O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46
Resumo: Com este estudo procurou-se, essencialmente, averiguar qual a experiência dos professores no que respeita ao ensino da estatística e ao conhecimento/desenvolvimento dos conteúdos de Estatística em sala de aula, caracterizar o ensino e identificar as dificuldades dos professores em ensinar os temas de Estatística bem como estudar em que medida estes profissionais procuram atualizar-se em termos de formação na área de Matemática/Estatística. Em termos metodológicos adotou-se uma abordagem mista, de tipo descritivo, usando-se um questionário com 20 perguntas como instrumento de recolha de dados. Os resultados do questionário realizado com uma amostra de 130 professores, revelaram uma escassa formação em Estatística, verificando-se que grande parte dos inquiridos não teve qualquer tipo de contato com a Estatística, quer seja durante a sua formação inicial quer seja após a mesma. Não obstante esta lacuna na formação dos professores, deparamo-nos com evidências de falta de investimentos em formação inicial e continuada de professores que ensinam Estatística no Ensino Básico e Secundário.
id UFPA-6_d970535c409e4cab98167e9c6b0e9593
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/46
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de casoEducação estatísticaLiteracia estatísticaFormação inicial e contínuaComunicação estatísticaCom este estudo procurou-se, essencialmente, averiguar qual a experiência dos professores no que respeita ao ensino da estatística e ao conhecimento/desenvolvimento dos conteúdos de Estatística em sala de aula, caracterizar o ensino e identificar as dificuldades dos professores em ensinar os temas de Estatística bem como estudar em que medida estes profissionais procuram atualizar-se em termos de formação na área de Matemática/Estatística. Em termos metodológicos adotou-se uma abordagem mista, de tipo descritivo, usando-se um questionário com 20 perguntas como instrumento de recolha de dados. Os resultados do questionário realizado com uma amostra de 130 professores, revelaram uma escassa formação em Estatística, verificando-se que grande parte dos inquiridos não teve qualquer tipo de contato com a Estatística, quer seja durante a sua formação inicial quer seja após a mesma. Não obstante esta lacuna na formação dos professores, deparamo-nos com evidências de falta de investimentos em formação inicial e continuada de professores que ensinam Estatística no Ensino Básico e Secundário.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/4610.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p199-217.id345REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 199-2172675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46/46Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, CristinaSantos, Carla2022-11-17T22:35:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/46Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:35Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso
title O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso
spellingShingle O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso
Dias, Cristina
Educação estatística
Literacia estatística
Formação inicial e contínua
Comunicação estatística
title_short O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso
title_full O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso
title_fullStr O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso
title_full_unstemmed O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso
title_sort O Professor de Matemática, o Ensino de Estatística e a Formação Inicial e Contínua: um estudo de caso
author Dias, Cristina
author_facet Dias, Cristina
Santos, Carla
author_role author
author2 Santos, Carla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cristina
Santos, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estatística
Literacia estatística
Formação inicial e contínua
Comunicação estatística
topic Educação estatística
Literacia estatística
Formação inicial e contínua
Comunicação estatística
description Com este estudo procurou-se, essencialmente, averiguar qual a experiência dos professores no que respeita ao ensino da estatística e ao conhecimento/desenvolvimento dos conteúdos de Estatística em sala de aula, caracterizar o ensino e identificar as dificuldades dos professores em ensinar os temas de Estatística bem como estudar em que medida estes profissionais procuram atualizar-se em termos de formação na área de Matemática/Estatística. Em termos metodológicos adotou-se uma abordagem mista, de tipo descritivo, usando-se um questionário com 20 perguntas como instrumento de recolha de dados. Os resultados do questionário realizado com uma amostra de 130 professores, revelaram uma escassa formação em Estatística, verificando-se que grande parte dos inquiridos não teve qualquer tipo de contato com a Estatística, quer seja durante a sua formação inicial quer seja após a mesma. Não obstante esta lacuna na formação dos professores, deparamo-nos com evidências de falta de investimentos em formação inicial e continuada de professores que ensinam Estatística no Ensino Básico e Secundário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p199-217.id345
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p199-217.id345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46/46
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 199-217
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002728538112