Math teaching ethics and society: the possibilities of ethnomath and modelling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Neivaldo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1474
Resumo: This is a discussion of Math teaching within a framework that considers life in society in an ethical manner. It is a personal view of ethical citizenship and its principles of awareness and self determination. Ethnomadi is presented in the shape of Math modelling as an option of teaching method
id UFPA-7_06893e2d9417deea64731f90b7ef3f4d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1474
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Math teaching ethics and society: the possibilities of ethnomath and modellingEnsino de matemática, ética e sociedade: A etnomatemática e a modelagem como possibilidadesself-determination; citizenship; ethics; ethnometh; math modellingetnomatemática; modelagem matemática; ensino de matemáticaThis is a discussion of Math teaching within a framework that considers life in society in an ethical manner. It is a personal view of ethical citizenship and its principles of awareness and self determination. Ethnomadi is presented in the shape of Math modelling as an option of teaching methodO objetivo deste artigo é fazer uma discussão sobre Ensino de Matemática na intenção de entendê-lo como um projeto que deve vislumbrar a vida em sociedade, de forma ética. Desse modo, apresento a noção pessoal de cidadania ética e os seus pilares de sustentação: consciência e autonomia. A seguir, aponto e discuto a Etnomatemática, materializada sob a forma de Modelagem Matemática, como sendo uma proposta de ensino que pode ser uma alternativa para esse fim.Universidade Federal do ParáSilva, Neivaldo2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/147410.18542/amazrecm.v1i0.1474Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 49-54Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 49-542317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1474/2053/*ref*/BALDINO, R. R. e CARRERA, A. C. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. In: RESUMO TÉCNICO: Relatório do Sistema Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, UNESP, IGCE, Rio Claro: CNPq, 1997.25 p./*ref*/BARBOSA, J. C. Uma perspectiva para a Modelagem Matemática. In: Anais do IV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2000. p.53-59./*ref*/BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 3a ed. São Paulo: Brasiliense, 1990./*ref*/BRANDÃO, Zaia et ali. A crise dos Paradigmas e a Educação. São Paulo: Cortez, 1994./*ref*/CANIVEZ, P. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991./*ref*/D' AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990./*ref*/D' AMBRÓSIO, Ubirata. A Era da Consciência. São Paulo: Ed. Fundação Peirópolis, 1997./*ref*/D' AMBRÓSIO, Ubirata.Educação para uma sociedade em transição. São Paulo: Papirus, 1999./*ref*/DEMO, Pedro. Pesquisa: Principio científico e educativo, 3 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992./*ref*/FLATO, Moshé. O poder da matemática. Lisboa: Terramar, 1990./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996./*ref*/GADOTTI, M. Escola Cidadã. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2003./*ref*/MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995./*ref*/MACHADO, Nilson José. Matemática e Realidade. 3' ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados,1991.Direitos autorais 2005 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:05Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1474Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:05Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Math teaching ethics and society: the possibilities of ethnomath and modelling
Ensino de matemática, ética e sociedade: A etnomatemática e a modelagem como possibilidades
title Math teaching ethics and society: the possibilities of ethnomath and modelling
spellingShingle Math teaching ethics and society: the possibilities of ethnomath and modelling
Silva, Neivaldo
self-determination; citizenship; ethics; ethnometh; math modelling
etnomatemática; modelagem matemática; ensino de matemática
title_short Math teaching ethics and society: the possibilities of ethnomath and modelling
title_full Math teaching ethics and society: the possibilities of ethnomath and modelling
title_fullStr Math teaching ethics and society: the possibilities of ethnomath and modelling
title_full_unstemmed Math teaching ethics and society: the possibilities of ethnomath and modelling
title_sort Math teaching ethics and society: the possibilities of ethnomath and modelling
author Silva, Neivaldo
author_facet Silva, Neivaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Neivaldo
dc.subject.por.fl_str_mv self-determination; citizenship; ethics; ethnometh; math modelling
etnomatemática; modelagem matemática; ensino de matemática
topic self-determination; citizenship; ethics; ethnometh; math modelling
etnomatemática; modelagem matemática; ensino de matemática
description This is a discussion of Math teaching within a framework that considers life in society in an ethical manner. It is a personal view of ethical citizenship and its principles of awareness and self determination. Ethnomadi is presented in the shape of Math modelling as an option of teaching method
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1474
10.18542/amazrecm.v1i0.1474
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1474
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v1i0.1474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1474/2053
/*ref*/BALDINO, R. R. e CARRERA, A. C. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. In: RESUMO TÉCNICO: Relatório do Sistema Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, UNESP, IGCE, Rio Claro: CNPq, 1997.25 p.
/*ref*/BARBOSA, J. C. Uma perspectiva para a Modelagem Matemática. In: Anais do IV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2000. p.53-59.
/*ref*/BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 3a ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
/*ref*/BRANDÃO, Zaia et ali. A crise dos Paradigmas e a Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
/*ref*/CANIVEZ, P. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.
/*ref*/D' AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.
/*ref*/D' AMBRÓSIO, Ubirata. A Era da Consciência. São Paulo: Ed. Fundação Peirópolis, 1997.
/*ref*/D' AMBRÓSIO, Ubirata.Educação para uma sociedade em transição. São Paulo: Papirus, 1999.
/*ref*/DEMO, Pedro. Pesquisa: Principio científico e educativo, 3 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
/*ref*/FLATO, Moshé. O poder da matemática. Lisboa: Terramar, 1990.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
/*ref*/GADOTTI, M. Escola Cidadã. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
/*ref*/MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.
/*ref*/MACHADO, Nilson José. Matemática e Realidade. 3' ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados,1991.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2005 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2005 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 49-54
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 49-54
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465147633172480