Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591 |
Resumo: | Este trabalho é pertinente ao domínio da Educação Matemática, pois aborda a Geometria imersa em um novo cenário teórico de aprendizagem. Tem por objetivo trazer reflexões que possam contribuir para consolidar o ensino das construções e desconstruções geométricas como requisito auxiliar básico à aprendizagem da Geometria. Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Metodologicamente alinha-se a uma pesquisa qualitativa-bibliográfica tecendo uma reflexão, majoritariamente, sobre trabalhos de pesquisadores como Elenice de S. L. Zuin e Raymond Duval, contemplando ainda obras de outros autores. Por fim, a pesquisa mostra suscintamente as mudanças na trajetória das construções geométricas na educação brasileira, realça o valor heurístico da desconstrução geométrica e induz que a prática desses gestos intelectuais pode mitigar danos cognitivos no conhecimento geométrico do sujeito. Atitude que pode favorecer o aprendizado da Geometria com consequente redução do custo cognitivo à compreensão da Matemática. |
id |
UFPA-6_fefbc739a5c0c9fc5fde5e051272755e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/591 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometriaAprendizagem da MatemáticaEducação MatemáticaTeoria dos Registros de Representação SemióticaTeoria CognitivaEste trabalho é pertinente ao domínio da Educação Matemática, pois aborda a Geometria imersa em um novo cenário teórico de aprendizagem. Tem por objetivo trazer reflexões que possam contribuir para consolidar o ensino das construções e desconstruções geométricas como requisito auxiliar básico à aprendizagem da Geometria. Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Metodologicamente alinha-se a uma pesquisa qualitativa-bibliográfica tecendo uma reflexão, majoritariamente, sobre trabalhos de pesquisadores como Elenice de S. L. Zuin e Raymond Duval, contemplando ainda obras de outros autores. Por fim, a pesquisa mostra suscintamente as mudanças na trajetória das construções geométricas na educação brasileira, realça o valor heurístico da desconstrução geométrica e induz que a prática desses gestos intelectuais pode mitigar danos cognitivos no conhecimento geométrico do sujeito. Atitude que pode favorecer o aprendizado da Geometria com consequente redução do custo cognitivo à compreensão da Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/59110.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591/537Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCans, AdalbertMoretti, Méricles Thadeu2024-02-09T22:35:28Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/591Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:28Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
title |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
spellingShingle |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria Cans, Adalbert Aprendizagem da Matemática Educação Matemática Teoria dos Registros de Representação Semiótica Teoria Cognitiva |
title_short |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
title_full |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
title_fullStr |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
title_full_unstemmed |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
title_sort |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
author |
Cans, Adalbert |
author_facet |
Cans, Adalbert Moretti, Méricles Thadeu |
author_role |
author |
author2 |
Moretti, Méricles Thadeu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cans, Adalbert Moretti, Méricles Thadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da Matemática Educação Matemática Teoria dos Registros de Representação Semiótica Teoria Cognitiva |
topic |
Aprendizagem da Matemática Educação Matemática Teoria dos Registros de Representação Semiótica Teoria Cognitiva |
description |
Este trabalho é pertinente ao domínio da Educação Matemática, pois aborda a Geometria imersa em um novo cenário teórico de aprendizagem. Tem por objetivo trazer reflexões que possam contribuir para consolidar o ensino das construções e desconstruções geométricas como requisito auxiliar básico à aprendizagem da Geometria. Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Metodologicamente alinha-se a uma pesquisa qualitativa-bibliográfica tecendo uma reflexão, majoritariamente, sobre trabalhos de pesquisadores como Elenice de S. L. Zuin e Raymond Duval, contemplando ainda obras de outros autores. Por fim, a pesquisa mostra suscintamente as mudanças na trajetória das construções geométricas na educação brasileira, realça o valor heurístico da desconstrução geométrica e induz que a prática desses gestos intelectuais pode mitigar danos cognitivos no conhecimento geométrico do sujeito. Atitude que pode favorecer o aprendizado da Geometria com consequente redução do custo cognitivo à compreensão da Matemática. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591/537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024004 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002268213248 |