O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46 |
Resumo: | Com este estudo procurou-se, essencialmente, averiguar qual a experiência dos professores no que respeita ao ensino da estatística e ao conhecimento/desenvolvimento dos conteúdos de Estatística em sala de aula, caracterizar o ensino e identificar as dificuldades dos professores em ensinar os temas de Estatística bem como estudar em que medida estes profissionais procuram atualizar-se em termos de formação na área de Matemática/Estatística. Em termos metodológicos adotou-se uma abordagem mista, de tipo descritivo, usando-se um questionário com 20 perguntas como instrumento de recolha de dados. Os resultados do questionário realizado com uma amostra de 130 professores, revelaram uma escassa formação em Estatística, verificando-se que grande parte dos inquiridos não teve qualquer tipo de contato com a Estatística, quer seja durante a sua formação inicial quer seja após a mesma. Não obstante esta lacuna na formação dos professores, deparamo-nos com evidências de falta de investimentos em formação inicial e continuada de professores que ensinam Estatística no Ensino Básico e Secundário. |
id |
UFPA-6_d970535c409e4cab98167e9c6b0e9593 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/46 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de casoEducação estatísticaLiteracia estatísticaFormação inicial e contínuaComunicação estatísticaCom este estudo procurou-se, essencialmente, averiguar qual a experiência dos professores no que respeita ao ensino da estatística e ao conhecimento/desenvolvimento dos conteúdos de Estatística em sala de aula, caracterizar o ensino e identificar as dificuldades dos professores em ensinar os temas de Estatística bem como estudar em que medida estes profissionais procuram atualizar-se em termos de formação na área de Matemática/Estatística. Em termos metodológicos adotou-se uma abordagem mista, de tipo descritivo, usando-se um questionário com 20 perguntas como instrumento de recolha de dados. Os resultados do questionário realizado com uma amostra de 130 professores, revelaram uma escassa formação em Estatística, verificando-se que grande parte dos inquiridos não teve qualquer tipo de contato com a Estatística, quer seja durante a sua formação inicial quer seja após a mesma. Não obstante esta lacuna na formação dos professores, deparamo-nos com evidências de falta de investimentos em formação inicial e continuada de professores que ensinam Estatística no Ensino Básico e Secundário.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/4610.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p199-217.id345REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 199-2172675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46/46Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, CristinaSantos, Carla2022-11-17T22:35:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/46Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:35Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso |
title |
O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso |
spellingShingle |
O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso Dias, Cristina Educação estatística Literacia estatística Formação inicial e contínua Comunicação estatística |
title_short |
O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso |
title_full |
O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso |
title_fullStr |
O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso |
title_sort |
O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso |
author |
Dias, Cristina |
author_facet |
Dias, Cristina Santos, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Carla |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Cristina Santos, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação estatística Literacia estatística Formação inicial e contínua Comunicação estatística |
topic |
Educação estatística Literacia estatística Formação inicial e contínua Comunicação estatística |
description |
Com este estudo procurou-se, essencialmente, averiguar qual a experiência dos professores no que respeita ao ensino da estatística e ao conhecimento/desenvolvimento dos conteúdos de Estatística em sala de aula, caracterizar o ensino e identificar as dificuldades dos professores em ensinar os temas de Estatística bem como estudar em que medida estes profissionais procuram atualizar-se em termos de formação na área de Matemática/Estatística. Em termos metodológicos adotou-se uma abordagem mista, de tipo descritivo, usando-se um questionário com 20 perguntas como instrumento de recolha de dados. Os resultados do questionário realizado com uma amostra de 130 professores, revelaram uma escassa formação em Estatística, verificando-se que grande parte dos inquiridos não teve qualquer tipo de contato com a Estatística, quer seja durante a sua formação inicial quer seja após a mesma. Não obstante esta lacuna na formação dos professores, deparamo-nos com evidências de falta de investimentos em formação inicial e continuada de professores que ensinam Estatística no Ensino Básico e Secundário. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p199-217.id345 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p199-217.id345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46/46 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 199-217 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002728538112 |