Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Karina Ávila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Raugust, Mayara Bataglin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7199
http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO03
Resumo: O artigo busca problematizar as práticas discursivas, dentre elas as legislações que regem a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as demandas da comunidade surda por transformações na estruturação dessa disciplina, as quais se estabelecem como verdades, constituindo e legitimando o ensino de Libras como segunda língua no ensino superior. Dessa forma, visa oportunizar reflexões sobre a estruturação da disciplina de Libras nas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. O aporte teórico conta com as principais pesquisas acadêmicas atuais da área do ensino de Libras como segunda língua, como Santos e Klein (2015), Nascimento e Sofiato (2016) e Mélo (2019). A pesquisa tem caráter qualitativo, por meio de levantamento de dados retirados das ementas e planos de ensino da disciplina de Libras de tais instituições. Foi realizada busca detalhada, catalogação e análise dos documentos mencionados, objetivando encontrar neles algumas recorrências em sua estruturação. Este texto problematiza três delas: a pouca carga horária destinada à disciplina e o excesso de conteúdo a ser ensinado; a priorização de conteúdos considerados práticos em detrimento da teorização da disciplina e a generalização de conteúdos nos diferentes cursos de licenciatura. A conclusão é de que ainda são urgentes discussões com alcances mais amplos, englobando professores de Libras, coordenadores de cursos e gestão acadêmica, a fim de pensar conjuntamente a reestruturação da disciplina de Libras, dando ênfase mais às habilidades de expressão e compreensão dos dizeres da língua, mas também, formando um profissional consciente das singularidades linguísticas de seus futuros alunos.
id UFPL_7d9f633d76d03fa5a7ac99b394dc3be1
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7199
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-03-03T10:41:55Z2021-03-03T10:41:55Z2020-12PEREIRA, Karina Ávila ; RAUGUST, Mayara Bataglin. Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1938-1966, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/25968. Acesso em: 2 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7199http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO03O artigo busca problematizar as práticas discursivas, dentre elas as legislações que regem a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as demandas da comunidade surda por transformações na estruturação dessa disciplina, as quais se estabelecem como verdades, constituindo e legitimando o ensino de Libras como segunda língua no ensino superior. Dessa forma, visa oportunizar reflexões sobre a estruturação da disciplina de Libras nas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. O aporte teórico conta com as principais pesquisas acadêmicas atuais da área do ensino de Libras como segunda língua, como Santos e Klein (2015), Nascimento e Sofiato (2016) e Mélo (2019). A pesquisa tem caráter qualitativo, por meio de levantamento de dados retirados das ementas e planos de ensino da disciplina de Libras de tais instituições. Foi realizada busca detalhada, catalogação e análise dos documentos mencionados, objetivando encontrar neles algumas recorrências em sua estruturação. Este texto problematiza três delas: a pouca carga horária destinada à disciplina e o excesso de conteúdo a ser ensinado; a priorização de conteúdos considerados práticos em detrimento da teorização da disciplina e a generalização de conteúdos nos diferentes cursos de licenciatura. A conclusão é de que ainda são urgentes discussões com alcances mais amplos, englobando professores de Libras, coordenadores de cursos e gestão acadêmica, a fim de pensar conjuntamente a reestruturação da disciplina de Libras, dando ênfase mais às habilidades de expressão e compreensão dos dizeres da língua, mas também, formando um profissional consciente das singularidades linguísticas de seus futuros alunos.porPUCPRLibrasCurrículoFormação de professoresCurriculumTeacher trainingIncursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.Implications on structuring Brazilian sign language discipline in teacher training courses.Incursiones acerca de la estructuración de la disciplina de Libras en los cursos de formación de profesores.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePereira, Karina ÁvilaRaugust, Mayara Bataglininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.txtIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.txtExtracted texttext/plain72479http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/6/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.txt47123f43e2e831dec2a3d9a053f760ddMD56open accessTHUMBNAILIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.jpgIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1451http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/7/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.jpg7acaf2c738c87aa748a749272f0deba5MD57open accessORIGINALIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdfIncursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdfapplication/pdf310454http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/1/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf58567c4bb67154f144757f9b17140362MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71992023-07-13 06:55:07.104open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7199VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:55:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Implications on structuring Brazilian sign language discipline in teacher training courses.
Incursiones acerca de la estructuración de la disciplina de Libras en los cursos de formación de profesores.
title Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.
spellingShingle Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.
Pereira, Karina Ávila
Libras
Currículo
Formação de professores
Curriculum
Teacher training
title_short Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.
title_full Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.
title_fullStr Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.
title_full_unstemmed Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.
title_sort Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores.
author Pereira, Karina Ávila
author_facet Pereira, Karina Ávila
Raugust, Mayara Bataglin
author_role author
author2 Raugust, Mayara Bataglin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Karina Ávila
Raugust, Mayara Bataglin
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Currículo
Formação de professores
Curriculum
Teacher training
topic Libras
Currículo
Formação de professores
Curriculum
Teacher training
description O artigo busca problematizar as práticas discursivas, dentre elas as legislações que regem a disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as demandas da comunidade surda por transformações na estruturação dessa disciplina, as quais se estabelecem como verdades, constituindo e legitimando o ensino de Libras como segunda língua no ensino superior. Dessa forma, visa oportunizar reflexões sobre a estruturação da disciplina de Libras nas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. O aporte teórico conta com as principais pesquisas acadêmicas atuais da área do ensino de Libras como segunda língua, como Santos e Klein (2015), Nascimento e Sofiato (2016) e Mélo (2019). A pesquisa tem caráter qualitativo, por meio de levantamento de dados retirados das ementas e planos de ensino da disciplina de Libras de tais instituições. Foi realizada busca detalhada, catalogação e análise dos documentos mencionados, objetivando encontrar neles algumas recorrências em sua estruturação. Este texto problematiza três delas: a pouca carga horária destinada à disciplina e o excesso de conteúdo a ser ensinado; a priorização de conteúdos considerados práticos em detrimento da teorização da disciplina e a generalização de conteúdos nos diferentes cursos de licenciatura. A conclusão é de que ainda são urgentes discussões com alcances mais amplos, englobando professores de Libras, coordenadores de cursos e gestão acadêmica, a fim de pensar conjuntamente a reestruturação da disciplina de Libras, dando ênfase mais às habilidades de expressão e compreensão dos dizeres da língua, mas também, formando um profissional consciente das singularidades linguísticas de seus futuros alunos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-03T10:41:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-03T10:41:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Karina Ávila ; RAUGUST, Mayara Bataglin. Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1938-1966, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/25968. Acesso em: 2 de março de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7199
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO03
identifier_str_mv PEREIRA, Karina Ávila ; RAUGUST, Mayara Bataglin. Incursões sobre a estruturação da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1938-1966, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/25968. Acesso em: 2 de março de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7199
http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUCPR
publisher.none.fl_str_mv PUCPR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/6/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/7/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/1/Incursoes_sobre_a_estruturacao_da_disciplina_de_Libras_nos_cursos_de_formacao_de_professores.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7199/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 47123f43e2e831dec2a3d9a053f760dd
7acaf2c738c87aa748a749272f0deba5
58567c4bb67154f144757f9b17140362
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710177438793728