Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
DOI: | 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591 |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591 |
Resumo: | Este trabalho é pertinente ao domínio da Educação Matemática, pois aborda a Geometria imersa em um novo cenário teórico de aprendizagem. Tem por objetivo trazer reflexões que possam contribuir para consolidar o ensino das construções e desconstruções geométricas como requisito auxiliar básico à aprendizagem da Geometria. Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Metodologicamente alinha-se a uma pesquisa qualitativa-bibliográfica tecendo uma reflexão, majoritariamente, sobre trabalhos de pesquisadores como Elenice de S. L. Zuin e Raymond Duval, contemplando ainda obras de outros autores. Por fim, a pesquisa mostra suscintamente as mudanças na trajetória das construções geométricas na educação brasileira, realça o valor heurístico da desconstrução geométrica e induz que a prática desses gestos intelectuais pode mitigar danos cognitivos no conhecimento geométrico do sujeito. Atitude que pode favorecer o aprendizado da Geometria com consequente redução do custo cognitivo à compreensão da Matemática. |
id |
UFPA-6_fefbc739a5c0c9fc5fde5e051272755e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/591 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
spelling |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometriaAprendizagem da MatemáticaEducação MatemáticaTeoria dos Registros de Representação SemióticaTeoria CognitivaEste trabalho é pertinente ao domínio da Educação Matemática, pois aborda a Geometria imersa em um novo cenário teórico de aprendizagem. Tem por objetivo trazer reflexões que possam contribuir para consolidar o ensino das construções e desconstruções geométricas como requisito auxiliar básico à aprendizagem da Geometria. Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Metodologicamente alinha-se a uma pesquisa qualitativa-bibliográfica tecendo uma reflexão, majoritariamente, sobre trabalhos de pesquisadores como Elenice de S. L. Zuin e Raymond Duval, contemplando ainda obras de outros autores. Por fim, a pesquisa mostra suscintamente as mudanças na trajetória das construções geométricas na educação brasileira, realça o valor heurístico da desconstrução geométrica e induz que a prática desses gestos intelectuais pode mitigar danos cognitivos no conhecimento geométrico do sujeito. Atitude que pode favorecer o aprendizado da Geometria com consequente redução do custo cognitivo à compreensão da Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/59110.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591/537Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCans, AdalbertMoretti, Méricles Thadeu2024-02-09T22:35:28Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/591Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:28Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
title |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
spellingShingle |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria Cans, Adalbert Aprendizagem da Matemática Educação Matemática Teoria dos Registros de Representação Semiótica Teoria Cognitiva Cans, Adalbert Aprendizagem da Matemática Educação Matemática Teoria dos Registros de Representação Semiótica Teoria Cognitiva |
title_short |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
title_full |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
title_fullStr |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
title_full_unstemmed |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
title_sort |
Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria |
author |
Cans, Adalbert |
author_facet |
Cans, Adalbert Cans, Adalbert Moretti, Méricles Thadeu Moretti, Méricles Thadeu |
author_role |
author |
author2 |
Moretti, Méricles Thadeu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cans, Adalbert Moretti, Méricles Thadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da Matemática Educação Matemática Teoria dos Registros de Representação Semiótica Teoria Cognitiva |
topic |
Aprendizagem da Matemática Educação Matemática Teoria dos Registros de Representação Semiótica Teoria Cognitiva |
description |
Este trabalho é pertinente ao domínio da Educação Matemática, pois aborda a Geometria imersa em um novo cenário teórico de aprendizagem. Tem por objetivo trazer reflexões que possam contribuir para consolidar o ensino das construções e desconstruções geométricas como requisito auxiliar básico à aprendizagem da Geometria. Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Metodologicamente alinha-se a uma pesquisa qualitativa-bibliográfica tecendo uma reflexão, majoritariamente, sobre trabalhos de pesquisadores como Elenice de S. L. Zuin e Raymond Duval, contemplando ainda obras de outros autores. Por fim, a pesquisa mostra suscintamente as mudanças na trajetória das construções geométricas na educação brasileira, realça o valor heurístico da desconstrução geométrica e induz que a prática desses gestos intelectuais pode mitigar danos cognitivos no conhecimento geométrico do sujeito. Atitude que pode favorecer o aprendizado da Geometria com consequente redução do custo cognitivo à compreensão da Matemática. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591/537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024004 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1822180336489988097 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591 |