ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Pereira, Ana Carolina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Esteves Pereira, Daniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310
Resumo: Dentre as possibilidades de inserção da história da matemática na Educação básica encontramos o uso de fontes históricas para o ensino. Seu benefício está em fornecer um instrumento teórico afim permitir aos discentes a compreensão de conceitos matemáticos e com isso atingir o desempenho na aprendizagem da referida Ciência, além de proporcionar uma concepção de matemática como um  instrumento  útil,  dinâmico,  na  ciência  humana,  na  ciência  interdisciplinar  e  na  ciência heurística. Desse modo, esse artigo traz algumas discussões sobre o uso de fontes históricas no ensino de matemática perfazendo alguns conceitos e aplicações voltados para a sala de aula.
id UFPA-6_d5ea8ae3a2b1cc1709441802db223bc0
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/310
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICAFontes HistóricasEnsino de MatemáticaHistória da MatemáticaDentre as possibilidades de inserção da história da matemática na Educação básica encontramos o uso de fontes históricas para o ensino. Seu benefício está em fornecer um instrumento teórico afim permitir aos discentes a compreensão de conceitos matemáticos e com isso atingir o desempenho na aprendizagem da referida Ciência, além de proporcionar uma concepção de matemática como um  instrumento  útil,  dinâmico,  na  ciência  humana,  na  ciência  interdisciplinar  e  na  ciência heurística. Desse modo, esse artigo traz algumas discussões sobre o uso de fontes históricas no ensino de matemática perfazendo alguns conceitos e aplicações voltados para a sala de aula.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310REMATEC; v. 10 n. 18 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310/310Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Pereira, Ana CarolinaEsteves Pereira, Daniele2022-10-15T14:06:18Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/310Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:06:18Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
title ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
spellingShingle ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Costa Pereira, Ana Carolina
Fontes Históricas
Ensino de Matemática
História da Matemática
title_short ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
title_full ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
title_fullStr ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
title_sort ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
author Costa Pereira, Ana Carolina
author_facet Costa Pereira, Ana Carolina
Esteves Pereira, Daniele
author_role author
author2 Esteves Pereira, Daniele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Pereira, Ana Carolina
Esteves Pereira, Daniele
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes Históricas
Ensino de Matemática
História da Matemática
topic Fontes Históricas
Ensino de Matemática
História da Matemática
description Dentre as possibilidades de inserção da história da matemática na Educação básica encontramos o uso de fontes históricas para o ensino. Seu benefício está em fornecer um instrumento teórico afim permitir aos discentes a compreensão de conceitos matemáticos e com isso atingir o desempenho na aprendizagem da referida Ciência, além de proporcionar uma concepção de matemática como um  instrumento  útil,  dinâmico,  na  ciência  humana,  na  ciência  interdisciplinar  e  na  ciência heurística. Desse modo, esse artigo traz algumas discussões sobre o uso de fontes históricas no ensino de matemática perfazendo alguns conceitos e aplicações voltados para a sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310/310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 10 n. 18 (2015)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004103221248