Currículo de matemática na educação do campo: panoramas e zoons

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sachs, Línlya
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647567
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir maneiras de entender o currículo de matemática na educação do campo, como uma atualização da pesquisa realizada por Barbosa (2014). Para isso, foi feito um levantamento de publicações acadêmicas, em um periódico, em um evento e em dissertações e teses, que aproximem a educação do campo e a educação matemática. A partir da metáfora da fotografia, são feitas imagens panorâmicas, que buscam dar uma ideia do todo. Com a análise dessas publicações, foram constituídas quatro categorias – chamadas de zoons, que focam aspectos relevantes do currículo escolar. A primeira delas entende que é importante “partir da realidade” para chegar ao objeto matemático; a segunda sugere que sejam incluídos nos currículos os “saberes locais”; a terceira afirma que não deve haver especificidade no programa curricular de matemática dessas escolas; e, por fim, a quarta compreende que a escola deveria, também, oferecer uma formação técnica para o trabalho rural.
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