Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10975 |
Resumo: | O presente artigo apresenta como escopo central a interface entre a Argumentação Científica (AC) e a Educação Pela Pesquisa (EPP). É sabido que educar é uma prática ampla e promover esse educar pelo viés da EPP é educar para a argumentação, uma vez que, ao promover a construção de novos argumentos, se logra atingir as esferas dos pilares específicos da educação: o ser, o fazer e o conhecer. Assim, em busca de práticas pedagógicas que culminem nessa ação, temos o seguinte como problema de pesquisa para este manuscrito: quais são as percepções e análises atribuídas a uma Sequência Didática (SD) proposta como prática pedagógica para a interface entre argumentação científica (AC) e Educação pela Pesquisa (EPP)? Esta é uma pesquisa caracterizada como sendo qualitativa do tipo pesquisa participante. No que se refere às questões metodológicas, os participantes, pós-graduandos de um curso de especialização em Ensino de Ciências, após uma formação EaD via Blog, analisaram e emitiram o seu parecer e suas considerações a uma Sequência Didática criada com o objetivo de promover a construção do conhecimento científico por intermédio de uma prática que funde a perspectiva da AC e da EPP. Esses pareceres e considerações foram analisados à luz da Análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, emergiram as seguintes categorias de análise: Complementariedade entre AC e EPP e Maturidade cognitiva. Os resultados revelaram que a SD construída é apropriada e uma estratégia pedagógica frutífera para a construção do conhecimento científico. |
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Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógicaScientific argumentation and teaching thru research: the opinion of teachers on a pedagogical practiceargumentação científica; educação pela pesquisa; sequência didática; prática pedagógicascientific argumentation; teaching thru research; teaching sequence; pedagogical practicesO presente artigo apresenta como escopo central a interface entre a Argumentação Científica (AC) e a Educação Pela Pesquisa (EPP). É sabido que educar é uma prática ampla e promover esse educar pelo viés da EPP é educar para a argumentação, uma vez que, ao promover a construção de novos argumentos, se logra atingir as esferas dos pilares específicos da educação: o ser, o fazer e o conhecer. Assim, em busca de práticas pedagógicas que culminem nessa ação, temos o seguinte como problema de pesquisa para este manuscrito: quais são as percepções e análises atribuídas a uma Sequência Didática (SD) proposta como prática pedagógica para a interface entre argumentação científica (AC) e Educação pela Pesquisa (EPP)? Esta é uma pesquisa caracterizada como sendo qualitativa do tipo pesquisa participante. No que se refere às questões metodológicas, os participantes, pós-graduandos de um curso de especialização em Ensino de Ciências, após uma formação EaD via Blog, analisaram e emitiram o seu parecer e suas considerações a uma Sequência Didática criada com o objetivo de promover a construção do conhecimento científico por intermédio de uma prática que funde a perspectiva da AC e da EPP. Esses pareceres e considerações foram analisados à luz da Análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, emergiram as seguintes categorias de análise: Complementariedade entre AC e EPP e Maturidade cognitiva. Os resultados revelaram que a SD construída é apropriada e uma estratégia pedagógica frutífera para a construção do conhecimento científico.The present article shows as a main scope the interface between the Scientific Argumentation and Teaching Thru Research (TTR). It´s known that teaching is a wide practice and to promote this teaching thru the TTR view is to teach the argumentation, once, by promoting the construction of new arguments, it´s possible to achieve the pillar spheres of the teaching: to be, to do and to know. This way, in search of the pedagogical practices that result in this action, we have the following as the issue for the research of this manuscript: what are the perceptions and analysis given to a Teaching Sequence (TS) proposed as pedagogical practice to the interface between the Scientific Argumentation (SA) and Teaching Thru Research (TTR). This is a research featured as being qualitative of the participant research kind. As it refers to methodological questions, the participants, post-graduation students of a course specialized in Science Teaching, after a DL (Distance Learning) graduation thru Blog, analyzed and issued their opinion and considerations to a Teaching Sequence (TS), created with the objective to promote the construction of the scientific knowledge by a practice that melts the SA and the TTP perspective. These opinions and considerations were analyzed by the content analysis. From the obtained results, emerged the following analysis categories: complementarity between SA and TTP and cognitive maturity. The results revealed that the TS built is appropriated and a fruitful pedagogical strategy for the building of the scientific knowledge.Universidade Federal do ParáPezarini, Agnaldo RonieMendonça, Samuel2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1097510.18542/amazrecm.v17i39.10975Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 180-200Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 180-2002317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10975/8155/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. 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