Habilidades na resolução de problemas fundamentada na teoria da atividade em estudantes da licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares da Silva Oliveira, Naralina Viana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: García Mendoza, Héctor José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/93
Resumo: O presente artigo mostra resultados de um estudo cujo objetivo foi caracterizar a base orientadora das ações relacionadas às habilidades em resolução de problemas, fundamenta na Teoria da Atividade, na disciplina de Cálculo I em estudantes da licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco. Cada estudante possui uma base que orienta suas novas ações. Assim, é fundamental que esta base seja identificada, mapeada e caracterizada, pois durante o processo, o estudante mobilizará elementos de sua base orientadora para agir na assimilação de conceitos e formação/atualização de habilidades. Para isso, utilizou-se uma Prova Pedagógica. As respostas dos acadêmicos foram analisadas e comparadas com o sistema de operações que compõe o Esquema da Base de Orientação Completa da Ação estabelecida pelo professor. Nos resultados foi constatado que os acadêmicos apresentaram uma orientação da ação de resolver problemas discentes em função de forma fragmentada e incompleta. Dentre os entraves, destacam-se o de representar a função em sua forma gráfica, algébrica e na forma verbal. Além disso, ficou bem evidente a dificuldade em converter a função de um tipo de representação para outro. Conclui-se que os licenciandos apresentam habilidades em resolução de problema no conteúdo de funções de forma fragmentada e incompleta, portanto, se faz necessário reelaborar a Base Orientadora da Ação.
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