Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares de Mattos, José Roberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues Ramos, Josélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/244
Resumo: As atividades de produção rural muito têm impactado o ambiente e ações educativas podem ajudar a minimizar  esse  cenário.  Neste  sentido,  foram  desenvolvidas  algumas  práticas  educativas  de matemática, com estudantes de um Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Foram estudadas possibilidades de redução de impactos ambientais causados por atividades rurais a partir do conhecimento matemático, por meio de práticas desenvolvidas no contexto de vida dos estudantes, filhos de pequenos produtores do sudeste  do  Estado  do  Pará.  Para  isto,  foram  realizadas  algumas  atividades  em  um  Sistema Agroflorestal, tais como grupos de discussões, construção de maquetes e produção de relatórios. Os resultados apontam para uma melhor compreensão dos conteúdos de matemática, por parte dos estudantes, quando se estuda a realidade vivenciada por eles, bem como a importância da articulação dos conteúdos de matemática com as demais áreas, na busca de alternativas sustentáveis que reduzam impactos ambientais nas atividades do campo.
id UFPA-6_ff1d84aa507e06bd00a5efd040b798f3
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/244
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Práticas de Educação Matemática na Educação do CampoImpactos ambientaisAtividade ruralEducação do campoEtnomatemáticaAs atividades de produção rural muito têm impactado o ambiente e ações educativas podem ajudar a minimizar  esse  cenário.  Neste  sentido,  foram  desenvolvidas  algumas  práticas  educativas  de matemática, com estudantes de um Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Foram estudadas possibilidades de redução de impactos ambientais causados por atividades rurais a partir do conhecimento matemático, por meio de práticas desenvolvidas no contexto de vida dos estudantes, filhos de pequenos produtores do sudeste  do  Estado  do  Pará.  Para  isto,  foram  realizadas  algumas  atividades  em  um  Sistema Agroflorestal, tais como grupos de discussões, construção de maquetes e produção de relatórios. Os resultados apontam para uma melhor compreensão dos conteúdos de matemática, por parte dos estudantes, quando se estuda a realidade vivenciada por eles, bem como a importância da articulação dos conteúdos de matemática com as demais áreas, na busca de alternativas sustentáveis que reduzam impactos ambientais nas atividades do campo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/244REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/244/245Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLinhares de Mattos, José Roberto Rodrigues Ramos, Josélio2022-10-15T13:30:48Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/244Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:48Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo
title Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo
spellingShingle Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo
Linhares de Mattos, José Roberto
Impactos ambientais
Atividade rural
Educação do campo
Etnomatemática
title_short Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo
title_full Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo
title_fullStr Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo
title_full_unstemmed Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo
title_sort Práticas de Educação Matemática na Educação do Campo
author Linhares de Mattos, José Roberto
author_facet Linhares de Mattos, José Roberto
Rodrigues Ramos, Josélio
author_role author
author2 Rodrigues Ramos, Josélio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares de Mattos, José Roberto
Rodrigues Ramos, Josélio
dc.subject.por.fl_str_mv Impactos ambientais
Atividade rural
Educação do campo
Etnomatemática
topic Impactos ambientais
Atividade rural
Educação do campo
Etnomatemática
description As atividades de produção rural muito têm impactado o ambiente e ações educativas podem ajudar a minimizar  esse  cenário.  Neste  sentido,  foram  desenvolvidas  algumas  práticas  educativas  de matemática, com estudantes de um Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Foram estudadas possibilidades de redução de impactos ambientais causados por atividades rurais a partir do conhecimento matemático, por meio de práticas desenvolvidas no contexto de vida dos estudantes, filhos de pequenos produtores do sudeste  do  Estado  do  Pará.  Para  isto,  foram  realizadas  algumas  atividades  em  um  Sistema Agroflorestal, tais como grupos de discussões, construção de maquetes e produção de relatórios. Os resultados apontam para uma melhor compreensão dos conteúdos de matemática, por parte dos estudantes, quando se estuda a realidade vivenciada por eles, bem como a importância da articulação dos conteúdos de matemática com as demais áreas, na busca de alternativas sustentáveis que reduzam impactos ambientais nas atividades do campo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/244
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/244/245
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003559010304