ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310 |
Resumo: | Dentre as possibilidades de inserção da história da matemática na Educação básica encontramos o uso de fontes históricas para o ensino. Seu benefício está em fornecer um instrumento teórico afim permitir aos discentes a compreensão de conceitos matemáticos e com isso atingir o desempenho na aprendizagem da referida Ciência, além de proporcionar uma concepção de matemática como um instrumento útil, dinâmico, na ciência humana, na ciência interdisciplinar e na ciência heurística. Desse modo, esse artigo traz algumas discussões sobre o uso de fontes históricas no ensino de matemática perfazendo alguns conceitos e aplicações voltados para a sala de aula. |
id |
UFPA-6_d5ea8ae3a2b1cc1709441802db223bc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/310 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICAFontes HistóricasEnsino de MatemáticaHistória da MatemáticaDentre as possibilidades de inserção da história da matemática na Educação básica encontramos o uso de fontes históricas para o ensino. Seu benefício está em fornecer um instrumento teórico afim permitir aos discentes a compreensão de conceitos matemáticos e com isso atingir o desempenho na aprendizagem da referida Ciência, além de proporcionar uma concepção de matemática como um instrumento útil, dinâmico, na ciência humana, na ciência interdisciplinar e na ciência heurística. Desse modo, esse artigo traz algumas discussões sobre o uso de fontes históricas no ensino de matemática perfazendo alguns conceitos e aplicações voltados para a sala de aula.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310REMATEC; v. 10 n. 18 (2015)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310/310Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Pereira, Ana CarolinaEsteves Pereira, Daniele2022-10-15T14:06:18Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/310Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:06:18Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title |
ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Costa Pereira, Ana Carolina Fontes Históricas Ensino de Matemática História da Matemática |
title_short |
ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full |
ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_sort |
ENSAIO SOBRE O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
author |
Costa Pereira, Ana Carolina |
author_facet |
Costa Pereira, Ana Carolina Esteves Pereira, Daniele |
author_role |
author |
author2 |
Esteves Pereira, Daniele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Pereira, Ana Carolina Esteves Pereira, Daniele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fontes Históricas Ensino de Matemática História da Matemática |
topic |
Fontes Históricas Ensino de Matemática História da Matemática |
description |
Dentre as possibilidades de inserção da história da matemática na Educação básica encontramos o uso de fontes históricas para o ensino. Seu benefício está em fornecer um instrumento teórico afim permitir aos discentes a compreensão de conceitos matemáticos e com isso atingir o desempenho na aprendizagem da referida Ciência, além de proporcionar uma concepção de matemática como um instrumento útil, dinâmico, na ciência humana, na ciência interdisciplinar e na ciência heurística. Desse modo, esse artigo traz algumas discussões sobre o uso de fontes históricas no ensino de matemática perfazendo alguns conceitos e aplicações voltados para a sala de aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/310/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 10 n. 18 (2015) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004103221248 |