Botany content analysis in high school biology textbooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Kélli Renata Corrêa de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Wilttom Alves, Güllich, Roque Ismael da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046
Resumo: The article presents a research about Botany content approach on high school biology textbooks. The documental research consisted of the content analysis of seven books, in which were investigated: 1- the quantitative of pages destined to each sub-area of Botany; 2- the functionality of the images in the books; 3- the correlations between the contents; 4- conceptual errors and lags. With the analysis we noticed that the classification content is the most presented in textbooks, followed by physiology. The informative images are present in 97%, the inoperative 2% and the reflective ones were 1%, of the total images present in the chapter of Botany, LD. The correlation among contents most found was anatomy and physiology, with 34%. The few lags found in the books are linked at classification content.
id UFPA-7_1dd73256b4d737d2491bd24a112d39f5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7046
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Botany content analysis in high school biology textbooksAnálise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médioteaching biology; curriculum; teacher trainingensino de biologia; currículo; formação de professoresThe article presents a research about Botany content approach on high school biology textbooks. The documental research consisted of the content analysis of seven books, in which were investigated: 1- the quantitative of pages destined to each sub-area of Botany; 2- the functionality of the images in the books; 3- the correlations between the contents; 4- conceptual errors and lags. With the analysis we noticed that the classification content is the most presented in textbooks, followed by physiology. The informative images are present in 97%, the inoperative 2% and the reflective ones were 1%, of the total images present in the chapter of Botany, LD. The correlation among contents most found was anatomy and physiology, with 34%. The few lags found in the books are linked at classification content.O artigo apresenta uma pesquisa nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. A pesquisa documental constou da análise de conteúdo de sete livros, em que foram investigados: 1- o quantitativo de páginas destinadas a cada subárea da Botânica; 2- a funcionalidade das imagens nos livros; 3- as correlações entre os conteúdos; 4- erros e defasagens conceituais. Com a análise percebemos que o conteúdo de classificação vegetal, é o mais apresentado nos livros didáticos, seguido de fisiologia. Enquanto que, em relação as imagens, foram identificadas um significativo número de imagens informativas, representando 97%, as inoperantes 2% e as reflexivas apenas 1%, do total das imagens presentes no capítulo de Botânica, nos LD. A correlação entre conteúdos mais encontrada foi de anatomia e fisiologia com 34%. Às poucas defasagens encontradas nos livros estão ligadas ao conteúdo de classificação.Universidade Federal do ParáMattos, Kélli Renata Corrêa deRibeiro, Wilttom AlvesGüllich, Roque Ismael da Costa2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/704610.18542/amazrecm.v15i34.7046Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 210-224Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 210-2242317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046/6095/*ref*/AMORIM, A. C. R de. Relações entre Ciência/tecnologia/Sociedade: o que nos dizem os livros didáticos de Biologia? Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 1, n. 4, p.73-84, jan/dez, 1995. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7813/5171. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/BRASIL. PORTAL FNDE. Livro didático. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/ programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em : 24 out 2018./*ref*/BADZINSK, C.; HERMEl, S. E. E. A Representação da Genética e da Evolução Através de Imagens Utilizadas em Livros Didáticos de Biologia. Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.17. n.2. p. 434-454. mai-ago. 2015./*ref*/CARDOSO-SILVA, C. B.; OLIVEIRA, A. C. Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade? Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.169-180, jan. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/12.pdf. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/EL-HANI.N.C; ROQUE, N; ROCHA, B.L.P. Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio: resultados do PNLEM/2007. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.27. n.01. p.211-240. abr. 2011./*ref*/FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. 1992. 304 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253708. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/FRACALANZA, H. O ensino de ciências no Brasil. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge (orgs.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006. FRACALANZA. MEGID NETO, J. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciências & Educação. São Paulo, v.9, n.2, p. 147-157, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151673132003000200001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2016./*ref*/FERNANDES. L.C. A; GÜLLICH.C.I. R; KIEREPKA.N.S.J. Práticas pedagógicas no livro didático de ciências no ensino fundamental. Revista de Ciências Humanas. Fredererico Westphalen, v. 13, n.20, p 111-122, 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7813/5171. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/GERALDI, C. M. G. A produção do ensino e pesquisa na educação: estudo sobre o trabalho docente no curso de pedagogia-FE/Unicamp. 1993. 635 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253822. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/GERALDI, C. M. G. Currículo em Ação: buscando a compreensão do cotidiano da escola básica. Pro-posições, Campinas, v. 5, n. 3, p.111-132, dez. 1994. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644307. