Competências e representações profissionais de professores de Matemática
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7570 |
Resumo: | Apresentamos um estudo sobre as representações profissionais de professores de Matemática acerca de suas competências em diferentes níveis da atividade docente. Para tanto, utilizamos a abordagem das representações profissionais, considerada como representações sociais específicas de um dado grupo profissional, bem como o modelo de níveis da atividade do professor, desenvolvido no cenário da Didática de Matemática francesa. O quadro metodológico é referenciado na teoria do núcleo central, a saber: teste de associação livre de palavras, teste de hierarquização e entrevistas. Na análise do campo semântico das representações, usamos os softwares Alceste e Trideux. Os participantes da pesquisa foram cento e vinte e seis professores de Matemática. Dentre os resultados, destacamos a centralidade das representações dos professores acerca das competências profissionais estudadas no conhecimento matemático e capacidade de dominá-lo e no compromisso com a função de ensinar, norteando suas atividades de organização do planejamento de ensino e preparação de aulas de Matemática. |
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Competências e representações profissionais de professores de MatemáticaProfessional skills and representations of mathematics teachersrepresentações profissionais; competência profissional; níveis da atividade do professor; matemáticaprofessional representations; professional competence; levels of teacher activity; mathematicsApresentamos um estudo sobre as representações profissionais de professores de Matemática acerca de suas competências em diferentes níveis da atividade docente. Para tanto, utilizamos a abordagem das representações profissionais, considerada como representações sociais específicas de um dado grupo profissional, bem como o modelo de níveis da atividade do professor, desenvolvido no cenário da Didática de Matemática francesa. O quadro metodológico é referenciado na teoria do núcleo central, a saber: teste de associação livre de palavras, teste de hierarquização e entrevistas. Na análise do campo semântico das representações, usamos os softwares Alceste e Trideux. Os participantes da pesquisa foram cento e vinte e seis professores de Matemática. Dentre os resultados, destacamos a centralidade das representações dos professores acerca das competências profissionais estudadas no conhecimento matemático e capacidade de dominá-lo e no compromisso com a função de ensinar, norteando suas atividades de organização do planejamento de ensino e preparação de aulas de Matemática.This is a research about the professional representations of mathematics teachers about their competences in different levels of teaching activity. For this, we use the approach of professional representations, considered as specific social representations of a given professional group, as well as the models of levels of teacher activity, developed in the scenario of the French mathematics didactics. The methodological framework is referenced in central nucleus theory, namely: free word association test, hierarchy test and interviews. In the analysis of the semantic field of representations we use Alceste and Trideux softwares. The participants in the survey were one hundred and twenty-six math teachers. Among the results, we highlight the centrality of teachers' representations about the professional competences studied on the mathematical knowledge and ability to master it and the commitment to the teaching, guiding their activities of organizing the teaching planning and preparing math class.Universidade Federal do ParáEspíndola, Elisângela Bastos de Mélo2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/757010.18542/amazrecm.v16i37.7570Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 37 (2020); 135-150Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 37 (2020); 135-1502317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. 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