Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Luan
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moran, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/519
Resumo: O presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção do fractal Árvore Pitagórica no software GeoGebra. Para tanto, apresentamos a análise de uma tarefa referente ao desenvolvimento do cálculo para a medida da área do fractal. Este trabalho fundamenta-se em pressupostos teóricos-metodológicos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) que possibilitou modelar e analisar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do município de União da Vitória - PR. As análises evidenciaram, por exemplo, que os estudantes identificaram uma relação numérica entre a medida total da área da figura e os níveis do fractal, e escreveram algebricamente a expressão para o cálculo da medida total da área da figura em uma etapa qualquer.
id UFPA-6_e8f38a3af9d09a71279018385411a1e8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/519
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore PitagóricaEducação MatemáticaDidática da MatemáticaTeoria Antropológica do DidáticoGeometria dos FractaisO presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção do fractal Árvore Pitagórica no software GeoGebra. Para tanto, apresentamos a análise de uma tarefa referente ao desenvolvimento do cálculo para a medida da área do fractal. Este trabalho fundamenta-se em pressupostos teóricos-metodológicos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) que possibilitou modelar e analisar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do município de União da Vitória - PR. As análises evidenciaram, por exemplo, que os estudantes identificaram uma relação numérica entre a medida total da área da figura e os níveis do fractal, e escreveram algebricamente a expressão para o cálculo da medida total da área da figura em uma etapa qualquer.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/51910.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023037.id519REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230372675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/519/520Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPadilha, LuanMoran, Mariana2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/519Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica
title Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica
spellingShingle Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica
Padilha, Luan
Educação Matemática
Didática da Matemática
Teoria Antropológica do Didático
Geometria dos Fractais
title_short Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica
title_full Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica
title_fullStr Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica
title_full_unstemmed Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica
title_sort Uma Organização Matemática para o cálculo da medida da área do fractal Árvore Pitagórica
author Padilha, Luan
author_facet Padilha, Luan
Moran, Mariana
author_role author
author2 Moran, Mariana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Luan
Moran, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Didática da Matemática
Teoria Antropológica do Didático
Geometria dos Fractais
topic Educação Matemática
Didática da Matemática
Teoria Antropológica do Didático
Geometria dos Fractais
description O presente artigo é parte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção do fractal Árvore Pitagórica no software GeoGebra. Para tanto, apresentamos a análise de uma tarefa referente ao desenvolvimento do cálculo para a medida da área do fractal. Este trabalho fundamenta-se em pressupostos teóricos-metodológicos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) que possibilitou modelar e analisar praxeologias matemáticas mobilizadas por estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do município de União da Vitória - PR. As análises evidenciaram, por exemplo, que os estudantes identificaram uma relação numérica entre a medida total da área da figura e os níveis do fractal, e escreveram algebricamente a expressão para o cálculo da medida total da área da figura em uma etapa qualquer.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/519
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023037.id519
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/519
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023037.id519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/519/520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023037
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002213687296