Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cans, Adalbert
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Moretti, Méricles Thadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591
Resumo: Este trabalho é pertinente ao domínio da Educação Matemática, pois aborda a Geometria imersa em um novo cenário teórico de aprendizagem. Tem por objetivo trazer reflexões que possam contribuir para consolidar o ensino das construções e desconstruções geométricas como requisito auxiliar básico à aprendizagem da Geometria. Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Metodologicamente alinha-se a uma pesquisa qualitativa-bibliográfica tecendo uma reflexão, majoritariamente, sobre trabalhos de pesquisadores como Elenice de S. L. Zuin e Raymond Duval, contemplando ainda obras de outros autores. Por fim, a pesquisa mostra suscintamente as mudanças na trajetória das construções geométricas na educação brasileira, realça o valor heurístico da desconstrução geométrica e induz que a prática desses gestos intelectuais pode mitigar danos cognitivos no conhecimento geométrico do sujeito. Atitude que pode favorecer o aprendizado da Geometria com consequente redução do custo cognitivo à compreensão da Matemática.
id UFPA-6_fefbc739a5c0c9fc5fde5e051272755e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/591
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometriaAprendizagem da MatemáticaEducação MatemáticaTeoria dos Registros de Representação SemióticaTeoria CognitivaEste trabalho é pertinente ao domínio da Educação Matemática, pois aborda a Geometria imersa em um novo cenário teórico de aprendizagem. Tem por objetivo trazer reflexões que possam contribuir para consolidar o ensino das construções e desconstruções geométricas como requisito auxiliar básico à aprendizagem da Geometria. Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Metodologicamente alinha-se a uma pesquisa qualitativa-bibliográfica tecendo uma reflexão, majoritariamente, sobre trabalhos de pesquisadores como Elenice de S. L. Zuin e Raymond Duval, contemplando ainda obras de outros autores. Por fim, a pesquisa mostra suscintamente as mudanças na trajetória das construções geométricas na educação brasileira, realça o valor heurístico da desconstrução geométrica e induz que a prática desses gestos intelectuais pode mitigar danos cognitivos no conhecimento geométrico do sujeito. Atitude que pode favorecer o aprendizado da Geometria com consequente redução do custo cognitivo à compreensão da Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/59110.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591/537Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCans, AdalbertMoretti, Méricles Thadeu2024-02-09T22:35:28Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/591Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:28Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
title Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
spellingShingle Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
Cans, Adalbert
Aprendizagem da Matemática
Educação Matemática
Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Teoria Cognitiva
title_short Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
title_full Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
title_fullStr Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
title_full_unstemmed Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
title_sort Construção e Desconstrução Geométrica: gestos intelectuais fundamentais para a aprendizagem da geometria
author Cans, Adalbert
author_facet Cans, Adalbert
Moretti, Méricles Thadeu
author_role author
author2 Moretti, Méricles Thadeu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cans, Adalbert
Moretti, Méricles Thadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da Matemática
Educação Matemática
Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Teoria Cognitiva
topic Aprendizagem da Matemática
Educação Matemática
Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Teoria Cognitiva
description Este trabalho é pertinente ao domínio da Educação Matemática, pois aborda a Geometria imersa em um novo cenário teórico de aprendizagem. Tem por objetivo trazer reflexões que possam contribuir para consolidar o ensino das construções e desconstruções geométricas como requisito auxiliar básico à aprendizagem da Geometria. Este trabalho fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Metodologicamente alinha-se a uma pesquisa qualitativa-bibliográfica tecendo uma reflexão, majoritariamente, sobre trabalhos de pesquisadores como Elenice de S. L. Zuin e Raymond Duval, contemplando ainda obras de outros autores. Por fim, a pesquisa mostra suscintamente as mudanças na trajetória das construções geométricas na educação brasileira, realça o valor heurístico da desconstrução geométrica e induz que a prática desses gestos intelectuais pode mitigar danos cognitivos no conhecimento geométrico do sujeito. Atitude que pode favorecer o aprendizado da Geometria com consequente redução do custo cognitivo à compreensão da Matemática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024004.id591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/591/537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024004
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002268213248