Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezarini, Agnaldo Ronie
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça, Samuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10975
Resumo: O presente artigo apresenta como escopo central a interface entre a Argumentação Científica (AC) e a Educação Pela Pesquisa (EPP). É sabido que educar é uma prática ampla e promover esse educar pelo viés da EPP é educar para a argumentação, uma vez que, ao promover a construção de novos argumentos, se logra atingir as esferas dos pilares específicos da educação: o ser, o fazer e o conhecer. Assim, em busca de práticas pedagógicas que culminem nessa ação, temos o seguinte como problema de pesquisa para este manuscrito: quais são as percepções e análises atribuídas a uma Sequência Didática (SD) proposta como prática pedagógica para a interface entre argumentação científica (AC) e Educação pela Pesquisa (EPP)? Esta é uma pesquisa caracterizada como sendo qualitativa do tipo pesquisa participante. No que se refere às questões metodológicas, os participantes, pós-graduandos de um curso de especialização em Ensino de Ciências, após uma formação EaD via Blog, analisaram e emitiram o seu parecer e suas considerações a uma Sequência Didática criada com o objetivo de promover a construção do conhecimento científico por intermédio de uma prática que funde a perspectiva da AC e da EPP. Esses pareceres e considerações foram analisados à luz da Análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, emergiram as seguintes categorias de análise: Complementariedade entre AC e EPP e Maturidade cognitiva. Os resultados revelaram que a SD construída é apropriada e uma estratégia pedagógica frutífera para a construção do conhecimento científico.
id UFPA-7_0cecec0899db234fc08833e37bdc66a5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10975
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógicaScientific argumentation and teaching thru research: the opinion of teachers on a pedagogical practiceargumentação científica; educação pela pesquisa; sequência didática; prática pedagógicascientific argumentation; teaching thru research; teaching sequence; pedagogical practicesO presente artigo apresenta como escopo central a interface entre a Argumentação Científica (AC) e a Educação Pela Pesquisa (EPP). É sabido que educar é uma prática ampla e promover esse educar pelo viés da EPP é educar para a argumentação, uma vez que, ao promover a construção de novos argumentos, se logra atingir as esferas dos pilares específicos da educação: o ser, o fazer e o conhecer. Assim, em busca de práticas pedagógicas que culminem nessa ação, temos o seguinte como problema de pesquisa para este manuscrito: quais são as percepções e análises atribuídas a uma Sequência Didática (SD) proposta como prática pedagógica para a interface entre argumentação científica (AC) e Educação pela Pesquisa (EPP)? Esta é uma pesquisa caracterizada como sendo qualitativa do tipo pesquisa participante. No que se refere às questões metodológicas, os participantes, pós-graduandos de um curso de especialização em Ensino de Ciências, após uma formação EaD via Blog, analisaram e emitiram o seu parecer e suas considerações a uma Sequência Didática criada com o objetivo de promover a construção do conhecimento científico por intermédio de uma prática que funde a perspectiva da AC e da EPP. Esses pareceres e considerações foram analisados à luz da Análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, emergiram as seguintes categorias de análise: Complementariedade entre AC e EPP e Maturidade cognitiva. Os resultados revelaram que a SD construída é apropriada e uma estratégia pedagógica frutífera para a construção do conhecimento científico.The present article shows as a main scope the interface between the Scientific Argumentation and Teaching Thru Research (TTR). It´s known that teaching is a wide practice and to promote this teaching thru the TTR view is to teach the argumentation, once, by promoting the construction of new arguments, it´s possible to achieve the pillar spheres of the teaching: to be, to do and to know. This way, in search of the pedagogical practices that result in this action, we have the following as the issue for the research of this manuscript: what are the perceptions and analysis given to a Teaching Sequence (TS) proposed as pedagogical practice to the interface between the Scientific Argumentation (SA) and Teaching Thru Research (TTR). This is a research featured as being qualitative of the participant research kind. As it refers to methodological questions, the participants, post-graduation students of a course specialized in Science Teaching, after a DL (Distance Learning) graduation