Botany content analysis in high school biology textbooks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046 |
Resumo: | The article presents a research about Botany content approach on high school biology textbooks. The documental research consisted of the content analysis of seven books, in which were investigated: 1- the quantitative of pages destined to each sub-area of Botany; 2- the functionality of the images in the books; 3- the correlations between the contents; 4- conceptual errors and lags. With the analysis we noticed that the classification content is the most presented in textbooks, followed by physiology. The informative images are present in 97%, the inoperative 2% and the reflective ones were 1%, of the total images present in the chapter of Botany, LD. The correlation among contents most found was anatomy and physiology, with 34%. The few lags found in the books are linked at classification content. |
id |
UFPA-7_1dd73256b4d737d2491bd24a112d39f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7046 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Botany content analysis in high school biology textbooksAnálise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médioteaching biology; curriculum; teacher trainingensino de biologia; currículo; formação de professoresThe article presents a research about Botany content approach on high school biology textbooks. The documental research consisted of the content analysis of seven books, in which were investigated: 1- the quantitative of pages destined to each sub-area of Botany; 2- the functionality of the images in the books; 3- the correlations between the contents; 4- conceptual errors and lags. With the analysis we noticed that the classification content is the most presented in textbooks, followed by physiology. The informative images are present in 97%, the inoperative 2% and the reflective ones were 1%, of the total images present in the chapter of Botany, LD. The correlation among contents most found was anatomy and physiology, with 34%. The few lags found in the books are linked at classification content.O artigo apresenta uma pesquisa nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. A pesquisa documental constou da análise de conteúdo de sete livros, em que foram investigados: 1- o quantitativo de páginas destinadas a cada subárea da Botânica; 2- a funcionalidade das imagens nos livros; 3- as correlações entre os conteúdos; 4- erros e defasagens conceituais. Com a análise percebemos que o conteúdo de classificação vegetal, é o mais apresentado nos livros didáticos, seguido de fisiologia. Enquanto que, em relação as imagens, foram identificadas um significativo número de imagens informativas, representando 97%, as inoperantes 2% e as reflexivas apenas 1%, do total das imagens presentes no capítulo de Botânica, nos LD. A correlação entre conteúdos mais encontrada foi de anatomia e fisiologia com 34%. Às poucas defasagens encontradas nos livros estão ligadas ao conteúdo de classificação.Universidade Federal do ParáMattos, Kélli Renata Corrêa deRibeiro, Wilttom AlvesGüllich, Roque Ismael da Costa2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/704610.18542/amazrecm.v15i34.7046Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 210-224Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 210-2242317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046/6095/*ref*/AMORIM, A. C. R de. Relações entre Ciência/tecnologia/Sociedade: o que nos dizem os livros didáticos de Biologia? Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 1, n. 4, p.73-84, jan/dez, 1995. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7813/5171. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/BRASIL. PORTAL FNDE. Livro didático. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/ programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em : 24 out 2018./*ref*/BADZINSK, C.; HERMEl, S. E. E. A Representação da Genética e da Evolução Através de Imagens Utilizadas em Livros Didáticos de Biologia. Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.17. n.2. p. 434-454. mai-ago. 2015./*ref*/CARDOSO-SILVA, C. B.; OLIVEIRA, A. C. Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade? Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.169-180, jan. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/12.pdf. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/EL-HANI.N.C; ROQUE, N; ROCHA, B.L.P. Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio: resultados do PNLEM/2007. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.27. n.01. p.211-240. abr. 2011./*ref*/FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. 1992. 304 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253708. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/FRACALANZA, H. O ensino de ciências no Brasil. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge (orgs.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006. FRACALANZA. MEGID NETO, J. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciências & Educação. São Paulo, v.9, n.2, p. 147-157, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151673132003000200001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2016./*ref*/FERNANDES. L.C. A; GÜLLICH.C.I. R; KIEREPKA.N.S.J. Práticas pedagógicas no livro didático de ciências no ensino fundamental. Revista de Ciências Humanas. Fredererico Westphalen, v. 13, n.20, p 111-122, 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7813/5171. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/GERALDI, C. M. G. A produção do ensino e pesquisa na educação: estudo sobre o trabalho docente no curso de pedagogia-FE/Unicamp. 1993. 635 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253822. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/GERALDI, C. M. G. Currículo em Ação: buscando a compreensão do cotidiano da escola básica. Pro-posições, Campinas, v. 5, n. 3, p.111-132, dez. 1994. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644307. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/GÜLLICH, R. I. C; SILVA, L. H. A; ANTUNES, F. Os professores que ensinam Ciências e o Livro Didático: reflexões coletivas no contexto de um grupo de estudos. In: Anais do I CIECITEC. Santo Ângelo: URI, 2010./*ref*/GÜLLICH, R. I. C.; SILVA, L. H. A.; ANTUNES, F. Os professores que ensinam Ciências e o Livro Didático: reflexões coletivas no contexto de um grupo de estudos. In: I CONGRESSO INTERNACIONA L DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA, 1., 2010, Santo Ângelo. Anais.... Santo Ângelo: Uri, 2010. p. 1.Disponível em: http://www.santoangelo.uri.br/anais/ciecitec/2010/posteres/Posteres_48.pdf. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/IGLESIAS, J. O. V. Tradições curriculares dos conteúdos de Botânica nos livros didáticos: em foco a década de 1960 e o início do século XXI. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado)-Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254018. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2004.197p./*ref*/KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: Epu, 1994. 96 p./*ref*/KLEIN, T. A. S. Perspectiva Semiótica sobre o uso de imagens na Aprendizagem Significativa do Conceito de Biotecnologia por alunos do Ensino Médio. Tese - Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos/resumo_abstract/_teses/2011/klein_tania_tese.pdf. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/LOPES, A.C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2012. 232 p./*ref*/MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflex?es e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-posições, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p.117-136, jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643659. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/MELO, E. A, et al. A aprendizagem de botância no ensino fundamental: Dificuldades e desafios. Scientia Plena, Sergipe, v. 8, n. 10, p.1-8, out. 2012. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/492. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. Mas de que te serve saber Botânica? Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p.177-196, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v30n87/0103-4014-ea-30-87-00177.pdf. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/SELLES, S. E; FERREIRA, M. S. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p. 101-110, 2004./*ref*/SILVA, P. G. P. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 148 f. Tese - Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102000/silva_pgp_dr_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 out. 2018./*ref*/SILVA, L. M.; CAVALLET, V. J.; ALQUINI, Y. Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 213/214, p.110-120, maio/dez. 2005. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/839/814. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/SILVA, L. M.; CAVALLET, V. José.; ALQUINI, Y. O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica. Educação, Santa Maria, v. 31, n. 1, p.67-80, jan./jun. 2006. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/19846444. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1490/842. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A Nova (Moderna) Biologia e a Genética nos Livros Didáticos de Biologia no Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 3, p.275-289, out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n3/03.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:23:56Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7046Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:23:56Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Botany content analysis in high school biology textbooks Análise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio |
title |
Botany content analysis in high school biology textbooks |
spellingShingle |
Botany content analysis in high school biology textbooks Mattos, Kélli Renata Corrêa de teaching biology; curriculum; teacher training ensino de biologia; currículo; formação de professores |
title_short |
Botany content analysis in high school biology textbooks |
title_full |
Botany content analysis in high school biology textbooks |
title_fullStr |
Botany content analysis in high school biology textbooks |
title_full_unstemmed |
Botany content analysis in high school biology textbooks |
title_sort |
Botany content analysis in high school biology textbooks |
author |
Mattos, Kélli Renata Corrêa de |
author_facet |
Mattos, Kélli Renata Corrêa de Ribeiro, Wilttom Alves Güllich, Roque Ismael da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Wilttom Alves Güllich, Roque Ismael da Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Kélli Renata Corrêa de Ribeiro, Wilttom Alves Güllich, Roque Ismael da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teaching biology; curriculum; teacher training ensino de biologia; currículo; formação de professores |
topic |
teaching biology; curriculum; teacher training ensino de biologia; currículo; formação de professores |
description |
The article presents a research about Botany content approach on high school biology textbooks. The documental research consisted of the content analysis of seven books, in which were investigated: 1- the quantitative of pages destined to each sub-area of Botany; 2- the functionality of the images in the books; 3- the correlations between the contents; 4- conceptual errors and lags. With the analysis we noticed that the classification content is the most presented in textbooks, followed by physiology. The informative images are present in 97%, the inoperative 2% and the reflective ones were 1%, of the total images present in the chapter of Botany, LD. The correlation among contents most found was anatomy and physiology, with 34%. The few lags found in the books are linked at classification content. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046 10.18542/amazrecm.v15i34.7046 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v15i34.7046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046/6095 /*ref*/AMORIM, A. C. R de. Relações entre Ciência/tecnologia/Sociedade: o que nos dizem os livros didáticos de Biologia? Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 1, n. 4, p.73-84, jan/dez, 1995. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7813/5171. Acesso em: 24 out. 2018. /*ref*/BRASIL. PORTAL FNDE. Livro didático. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/ programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em : 24 out 2018. /*ref*/BADZINSK, C.; HERMEl, S. E. E. A Representação da Genética e da Evolução Através de Imagens Utilizadas em Livros Didáticos de Biologia. Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.17. n.2. p. 434-454. mai-ago. 2015. /*ref*/CARDOSO-SILVA, C. B.; OLIVEIRA, A. C. Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade? Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.169-180, jan. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/12.pdf. Acesso em: 25 out. 2018. /*ref*/EL-HANI.N.C; ROQUE, N; ROCHA, B.L.P. Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio: resultados do PNLEM/2007. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.27. n.01. p.211-240. abr. 2011. /*ref*/FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. 1992. 304 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253708. Acesso em: 24 out. 2018. /*ref*/FRACALANZA, H. O ensino de ciências no Brasil. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge (orgs.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006. FRACALANZA. MEGID NETO, J. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciências & Educação. São Paulo, v.9, n.2, p. 147-157, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151673132003000200001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2016. /*ref*/FERNANDES. L.C. A; GÜLLICH.C.I. R; KIEREPKA.N.S.J. Práticas pedagógicas no livro didático de ciências no ensino fundamental. Revista de Ciências Humanas. Fredererico Westphalen, v. 13, n.20, p 111-122, 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7813/5171. Acesso em: 24 out. 2018. /*ref*/GERALDI, C. M. G. A produção do ensino e pesquisa na educação: estudo sobre o trabalho docente no curso de pedagogia-FE/Unicamp. 1993. 635 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253822. Acesso em: 24 out. 2018. /*ref*/GERALDI, C. M. G. Currículo em Ação: buscando a compreensão do cotidiano da escola básica. Pro-posições, Campinas, v. 5, n. 3, p.111-132, dez. 1994. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644307. Acesso em: 24 out. 2018. /*ref*/GÜLLICH, R. I. C; SILVA, L. H. A; ANTUNES, F. Os professores que ensinam Ciências e o Livro Didático: reflexões coletivas no contexto de um grupo de estudos. In: Anais do I CIECITEC. Santo Ângelo: URI, 2010. /*ref*/GÜLLICH, R. I. C.; SILVA, L. H. A.; ANTUNES, F. Os professores que ensinam Ciências e o Livro Didático: reflexões coletivas no contexto de um grupo de estudos. In: I CONGRESSO INTERNACIONA L DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA, 1., 2010, Santo Ângelo. Anais.... Santo Ângelo: Uri, 2010. p. 1.Disponível em: http://www.santoangelo.uri.br/anais/ciecitec/2010/posteres/Posteres_48.pdf. Acesso em: 24 out. 2018. /*ref*/IGLESIAS, J. O. V. Tradições curriculares dos conteúdos de Botânica nos livros didáticos: em foco a década de 1960 e o início do século XXI. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado)-Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254018. Acesso em: 24 out. 2018. /*ref*/KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2004.197p. /*ref*/KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: Epu, 1994. 96 p. /*ref*/KLEIN, T. A. S. Perspectiva Semiótica sobre o uso de imagens na Aprendizagem Significativa do Conceito de Biotecnologia por alunos do Ensino Médio. Tese - Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos/resumo_abstract/_teses/2011/klein_tania_tese.pdf. Acesso em: 25 out. 2018. /*ref*/LOPES, A.C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2012. 232 p. /*ref*/MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflex?es e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-posições, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p.117-136, jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643659. Acesso em: 25 out. 2018. /*ref*/MELO, E. A, et al. A aprendizagem de botância no ensino fundamental: Dificuldades e desafios. Scientia Plena, Sergipe, v. 8, n. 10, p.1-8, out. 2012. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/492. Acesso em: 25 out. 2018. /*ref*/SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. Mas de que te serve saber Botânica? Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p.177-196, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v30n87/0103-4014-ea-30-87-00177.pdf. Acesso em: 25 out. 2018. /*ref*/SELLES, S. E; FERREIRA, M. S. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p. 101-110, 2004. /*ref*/SILVA, P. G. P. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 148 f. Tese - Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102000/silva_pgp_dr_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 out. 2018. /*ref*/SILVA, L. M.; CAVALLET, V. J.; ALQUINI, Y. Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 213/214, p.110-120, maio/dez. 2005. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/839/814. Acesso em: 25 out. 2018. /*ref*/SILVA, L. M.; CAVALLET, V. José.; ALQUINI, Y. O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica. Educação, Santa Maria, v. 31, n. 1, p.67-80, jan./jun. 2006. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/19846444. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1490/842. Acesso em: 25 out. 2018. /*ref*/XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A Nova (Moderna) Biologia e a Genética nos Livros Didáticos de Biologia no Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 3, p.275-289, out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n3/03.pdf. Acesso em: 29 out. 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 210-224 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 210-224 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1797068754520113152 |