada pelos estudantes pode oferecer surpresas conceituais, emoções e sensações à audiência, mas não apresenta argumentos que sustentem a conceptualidade das ideias exploradas. |
id |
UFPA-6_d429464e15268e77353d45f4a10a2126 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/363 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTALEducação MatemáticaPerformanceTecnologia DigitalMultimodalidadeNeste artigo exploramos a criação de uma performance matemática digital realizada por estudantes do ensino fundamental, na qual eles dramatizam alguns insights sobre possíveis experiências matemáticas em seus cotidianos. Destacamos o fato de como a performance foi criada colaborativamente, com a utilização de uma câmera de vídeo de um telefone celular. Com base na noção de estudo de casos qualitativos, analisamos a performance digital dos estudantes a partir de uma lente teórica do cinema. Concluímos que a performance criada pelos estudantes pode oferecer surpresas conceituais, emoções e sensações à audiência, mas não apresenta argumentos que sustentem a conceptualidade das ideias exploradas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2012-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363REMATEC; v. 7 n. 11 (2012)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363/363Copyright (c) 2012 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues da Silva , Ricardo ScucugliaCarvalho Borba, Marcelo deGadanidis, George2022-10-15T13:57:07Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/363Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:57:07Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL Rodrigues da Silva , Ricardo Scucuglia Educação Matemática Performance Tecnologia Digital Multimodalidade |
title_short |
CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
CEDO OU TARDE, MATEMÁTICA: UMA PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL CRIADA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Rodrigues da Silva , Ricardo Scucuglia |
author_facet |
Rodrigues da Silva , Ricardo Scucuglia Carvalho Borba, Marcelo de Gadanidis, George |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho Borba, Marcelo de Gadanidis, George |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues da Silva , Ricardo Scucuglia Carvalho Borba, Marcelo de Gadanidis, George |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Performance Tecnologia Digital Multimodalidade |
topic |
Educação Matemática Performance Tecnologia Digital Multimodalidade |
description |
Neste artigo exploramos a criação de uma performance matemática digital realizada por estudantes do ensino fundamental, na qual eles dramatizam alguns insights sobre possíveis experiências matemáticas em seus cotidianos. Destacamos o fato de como a performance foi criada colaborativamente, com a utilização de uma câmera de vídeo de um telefone celular. Com base na noção de estudo de casos qualitativos, analisamos a performance digital dos estudantes a partir de uma lente teórica do cinema. Concluímos que a performance criada pelos estudantes pode oferecer surpresas conceituais, emoções e sensações à audiência, mas não apresenta argumentos que sustentem a conceptualidade das ideias exploradas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/363/363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 7 n. 11 (2012) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004197593088 |