Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Sônia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro, Elton Anderson dos santos, Rodrigues, Jadir Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003
Resumo: Esse estudo trata de pesquisa que teve como objetivo identificar as representações de "bom professor" por estudantes de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás. Optou-se na abordagem pela teoria das representações sociais de Moscovici e Abric através de redes semânticas naturais. Os dados foram coletados por meio de evocações livres. Participaram 220 estudantes de 6 cursos de licenciatura. Sete palavras definiram o núcleo central das representações: compreensivo, educado, atencioso, paciente, inteligente, comprometido e dedicado. Foram analisados resultados relacionados ao gênero, idade e nível acadêmico, porém diferenças significativas foram encontradas somente quanto ao nível acadêmico. Verificou-se homogeneidade nas representações de todos os cursos quanto à competência profissional e as qualidades humanas requeridas do professor. As representações estão permeadas de ideias ligadas ao senso comum.
id UNIR-3_a763e4b00e7c904d5e9301e95e237b18
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4003
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students ThinkRepresentaciones sociales de "buen profesor": lo que piensan los estudiantes de licenciaturaRepresentações sociais de "bom professor": o que pensam os estudantes de licenciaturaSocial Representations. Teacher. Professional. Competence.Representaciones sociales. Profesor. Competencia Profesional.Representações Sociais. Professor. Competência Profissional.Esse estudo trata de pesquisa que teve como objetivo identificar as representações de "bom professor" por estudantes de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás. Optou-se na abordagem pela teoria das representações sociais de Moscovici e Abric através de redes semânticas naturais. Os dados foram coletados por meio de evocações livres. Participaram 220 estudantes de 6 cursos de licenciatura. Sete palavras definiram o núcleo central das representações: compreensivo, educado, atencioso, paciente, inteligente, comprometido e dedicado. Foram analisados resultados relacionados ao gênero, idade e nível acadêmico, porém diferenças significativas foram encontradas somente quanto ao nível acadêmico. Verificou-se homogeneidade nas representações de todos os cursos quanto à competência profissional e as qualidades humanas requeridas do professor. As representações estão permeadas de ideias ligadas ao senso comum.The aim of this study was to identify the representations of “good teacher” by undergraduate students of the State University of Goiás. The approach used in this work was the theory of social representations of Moscovici and Abric through natural semantic networks. The data were collected through free evocations and 220 students, of 6 undergraduate courses, have participated. Seven words defined the central core of representations: comprehensive, educated, attentive, patient, intelligent, committed and dedicated. Results related to gender, age and academic level were analyzed, but significant differences were found only in the academic level. There was homogeneity in the representations of all courses in relation to the professional skills and the human qualities required of the teacher. The representations are permeated with ideas linked to common sense.Este estudio trata de una investigación que tuvo como objetivo identificar las representaciones del "buen profesor" por estudiantes de licenciatura de la Universidad Estatal de Goiás. Se optó en el abordaje por la teoría de las representaciones sociales de Moscovici y Abric a través de redes semánticas naturales. Los datos fueron recolectados por medio de evocaciones libres. Participaron 220 estudiantes de 6 cursos de licenciatura. Siete palabras definieron el núcleo central de las representaciones: comprensivo, educado, atento, paciente, inteligente, comprometido y dedicado. Se analizaron resultados relacionados al género, edad y nivel académico, pero diferencias significativas se encontraron solamente en cuanto al nivel académico. Se verificó homogeneidad en las representaciones de todos los cursos en cuanto a la competencia profesional y a las cualidades humanas requeridas del profesor. Las representaciones están impregnadas de ideas ligadas al sentido común.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa empírica.application/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/400310.26568/2359-2087.2019.4003EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 5-262359-20872359-208710.26568/educa.v6i16reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003/3092Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBessa, SôniaCastro, Elton Anderson dos santosRodrigues, Jadir Gonçalves2020-06-24T21:20:39Zoai:periodicos.unir.br:article/4003Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2020-06-24T21:20:39Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think
Representaciones sociales de "buen profesor": lo que piensan los estudiantes de licenciatura
Representações sociais de "bom professor": o que pensam os estudantes de licenciatura
title Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think
spellingShingle Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think
Bessa, Sônia
Social Representations. Teacher. Professional. Competence.
Representaciones sociales. Profesor. Competencia Profesional.
Representações Sociais. Professor. Competência Profissional.
title_short Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think
title_full Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think
title_fullStr Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think
title_full_unstemmed Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think
title_sort Social Representations of "Good Teacher": What Licentiature Students Think
author Bessa, Sônia
author_facet Bessa, Sônia
Castro, Elton Anderson dos santos
Rodrigues, Jadir Gonçalves
author_role author
author2 Castro, Elton Anderson dos santos
Rodrigues, Jadir Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bessa, Sônia
Castro, Elton Anderson dos santos
Rodrigues, Jadir Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Social Representations. Teacher. Professional. Competence.
Representaciones sociales. Profesor. Competencia Profesional.
Representações Sociais. Professor. Competência Profissional.
topic Social Representations. Teacher. Professional. Competence.
Representaciones sociales. Profesor. Competencia Profesional.
Representações Sociais. Professor. Competência Profissional.
description Esse estudo trata de pesquisa que teve como objetivo identificar as representações de "bom professor" por estudantes de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás. Optou-se na abordagem pela teoria das representações sociais de Moscovici e Abric através de redes semânticas naturais. Os dados foram coletados por meio de evocações livres. Participaram 220 estudantes de 6 cursos de licenciatura. Sete palavras definiram o núcleo central das representações: compreensivo, educado, atencioso, paciente, inteligente, comprometido e dedicado. Foram analisados resultados relacionados ao gênero, idade e nível acadêmico, porém diferenças significativas foram encontradas somente quanto ao nível acadêmico. Verificou-se homogeneidade nas representações de todos os cursos quanto à competência profissional e as qualidades humanas requeridas do professor. As representações estão permeadas de ideias ligadas ao senso comum.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa empírica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003
10.26568/2359-2087.2019.4003
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.4003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4003/3092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 16 (2019); 5-26
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i16
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542741798912