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/GÜLLICH, R. I. C; SILVA, L. H. A; ANTUNES, F. Os professores que ensinam Ciências e o Livro Didático: reflexões coletivas no contexto de um grupo de estudos. In: Anais do I CIECITEC. Santo Ângelo: URI, 2010./*ref*/GÜLLICH, R. I. C.; SILVA, L. H. A.; ANTUNES, F. Os professores que ensinam Ciências e o Livro Didático: reflexões coletivas no contexto de um grupo de estudos. In: I CONGRESSO INTERNACIONA L DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA, 1., 2010, Santo Ângelo. Anais.... Santo Ângelo: Uri, 2010. p. 1.Disponível em: http://www.santoangelo.uri.br/anais/ciecitec/2010/posteres/Posteres_48.pdf. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/IGLESIAS, J. O. V. Tradições curriculares dos conteúdos de Botânica nos livros didáticos: em foco a década de 1960 e o início do século XXI. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado)-Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254018. Acesso em: 24 out. 2018./*ref*/KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2004.197p./*ref*/KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: Epu, 1994. 96 p./*ref*/KLEIN, T. A. S. Perspectiva Semiótica sobre o uso de imagens na Aprendizagem Significativa do Conceito de Biotecnologia por alunos do Ensino Médio. Tese - Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos/resumo_abstract/_teses/2011/klein_tania_tese.pdf. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/LOPES, A.C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2012. 232 p./*ref*/MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflex?es e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-posições, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p.117-136, jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643659. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/MELO, E. A, et al. A aprendizagem de botância no ensino fundamental: Dificuldades e desafios. Scientia Plena, Sergipe, v. 8, n. 10, p.1-8, out. 2012. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/492. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. Mas de que te serve saber Botânica? Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p.177-196, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v30n87/0103-4014-ea-30-87-00177.pdf. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/SELLES, S. E; FERREIRA, M. S. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p. 101-110, 2004./*ref*/SILVA, P. G. P. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 148 f. Tese - Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102000/silva_pgp_dr_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 out. 2018./*ref*/SILVA, L. M.; CAVALLET, V. J.; ALQUINI, Y. Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 213/214, p.110-120, maio/dez. 2005. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/839/814. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/SILVA, L. M.; CAVALLET, V. José.; ALQUINI, Y. O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica. Educação, Santa Maria, v. 31, n. 1, p.67-80, jan./jun. 2006. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/19846444. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1490/842. Acesso em: 25 out. 2018./*ref*/XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A Nova (Moderna) Biologia e a Genética nos Livros Didáticos de Biologia no Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 3, p.275-289, out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n3/03.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:23:56Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7046Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:23:56Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Botany content analysis in high school biology textbooks
Análise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio
title Botany content analysis in high school biology textbooks
spellingShingle Botany content analysis in high school biology textbooks
Mattos, Kélli Renata Corrêa de
teaching biology; curriculum; teacher training
ensino de biologia; currículo; formação de professores
title_short Botany content analysis in high school biology textbooks
title_full Botany content analysis in high school biology textbooks
title_fullStr Botany content analysis in high school biology textbooks
title_full_unstemmed Botany content analysis in high school biology textbooks
title_sort Botany content analysis in high school biology textbooks
author Mattos, Kélli Renata Corrêa de
author_facet Mattos, Kélli Renata Corrêa de
Ribeiro, Wilttom Alves
Güllich, Roque Ismael da Costa
author_role author
author2 Ribeiro, Wilttom Alves
Güllich, Roque Ismael da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Kélli Renata Corrêa de
Ribeiro, Wilttom Alves
Güllich, Roque Ismael da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv teaching biology; curriculum; teacher training
ensino de biologia; currículo; formação de professores
topic teaching biology; curriculum; teacher training
ensino de biologia; currículo; formação de professores
description The article presents a research about Botany content approach on high school biology textbooks. The documental research consisted of the content analysis of seven books, in which were investigated: 1- the quantitative of pages destined to each sub-area of Botany; 2- the functionality of the images in the books; 3- the correlations between the contents; 4- conceptual errors and lags. With the analysis we noticed that the classification content is the most presented in textbooks, followed by physiology. The informative images are present in 97%, the inoperative 2% and the reflective ones were 1%, of the total images present in the chapter of Botany, LD. The correlation among contents most found was anatomy and physiology, with 34%. The few lags found in the books are linked at classification content.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046
10.18542/amazrecm.v15i34.7046
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v15i34.7046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046/6095
/*ref*/AMORIM, A. C. R de. Relações entre Ciência/tecnologia/Sociedade: o que nos dizem os livros didáticos de Biologia? Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 1, n. 4, p.73-84, jan/dez, 1995. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7813/5171. Acesso em: 24 out. 2018.
/*ref*/BRASIL. PORTAL FNDE. Livro didático. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/ programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em : 24 out 2018.
/*ref*/BADZINSK, C.; HERMEl, S. E. E. A Representação da Genética e da Evolução Através de Imagens Utilizadas em Livros Didáticos de Biologia. Revista Ensaio. Belo Horizonte. v.17. n.2. p. 434-454. mai-ago. 2015.