thru Blog, analyzed and issued their opinion and considerations to a Teaching Sequence (TS), created with the objective to promote the construction of the scientific knowledge by a practice that melts the SA and the TTP perspective. These opinions and considerations were analyzed by the content analysis. From the obtained results, emerged the following analysis categories: complementarity between SA and TTP and cognitive maturity. The results revealed that the TS built is appropriated and a fruitful pedagogical strategy for the building of the scientific knowledge.Universidade Federal do ParáPezarini, Agnaldo RonieMendonça, Samuel2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1097510.18542/amazrecm.v17i39.10975Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 180-200Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 180-2002317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10975/8155/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006./*ref*/BECKER, F. O que é construtivismo. São Paulo: FDE, n. 20, 1993, p. 87-93./*ref*/BONINI, A. A noção de sequência textual na análise pragmático-textual de Jean-Michel Adam. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Gêneros: Teorias, métodos, debates. 2ª. ed. São Paulo: Parábola, 2007./*ref*/BORGES, T.; LIMA, V. A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, n. 3, p. 25-45, 13 nov/2020./*ref*/DEMO, P. Pesquisa Participante: Saber pensar e intervir juntos. 2ª. ed. Brasília (DF): Liber, 2008./*ref*/GALIAZZI, M. C; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciênc. Educ. Bauru, v. 8, n. 2, 2002, p. 237-252. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200008./*ref*/GALIAZZI, M. C; MORAES, R. Educar pela pesquisa. 9ª. ed. Campinas: Autores Associados, 2011./*ref*/JIMÉNEZ ALEIXANDRE, M. P. 10 Ideas clave. Competencias en argumentación y uso de pruebas. Educatio Siglo XXI, v. 29, n. 1, 2011, p. 363-366./*ref*/JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; DÍAZ DE BUSTAMANTE, J. Discurso de aula y argumentación en la clase de Ciências: Cuestiones teóricas y metodológicas. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona, v. 21, n. 3, 2003, p. 359-370./*ref*/JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; BROCOS, P. Desafios metodológicos na pesquisa da argumentação em ensino de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, 2015, p. 139-159./*ref*/KELLY, G. J. Inquiry, activity and epistemic practice. In: DUSCHL, R.; GRANDY, R. (Eds.). Teaching Scientific Inquiry: Recommendations for research and implementation. Rotterdam: Sense Publishers2008, p. 99-117./*ref*/KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania. 2ª. ed. São Paulo: Moderna. 2007/*ref*/LEITÃO, S. O lugar da argumentação na construção do conhecimento. In: LEITÃO, S.; DAMIANOVIC, M. C. (Orgs.). Argumentação na escola: O conhecimento em construção. Campinas: Pontes Editores, 2011./*ref*/LIMA, V. M do R. A sala de aula do Educar pela Pesquisa: Uma história a ser contada. 2004. Tese. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004./*ref*/LIRA, M.; TEIXEIRA, F. M. Alfabetização científica e argumentação escrita: Proposições reflexivas. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de Las Ciencias. Campinas, 2001./*ref*/MÉKSENAS, P. Aspectos metodológicos da pesquisa empírica: A contribuição de Paulo Freire. Revista Espaço Acadêmico. Maringá (PR), ano VII, n.78, nov. 2007./*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: Fundamentos e pressupostos. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: Tendências para a educação em novos tempos. 1ª. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. p. 9-23./*ref*/NASCIMENTO, M. E. S. et al. Sequência didática para auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina no período de transição da letra./*ref*/PEZARINI, A. R.; MACIEL, M. D. As dimensões da argumentação no ensino de Ciências em pesquisas de 2007 a 2017: Um olhar para a caracterização e para as ferramentas metodológicas para estudar esta temática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 14, n. 32, p. 61-77, dez. 2018. ISSN 2317-5125./*ref*/QUEIROZ, R. L.; SAMPAIO, F. F.; SANTOS, M. P. DuinoBlocks4Kids: utilizando Tecnologia Livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE. V. 27, N. 2, 2019, p. 167-197./*ref*/RAMOS, M. G. Os desafios da educação pela pesquisa: Dos limites da realidade às possibilidades de educar para a argumentação. In: IV ANPEd-SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Anais. Porto Alegre, 2000. CD./*ref*/SARAVALI, E. G. A psicopedagogia na educação superior: Contribuições da teoria piagetiana. Revista Psicopedagogia, v. 22, n. 69, 2005, p. 