Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabelle Coelho da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, José Hélison da, Pereira, Ana Carolina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2686
Resumo: Durante as aulas de Matemática, questionamentos a respeito do surgimento e da importância de conteúdos estão presentes no cotidiano dos alunos. A partir dessas dúvidas, o professor procura técnicas que auxiliem e deem suporte para tornar as aulas mais atrativas. Nesse contexto, pode-se visualizar a História da Matemática e, mais especificamente, o uso de fontes históricas como um meio de lidar com esses desafios que possam surgir em sala de aula. Assim, as aulas poderão tornar-se mais interessantes, havendo um melhor aproveitamento em relação à internalização de assuntos. Dessa forma, neste estudo, objetiva-se investigar o uso da obra Lilavati, especificamente o verso CLXXIV, como fonte histórica para o ensino de Matemática na formação de professores. Para tanto, foram analisados os resultados de uma atividade e um questionário aplicados na disciplina de História da Matemática da UECE no semestre 2016/1. Portanto, concluiu-se que a maior parte dos discentes foram positivos quanto à utilização da fonte escolhida em sala de aula, ressalvando a importância da interdisciplinaridade na escola. Dessa maneira, o uso de fontes históricas faz-se presente quando o professor almeja desenvolver uma autonomia e espírito investigador nos alunos, fazendo os assuntos terem significado de aprendizagem.
id IFRS-2_10a8730f8ceff4efbcb55727fb8d2aee
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2686
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma práticaFontes HistóricasHistória da MatemáticaLilavatiEnsino de MatemáticaDurante as aulas de Matemática, questionamentos a respeito do surgimento e da importância de conteúdos estão presentes no cotidiano dos alunos. A partir dessas dúvidas, o professor procura técnicas que auxiliem e deem suporte para tornar as aulas mais atrativas. Nesse contexto, pode-se visualizar a História da Matemática e, mais especificamente, o uso de fontes históricas como um meio de lidar com esses desafios que possam surgir em sala de aula. Assim, as aulas poderão tornar-se mais interessantes, havendo um melhor aproveitamento em relação à internalização de assuntos. Dessa forma, neste estudo, objetiva-se investigar o uso da obra Lilavati, especificamente o verso CLXXIV, como fonte histórica para o ensino de Matemática na formação de professores. Para tanto, foram analisados os resultados de uma atividade e um questionário aplicados na disciplina de História da Matemática da UECE no semestre 2016/1. Portanto, concluiu-se que a maior parte dos discentes foram positivos quanto à utilização da fonte escolhida em sala de aula, ressalvando a importância da interdisciplinaridade na escola. Dessa maneira, o uso de fontes históricas faz-se presente quando o professor almeja desenvolver uma autonomia e espírito investigador nos alunos, fazendo os assuntos terem significado de aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/268610.35819/remat2018v4i1id2686REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 78-87REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 78-87REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 78-872447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2686/2060Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Isabelle Coelho daSilva, José Hélison daPereira, Ana Carolina Costa2022-12-28T15:57:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2686Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:57:36Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática
title Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática
spellingShingle Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática
Silva, Isabelle Coelho da
Fontes Históricas
História da Matemática
Lilavati
Ensino de Matemática
title_short Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática
title_full Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática
title_fullStr Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática
title_full_unstemmed Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática
title_sort Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática
author Silva, Isabelle Coelho da
author_facet Silva, Isabelle Coelho da
Silva, José Hélison da
Pereira, Ana Carolina Costa
author_role author
author2 Silva, José Hélison da
Pereira, Ana Carolina Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabelle Coelho da
Silva, José Hélison da
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes Históricas
História da Matemática
Lilavati
Ensino de Matemática
topic Fontes Históricas
História da Matemática
Lilavati
Ensino de Matemática
description Durante as aulas de Matemática, questionamentos a respeito do surgimento e da importância de conteúdos estão presentes no cotidiano dos alunos. A partir dessas dúvidas, o professor procura técnicas que auxiliem e deem suporte para tornar as aulas mais atrativas. Nesse contexto, pode-se visualizar a História da Matemática e, mais especificamente, o uso de fontes históricas como um meio de lidar com esses desafios que possam surgir em sala de aula. Assim, as aulas poderão tornar-se mais interessantes, havendo um melhor aproveitamento em relação à internalização de assuntos. Dessa forma, neste estudo, objetiva-se investigar o uso da obra Lilavati, especificamente o verso CLXXIV, como fonte histórica para o ensino de Matemática na formação de professores. Para tanto, foram analisados os resultados de uma atividade e um questionário aplicados na disciplina de História da Matemática da UECE no semestre 2016/1. Portanto, concluiu-se que a maior parte dos discentes foram positivos quanto à utilização da fonte escolhida em sala de aula, ressalvando a importância da interdisciplinaridade na escola. Dessa maneira, o uso de fontes históricas faz-se presente quando o professor almeja desenvolver uma autonomia e espírito investigador nos alunos, fazendo os assuntos terem significado de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2686
10.35819/remat2018v4i1id2686
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2686
identifier_str_mv 10.35819/remat2018v4i1id2686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2686/2060
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 78-87
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 78-87
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 78-87
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705545334784