Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/519 |
Resumo: | O presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção do fractal Árvore Pitagórica no software GeoGebra. Para tanto, apresentamos a análise de uma tarefa referente ao desenvolvimento do cálculo para a medida da área do fractal. Este trabalho fundamenta-se em pressupostos teóricos-metodológicos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) que possibilitou modelar e analisar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do município de União da Vitória - PR. As análises evidenciaram, por exemplo, que os estudantes identificaram uma relação numérica entre a medida total da área da figura e os níveis do fractal, e escreveram algebricamente a expressão para o cálculo da medida total da área da figura em uma etapa qualquer. |
id |
UFPA-6_e8f38a3af9d09a71279018385411a1e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/519 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore PitagóricaEducação MatemáticaDidática da MatemáticaTeoria Antropológica do DidáticoGeometria dos FractaisO presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção do fractal Árvore Pitagórica no software GeoGebra. Para tanto, apresentamos a análise de uma tarefa referente ao desenvolvimento do cálculo para a medida da área do fractal. Este trabalho fundamenta-se em pressupostos teóricos-metodológicos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) que possibilitou modelar e analisar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do município de União da Vitória - PR. As análises evidenciaram, por exemplo, que os estudantes identificaram uma relação numérica entre a medida total da área da figura e os níveis do fractal, e escreveram algebricamente a expressão para o cálculo da medida total da área da figura em uma etapa qualquer.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/51910.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023037.id519REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230372675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/519/520Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, LuanMoran, Mariana2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/519Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica |
title |
Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica |
spellingShingle |
Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica Padilha, Luan Educação Matemática Didática da Matemática Teoria Antropológica do Didático Geometria dos Fractais |
title_short |
Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica |
title_full |
Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica |
title_fullStr |
Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica |
title_full_unstemmed |
Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica |
title_sort |
Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica |
author |
Padilha, Luan |
author_facet |
Padilha, Luan Moran, Mariana |
author_role |
author |
author2 |
Moran, Mariana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilha, Luan Moran, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Didática da Matemática Teoria Antropológica do Didático Geometria dos Fractais |
topic |
Educação Matemática Didática da Matemática Teoria Antropológica do Didático Geometria dos Fractais |
description |
O presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção do fractal Árvore Pitagórica no software GeoGebra. Para tanto, apresentamos a análise de uma tarefa referente ao desenvolvimento do cálculo para a medida da área do fractal. Este trabalho fundamenta-se em pressupostos teóricos-metodológicos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) que possibilitou modelar e analisar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do município de União da Vitória - PR. As análises evidenciaram, por exemplo, que os estudantes identificaram uma relação numérica entre a medida total da área da figura e os níveis do fractal, e escreveram algebricamente a expressão para o cálculo da medida total da área da figura em uma etapa qualquer. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/519 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023037.id519 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/519 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023037.id519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/519/520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023037 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002213687296 |