243-253./*ref*/SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: Relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, 2015, p. 49-67./*ref*/SILVA, A. H. et al. Análise de conteúdo: Fazemos o que dizemos? Um levantamento de estudos que dizem adotar a técnica. Conhecimento Interativo, v. 11, n. 1, 2017, p. 168-184./*ref*/TANDON. R. Participatory Research in the Empowerment of People. Convergence, v. 14, n. 3, 1981, p. 20-27./*ref*/TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2ª. ed., 2006./*ref*/VIEIRA, R. D. et al. Argumentação e orientações discursivas na educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 3, 2015, p. 707-725Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-11T13:11:18Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/10975Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2022-01-11T13:11:18Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica
Scientific argumentation and teaching thru research: the opinion of teachers on a pedagogical practice
title Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica
spellingShingle Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica
Pezarini, Agnaldo Ronie
argumentação científica; educação pela pesquisa; sequência didática; prática pedagógica
scientific argumentation; teaching thru research; teaching sequence; pedagogical practices
title_short Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica
title_full Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica
title_fullStr Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica
title_full_unstemmed Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica
title_sort Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica
author Pezarini, Agnaldo Ronie
author_facet Pezarini, Agnaldo Ronie
Mendonça, Samuel
author_role author
author2 Mendonça, Samuel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Pezarini, Agnaldo Ronie
Mendonça, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv argumentação científica; educação pela pesquisa; sequência didática; prática pedagógica
scientific argumentation; teaching thru research; teaching sequence; pedagogical practices
topic argumentação científica; educação pela pesquisa; sequência didática; prática pedagógica
scientific argumentation; teaching thru research; teaching sequence; pedagogical practices
description O presente artigo apresenta como escopo central a interface entre a Argumentação Científica (AC) e a Educação Pela Pesquisa (EPP). É sabido que educar é uma prática ampla e promover esse educar pelo viés da EPP é educar para a argumentação, uma vez que, ao promover a construção de novos argumentos, se logra atingir as esferas dos pilares específicos da educação: o ser, o fazer e o conhecer. Assim, em busca de práticas pedagógicas que culminem nessa ação, temos o seguinte como problema de pesquisa para este manuscrito: quais são as percepções e análises atribuídas a uma Sequência Didática (SD) proposta como prática pedagógica para a interface entre argumentação científica (AC) e Educação pela Pesquisa (EPP)? Esta é uma pesquisa caracterizada como sendo qualitativa do tipo pesquisa participante. No que se refere às questões metodológicas, os participantes, pós-graduandos de um curso de especialização em Ensino de Ciências, após uma formação EaD via Blog, analisaram e emitiram o seu parecer e suas considerações a uma Sequência Didática criada com o objetivo de promover a construção do conhecimento científico por intermédio de uma prática que funde a perspectiva da AC e da EPP. Esses pareceres e considerações foram analisados à luz da Análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, emergiram as seguintes categorias de análise: Complementariedade entre AC e EPP e Maturidade cognitiva. Os resultados revelaram que a SD construída é apropriada e uma estratégia pedagógica frutífera para a construção do conhecimento científico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10975
10.18542/amazrecm.v17i39.10975
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10975
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v17i39.10975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/10975/8155
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
/*ref*/BECKER, F. O que é construtivismo. São Paulo: FDE, n. 20, 1993, p. 87-93.
/*ref*/BONINI, A. A noção de sequência textual na análise pragmático-textual de Jean-Michel Adam. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Gêneros: Teorias, métodos, debates. 2ª. ed. São Paulo: Parábola, 2007.
/*ref*/BORGES, T.; LIMA, V. A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 3, n. 3, p. 25-45, 13 nov/2020.
/*ref*/DEMO, P. Pesquisa Participante: Saber pensar e intervir juntos. 2ª. ed. Brasília (DF): Liber, 2008.
