Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7199 http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO03 |
Resumo: | O artigo busca problematizar as práticas discursivas, dentre elas as legislações que regem a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as demandas da comunidade surda por transformações na estruturação dessa disciplina, as quais se estabelecem como verdades, constituindo e legitimando o ensino de Libras como segunda língua no ensino superior. Dessa forma, visa oportunizar reflexões sobre a estruturação da disciplina de Libras nas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. O aporte teórico conta com as principais pesquisas acadêmicas atuais da área do ensino de Libras como segunda língua, como Santos e Klein (2015), Nascimento e Sofiato (2016) e Mélo (2019). A pesquisa tem caráter qualitativo, por meio de levantamento de dados retirados das ementas e planos de ensino da disciplina de Libras de tais instituições. Foi realizada busca detalhada, catalogação e análise dos documentos mencionados, objetivando encontrar neles algumas recorrências em sua estruturação. Este texto problematiza três delas: a pouca carga horária destinada à disciplina e o excesso de conteúdo a ser ensinado; a priorização de conteúdos considerados práticos em detrimento da teorização da disciplina e a generalização de conteúdos nos diferentes cursos de licenciatura. A conclusão é de que ainda são urgentes discussões com alcances mais amplos, englobando professores de Libras, coordenadores de cursos e gestão acadêmica, a fim de pensar conjuntamente a reestruturação da disciplina de Libras, dando ênfase mais às habilidades de expressão e compreensão dos dizeres da língua, mas também, formando um profissional consciente das singularidades linguísticas de seus futuros alunos. |
id |
UFPL_7d9f633d76d03fa5a7ac99b394dc3be1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7199 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-03T10:41:55Z2021-03-03T10:41:55Z2020-12PEREIRA, Karina Ávila ; RAUGUST, Mayara Bataglin. Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1938-1966, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/25968. Acesso em: 2 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7199http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO03O artigo busca problematizar as práticas discursivas, dentre elas as legislações que regem a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as demandas da comunidade surda por transformações na estruturação dessa disciplina, as quais se estabelecem como verdades, constituindo e legitimando o ensino de Libras como segunda língua no ensino superior. Dessa forma, visa oportunizar reflexões sobre a estruturação da disciplina de Libras nas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. O aporte teórico conta com as principais pesquisas acadêmicas atuais da área do ensino de Libras como segunda língua, como Santos e Klein (2015), Nascimento e Sofiato (2016) e Mélo (2019). A pesquisa tem caráter qualitativo, por meio de levantamento de dados retirados das ementas e planos de ensino da disciplina de Libras de tais instituições. Foi realizada busca detalhada, catalogação e análise dos documentos mencionados, objetivando encontrar neles algumas recorrências em sua estruturação. Este texto problematiza três delas: a pouca carga horária destinada à disciplina e o excesso de conteúdo a ser ensinado; a priorização de conteúdos considerados práticos em detrimento da teorização da disciplina e a generalização de conteúdos nos diferentes cursos de licenciatura. A conclusão é de que ainda são urgentes discussões com alcances mais amplos, englobando professores de Libras, coordenadores de cursos e gestão acadêmica, a fim de pensar conjuntamente a reestruturação da disciplina de Libras, dando ênfase mais às habilidades de expressão e compreensão dos dizeres da língua, mas também, formando um profissional consciente das singularidades linguísticas de seus futuros alunos.porPUCPRLibrasCurrículoFormação de professoresCurriculumTeacher trainingIncursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.Implications on structuring Brazilian sign language discipline in teacher training courses.Incursiones acerca de la estructuración de la disciplina de Libras en los cursos de formación de profesores.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePereira, Karina ÁvilaRaugust, Mayara Bataglininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.txtIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.txtExtracted texttext/plain72479http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/6/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.txt47123f43e2e831dec2a3d9a053f760ddMD56open accessTHUMBNAILIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.jpgIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1451http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/7/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.jpg7acaf2c738c87aa748a749272f0deba5MD57open accessORIGINALIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdfIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdfapplication/pdf310454http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/1/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf58567c4bb67154f144757f9b17140362MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71992023-07-13 06:55:07.104open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7199VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:55:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Implications on structuring Brazilian sign language discipline in teacher training courses. Incursiones acerca de la estructuración de la disciplina de Libras en los cursos de formación de profesores. |
title |
Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. |
spellingShingle |
Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Pereira, Karina Ávila Libras Currículo Formação de professores Curriculum Teacher training |
title_short |
Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. |
title_full |
Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. |
title_fullStr |
Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. |
title_full_unstemmed |
Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. |
title_sort |
Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. |
author |
Pereira, Karina Ávila |
author_facet |
Pereira, Karina Ávila Raugust, Mayara Bataglin |
author_role |
author |
author2 |
Raugust, Mayara Bataglin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Karina Ávila Raugust, Mayara Bataglin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras Currículo Formação de professores Curriculum Teacher training |
topic |
Libras Currículo Formação de professores Curriculum Teacher training |
description |
O artigo busca problematizar as práticas discursivas, dentre elas as legislações que regem a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as demandas da comunidade surda por transformações na estruturação dessa disciplina, as quais se estabelecem como verdades, constituindo e legitimando o ensino de Libras como segunda língua no ensino superior. Dessa forma, visa oportunizar reflexões sobre a estruturação da disciplina de Libras nas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. O aporte teórico conta com as principais pesquisas acadêmicas atuais da área do ensino de Libras como segunda língua, como Santos e Klein (2015), Nascimento e Sofiato (2016) e Mélo (2019). A pesquisa tem caráter qualitativo, por meio de levantamento de dados retirados das ementas e planos de ensino da disciplina de Libras de tais instituições. Foi realizada busca detalhada, catalogação e análise dos documentos mencionados, objetivando encontrar neles algumas recorrências em sua estruturação. Este texto problematiza três delas: a pouca carga horária destinada à disciplina e o excesso de conteúdo a ser ensinado; a priorização de conteúdos considerados práticos em detrimento da teorização da disciplina e a generalização de conteúdos nos diferentes cursos de licenciatura. A conclusão é de que ainda são urgentes discussões com alcances mais amplos, englobando professores de Libras, coordenadores de cursos e gestão acadêmica, a fim de pensar conjuntamente a reestruturação da disciplina de Libras, dando ênfase mais às habilidades de expressão e compreensão dos dizeres da língua, mas também, formando um profissional consciente das singularidades linguísticas de seus futuros alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-03T10:41:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-03T10:41:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, Karina Ávila ; RAUGUST, Mayara Bataglin. Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1938-1966, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/25968. Acesso em: 2 de março de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7199 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO03 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Karina Ávila ; RAUGUST, Mayara Bataglin. Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1938-1966, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/25968. Acesso em: 2 de março de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7199 http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO03 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUCPR |
publisher.none.fl_str_mv |
PUCPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/6/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/7/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/1/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47123f43e2e831dec2a3d9a053f760dd 7acaf2c738c87aa748a749272f0deba5 58567c4bb67154f144757f9b17140362 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710177438793728 |