Análise da progressividade da aprendizagem significativa de conceitos do reino animal por meio de mapas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunzler, Kathia Regina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monarin, Simone Lazarino, Pereira, Eliana Peliçon, Costa Beber, Silvia Zamberlan, Kunzler, Kelly Karini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15136
Resumo: O ensino em Biologia constitui o foco desta pesquisa e tem como objetivo desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de conceitos referentes ao Reino Animal, intencionando acompanhar a progressividade da aprendizagem significativa por meio da análise de Mapas Conceituais (MC). O modelo didático da UEPS e nossa pesquisa se fundamentam na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). O lócus da pesquisa é uma instituição de ensino pública federal do estado do Paraná/Brasil, os participantes são estudantes e professoras/pesquisadoras da área de Ensino de Ciências, Biologia e Química. Para acompanhar a progressividade da aprendizagem, os MC elaborados por estudantes foram analisados a partir das categorias: 1) Filos e Características gerais; 2) Morfologia e Reprodução; 3) Habitat e Locomoção; 4) Temáticas e Representantes. Para a análise da progressividade da aprendizagem, utilizamos os seguintes critérios: Compreende Totalmente (CT), Compreende Parcialmente (CP), Não Compreende (NC) e Não Inclui Conceito (NIC). Os MC elaborados foram comparados qualitativamente para ajudar na classificação. Os resultados obtidos indicam que o ensino organizado pelo modelo didático das UEPS favorece a aprendizagem e os MC elaborados colaborativamente são recursos eficientes para acompanhar a progressividade da aprendizagem e indicam indícios de aprendizagem significativa.
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spelling Análise da progressividade da aprendizagem significativa de conceitos do reino animal por meio de mapas conceituaisAnalysis of the progressivity of meaningful learning of concepts from the animal kingdom through concept mapsTeoria da Aprendizagem Significativa; UEPS; Ensino de Biologia; Filos.Meaningful Learning Theory; PSTU; Biology Teaching; Phyla.O ensino em Biologia constitui o foco desta pesquisa e tem como objetivo desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de conceitos referentes ao Reino Animal, intencionando acompanhar a progressividade da aprendizagem significativa por meio da análise de Mapas Conceituais (MC). O modelo didático da UEPS e nossa pesquisa se fundamentam na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). O lócus da pesquisa é uma instituição de ensino pública federal do estado do Paraná/Brasil, os participantes são estudantes e professoras/pesquisadoras da área de Ensino de Ciências, Biologia e Química. Para acompanhar a progressividade da aprendizagem, os MC elaborados por estudantes foram analisados a partir das categorias: 1) Filos e Características gerais; 2) Morfologia e Reprodução; 3) Habitat e Locomoção; 4) Temáticas e Representantes. Para a análise da progressividade da aprendizagem, utilizamos os seguintes critérios: Compreende Totalmente (CT), Compreende Parcialmente (CP), Não Compreende (NC) e Não Inclui Conceito (NIC). Os MC elaborados foram comparados qualitativamente para ajudar na classificação. Os resultados obtidos indicam que o ensino organizado pelo modelo didático das UEPS favorece a aprendizagem e os MC elaborados colaborativamente são recursos eficientes para acompanhar a progressividade da aprendizagem e indicam indícios de aprendizagem significativa.The teaching in Biology constitutes the focus of this research and aims to develop a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) for the teaching of concepts related to the Animal Kingdom, intending to monitor the progressivity of meaningful learning through the analysis of Concept Maps (CM). The PSTU didactic model and our research are based on the Meaningful Learning Theory (MLT). The locus of the research is a federal public educational institution in the state of Paraná/Brazil, the participants are students and teachers/researchers in the area of Science, Biology and Chemistry Teaching. To monitor the learning progressivity, the CM elaborated by students were analyzed based on the categories: 1) Phyla and General characteristics; 2) Morphology and Reproduction; 3) Habitat and Locomotion; 4) Themes and Representatives. For the analysis of learning progressivity, we used the following criteria: Fully Understands (CT), Partially Understands (CP), Does Not Understand (NC) and Does Not Include Concept (NIC). The elaborated MC were qualitatively compared to help with classification. The results obtained indicate that the teaching organized by the PSTU didactic model favors learning and the collaboratively elaborated CM are efficient resources to monitor the learning progressivity and indicate signs of significant learning.Universidade Federal do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)Kunzler, Kathia ReginaMonarin, Simone LazarinoPereira, Eliana PeliçonCosta Beber, Silvia ZamberlanKunzler, Kelly Karini2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1513610.18542/amazrecm.v19i43.15136Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 234-251Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 234-2512317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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