/*ref*/GALIAZZI, M. C; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciênc. Educ. Bauru, v. 8, n. 2, 2002, p. 237-252. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000200008.
/*ref*/GALIAZZI, M. C; MORAES, R. Educar pela pesquisa. 9ª. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
/*ref*/JIMÉNEZ ALEIXANDRE, M. P. 10 Ideas clave. Competencias en argumentación y uso de pruebas. Educatio Siglo XXI, v. 29, n. 1, 2011, p. 363-366.
/*ref*/JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; DÍAZ DE BUSTAMANTE, J. Discurso de aula y argumentación en la clase de Ciências: Cuestiones teóricas y metodológicas. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona, v. 21, n. 3, 2003, p. 359-370.
/*ref*/JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; BROCOS, P. Desafios metodológicos na pesquisa da argumentação em ensino de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, 2015, p. 139-159.
/*ref*/KELLY, G. J. Inquiry, activity and epistemic practice. In: DUSCHL, R.; GRANDY, R. (Eds.). Teaching Scientific Inquiry: Recommendations for research and implementation. Rotterdam: Sense Publishers2008, p. 99-117.
/*ref*/KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania. 2ª. ed. São Paulo: Moderna. 2007
/*ref*/LEITÃO, S. O lugar da argumentação na construção do conhecimento. In: LEITÃO, S.; DAMIANOVIC, M. C. (Orgs.). Argumentação na escola: O conhecimento em construção. Campinas: Pontes Editores, 2011.
/*ref*/LIMA, V. M do R. A sala de aula do Educar pela Pesquisa: Uma história a ser contada. 2004. Tese. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
/*ref*/LIRA, M.; TEIXEIRA, F. M. Alfabetização científica e argumentação escrita: Proposições reflexivas. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de Las Ciencias. Campinas, 2001.
/*ref*/MÉKSENAS, P. Aspectos metodológicos da pesquisa empírica: A contribuição de Paulo Freire. Revista Espaço Acadêmico. Maringá (PR), ano VII, n.78, nov. 2007.
/*ref*/MORAES, R.; GALIAZZI, M. C.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: Fundamentos e pressupostos. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula: Tendências para a educação em novos tempos. 1ª. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. p. 9-23.
/*ref*/NASCIMENTO, M. E. S. et al. Sequência didática para auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina no período de transição da letra.
/*ref*/PEZARINI, A. R.; MACIEL, M. D. As dimensões da argumentação no ensino de Ciências em pesquisas de 2007 a 2017: Um olhar para a caracterização e para as ferramentas metodológicas para estudar esta temática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 14, n. 32, p. 61-77, dez. 2018. ISSN 2317-5125.
/*ref*/QUEIROZ, R. L.; SAMPAIO, F. F.; SANTOS, M. P. DuinoBlocks4Kids: utilizando Tecnologia Livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE. V. 27, N. 2, 2019, p. 167-197.
/*ref*/RAMOS, M. G. Os desafios da educação pela pesquisa: Dos limites da realidade às possibilidades de educar para a argumentação. In: IV ANPEd-SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Anais. Porto Alegre, 2000. CD.
/*ref*/SARAVALI, E. G. A psicopedagogia na educação superior: Contribuições da teoria piagetiana. Revista Psicopedagogia, v. 22, n. 69, 2005, p. 243-253.
/*ref*/SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: Relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, 2015, p. 49-67.
/*ref*/SILVA, A. H. et al. Análise de conteúdo: Fazemos o que dizemos? Um levantamento de estudos que dizem adotar a técnica. Conhecimento Interativo, v. 11, n. 1, 2017, p. 168-184.
/*ref*/TANDON. R. Participatory Research in the Empowerment of People. Convergence, v. 14, n. 3, 1981, p. 20-27.
/*ref*/TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2ª. ed., 2006.
/*ref*/VIEIRA, R. D. et al. Argumentação e orientações discursivas na educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 3, 2015, p. 707-725
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 180-200
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 17, n. 39 (2021): Ahead of Print; 180-200
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465145740492800