/*ref*/CARDOSO-SILVA, C. B.; OLIVEIRA, A. C. Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade? Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.169-180, jan. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n1/12.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.
/*ref*/EL-HANI.N.C; ROQUE, N; ROCHA, B.L.P. Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio: resultados do PNLEM/2007. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.27. n.01. p.211-240. abr. 2011.
/*ref*/FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. 1992. 304 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253708. Acesso em: 24 out. 2018.
/*ref*/FRACALANZA, H. O ensino de ciências no Brasil. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge (orgs.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006. FRACALANZA. MEGID NETO, J. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciências & Educação. São Paulo, v.9, n.2, p. 147-157, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151673132003000200001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 23 nov. 2016.
/*ref*/FERNANDES. L.C. A; GÜLLICH.C.I. R; KIEREPKA.N.S.J. Práticas pedagógicas no livro didático de ciências no ensino fundamental. Revista de Ciências Humanas. Fredererico Westphalen, v. 13, n.20, p 111-122, 2012. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7813/5171. Acesso em: 24 out. 2018.
/*ref*/GERALDI, C. M. G. A produção do ensino e pesquisa na educação: estudo sobre o trabalho docente no curso de pedagogia-FE/Unicamp. 1993. 635 f. Tese (Doutorado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253822. Acesso em: 24 out. 2018.
/*ref*/GERALDI, C. M. G. Currículo em Ação: buscando a compreensão do cotidiano da escola básica. Pro-posições, Campinas, v. 5, n. 3, p.111-132, dez. 1994. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644307. Acesso em: 24 out. 2018.
/*ref*/GÜLLICH, R. I. C; SILVA, L. H. A; ANTUNES, F. Os professores que ensinam Ciências e o Livro Didático: reflexões coletivas no contexto de um grupo de estudos. In: Anais do I CIECITEC. Santo Ângelo: URI, 2010.
/*ref*/GÜLLICH, R. I. C.; SILVA, L. H. A.; ANTUNES, F. Os professores que ensinam Ciências e o Livro Didático: reflexões coletivas no contexto de um grupo de estudos. In: I CONGRESSO INTERNACIONA L DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA, 1., 2010, Santo Ângelo. Anais.... Santo Ângelo: Uri, 2010. p. 1.Disponível em: http://www.santoangelo.uri.br/anais/ciecitec/2010/posteres/Posteres_48.pdf. Acesso em: 24 out. 2018.
/*ref*/IGLESIAS, J. O. V. Tradições curriculares dos conteúdos de Botânica nos livros didáticos: em foco a década de 1960 e o início do século XXI. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado)-Curso de Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254018. Acesso em: 24 out. 2018.
/*ref*/KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2004.197p.
/*ref*/KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: Epu, 1994. 96 p.
/*ref*/KLEIN, T. A. S. Perspectiva Semiótica sobre o uso de imagens na Aprendizagem Significativa do Conceito de Biotecnologia por alunos do Ensino Médio. Tese - Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos/resumo_abstract/_teses/2011/klein_tania_tese.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.
/*ref*/LOPES, A.C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2012. 232 p.
/*ref*/MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflex?es e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-posições, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p.117-136, jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643659. Acesso em: 25 out. 2018.
/*ref*/MELO, E. A, et al. A aprendizagem de botância no ensino fundamental: Dificuldades e desafios. Scientia Plena, Sergipe, v. 8, n. 10, p.1-8, out. 2012. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/492. Acesso em: 25 out. 2018.
/*ref*/SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. Mas de que te serve saber Botânica? Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p.177-196, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v30n87/0103-4014-ea-30-87-00177.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.
/*ref*/SELLES, S. E; FERREIRA, M. S. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p. 101-110, 2004.
/*ref*/SILVA, P. G. P. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 148 f. Tese - Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/102000/silva_pgp_dr_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 out. 2018.
/*ref*/SILVA, L. M.; CAVALLET, V. J.; ALQUINI, Y. Contribuição à reflexão sobre a concepção de Natureza no ensino de Botânica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 213/214, p.110-120, maio/dez. 2005. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/839/814. Acesso em: 25 out. 2018.
/*ref*/SILVA, L. M.; CAVALLET, V. José.; ALQUINI, Y. O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica. Educação, Santa Maria, v. 31, n. 1, p.67-80, jan./jun. 2006. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/19846444. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1490/842. Acesso em: 25 out. 2018.
/*ref*/XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A Nova (Moderna) Biologia e a Genética nos Livros Didáticos de Biologia no Ensino Médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 3, p.275-289, out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n3/03.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 34 (2019); 210-224
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 34 (2019); 210-224
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068754520113152