Currículo de matemática na educação do campo: panoramas e zoons
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647567 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir maneiras de entender o currículo de matemática na educação do campo, como uma atualização da pesquisa realizada por Barbosa (2014). Para isso, foi feito um levantamento de publicações acadêmicas, em um periódico, em um evento e em dissertações e teses, que aproximem a educação do campo e a educação matemática. A partir da metáfora da fotografia, são feitas imagens panorâmicas, que buscam dar uma ideia do todo. Com a análise dessas publicações, foram constituídas quatro categorias – chamadas de zoons, que focam aspectos relevantes do currículo escolar. A primeira delas entende que é importante “partir da realidade” para chegar ao objeto matemático; a segunda sugere que sejam incluídos nos currículos os “saberes locais”; a terceira afirma que não deve haver especificidade no programa curricular de matemática dessas escolas; e, por fim, a quarta compreende que a escola deveria, também, oferecer uma formação técnica para o trabalho rural. |
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Currículo de matemática na educação do campo: panoramas e zoonsEducação matemática. Educação do campo. Currículo. Etnomatemática.Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir maneiras de entender o currículo de matemática na educação do campo, como uma atualização da pesquisa realizada por Barbosa (2014). Para isso, foi feito um levantamento de publicações acadêmicas, em um periódico, em um evento e em dissertações e teses, que aproximem a educação do campo e a educação matemática. A partir da metáfora da fotografia, são feitas imagens panorâmicas, que buscam dar uma ideia do todo. Com a análise dessas publicações, foram constituídas quatro categorias – chamadas de zoons, que focam aspectos relevantes do currículo escolar. A primeira delas entende que é importante “partir da realidade” para chegar ao objeto matemático; a segunda sugere que sejam incluídos nos currículos os “saberes locais”; a terceira afirma que não deve haver especificidade no programa curricular de matemática dessas escolas; e, por fim, a quarta compreende que a escola deveria, também, oferecer uma formação técnica para o trabalho rural.Universidade Estadual de Campinas2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise Textual Discursivaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864756710.20396/zet.v26i2.8647567Zetetike; Vol. 26 No. 2 (2018): mai./ago.; 404-422Zetetike; Vol. 26 Núm. 2 (2018): mai./ago.; 404-422Zetetike; v. 26 n. 2 (2018): mai./ago.; 404-4222176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647567/18159https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647567/20351Copyright (c) 2018 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSachs, Línlya2024-01-05T13:40:48Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647567Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-05T13:40:48Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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